Como criar suas próprias fontes no Illustrator

Eu me esforço bastante para que a minha timeline do Facebook seja sempre repleta de conteúdo novo e realmente relevante para minha carreira e vida pessoal. Por isso, há algum tempo eu removi todos os cinco mil amigos que eu tinha e passei a considerar apenas os que realmente estavam perto de mim, como familiares e amigos que interagiam comigo.

Com isso, eu passei a seguir, adicionar e acompanhar apenas pessoas e páginas realmente relevantes, que publicam conteúdo frequente sobre design, criatividade, saúde, política e por aí vai. Sempre que alguém compartilha um link publicado na Fanpage do Clube do Design eu gosto de ir dar uma olhada, de repente eu encontro alí uma pessoa que compartilha conteúdo interessante, afinal, compartilhou um meu XD.

O post compartilhado é o Como criar suas próprias fontes: 18 dicas legais (em inglês) que foi re-compartilhado pelo Daniel Abreu marcando o Dan Arrow. E foi então que eu cheguei até o Dan e notei a bagagem dele com direção de arte, cinema e histórias em quadrinhos. Dei “follow” na hora! E de quebra fui conhecendo a rede de amigos dele, como o ilustrador Pedro Neto, o que gerou mais alguns “follow” também.

Nota: Se você compartilha conteúdo interessante e quer que as pessoas interessadas recebam este conteúdo, ative a função “Seguir” no seu perfil. Eu e mais um monte de gente viciada em conteúdo bom agradecemos!

Eu só falei tudo isso pra que vocês percebam o quanto é importante utilizar as redes sociais par estar conectado com pessoas realmente relevantes. Enquanto tem gente que só usa o Facebook para postar fotos na academia, você pode desenvolver a ferramenta para o seu enriquecimento intelectual. E foi na timeline Dan Arrow que eu encontrei a ferramenta que eu vou apresentar pra você agora.

Como criar suas próprias fontes no Illustrator

Para criar suas próprias fontes você precisaria dominar ferramentas específicas e que nem sempre são intuitivas. Mas já imaginou poder criar o desenho de suas fontes e convertê-las em fontes instaláveis usando o Adobe Illustrator?

É o que promete o FontSelf, um plugin feito para Illustrator que permite criar fontes instantaneamente com um simples “arrasta e solta”. Você pode criar fontes inteiras a partir de seus desenhos na prancheta e configurar cada caractere individualmente.

O plugin é pago, mas pelo que pude perceber, vale a pena cada centavo. Aliás, $ 49 dólares não é nada perto do que você pode fazer utilizando este plugin.

O plugin roda no Illustrator CC (não é compatível com versões anteriores) e pode ser usado em Mac ou PC (Windows). Você pode criar suas fontes em segundos e exportar em formato .OTF para utilização em qualquer software ou computador.

A empresa que desenvolve o FontSelf também já está preparando uma versão para Photoshop, que estará disponível em breve.

Compartilhe este artigo:

Este post tem 0 comentários

  1. Oi Liute, td em paz! Eu consegui o plugin mas não consigo instalar no ilustrator e não achei nada no youtube que ensine a fazer isso. Vc pode me dar uma dica sobre isso? Vlw!

    1. Oi Tony, plugins oficiais geralmente são instalados pelo Adobe Exensio Manager, aplicativo que acompanha a Creative Cloud. Caso seja um plugin externo, você tem que entrar em contato com o dono do plugin para obter informações sobre a instalação. Se o plugin não for um executável (exe), geralmente é preciso fazer algumas artimanhas envolvendo pastas para fazer ele aparecer.

  2. Olá Liute Cristian,

    Muito bacana seu artigo e útil. Trabalho com design gráfico e comunicação já há muito tempo. Atualmente nas horas vagas presto trabalhos como freelancer. Meu foco hoje, está voltado a projetos de logotipo, identidade visual e ilustração. Em alguns casos eu costumo projetar minhas próprias tipografias, porém para fazer isso, o ideal é que o profissional tenha um conhecimento sobre o assunto que é bem vasto.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Illustrator básico para vetorização #01

Illustrator básico para vetorização #01

Quando lancei no ano passado o curso de Lettering completo na Suíte Criativa, deixamos bem claro que seria ensinado a…
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Vetorização de lettering utilizando a Pen Tool no Illustrator

Vetorização de lettering utilizando a Pen Tool no Illustrator

Uma ferramenta primordial para quem pretende trabalhar com vetorização é a “Pen Tool” do Illustrator. Essa ferramenta permite que você…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Fechar Menu