Colorindo uma ilustração no Photoshop

Existem muitas maneiras de colorir desenhos no Photoshop, seja através de formas vetoriais ou de ferramentas de pintura. Neste artigo, uma tradução do GraphicStock, vamos aprender um jeito simples de colorir imagens no Photoshop.

Passo 1. Abra o arquivo no Photoshop. 

Neste tutorial vamos usar uma ilustração de elefante, você pode baixar o arquivo em formato jpg. Você também pode usar qualquer desenho de sua preferência. Quanto mais simples, melhor.

1

Passo 2. Desbloqueie a camada de background e adicione uma nova camada

Crie uma nova camada. Esta camada precisa ser posicionada abaixo da camada do elefante, mas isso não será possível antes de desbloquear a camada de Background. Clique no ícone de cadeado para desbloquear a camada Background (usar a tecla ALT é uma dica). Depois, arrasta a camada que você criou para baixo da camada do elefante.

3

Passo 3. Preencha as aberturas

Utilize a ferramenta pincel para pintar as áreas do desenho que possuam alguma abertura. É só escolher a cor preta, um pincel mais ou menos com o tamanho do traço do desenho, e ir fechando as áreas abertas. Nossa imagem de elefante possui apenas uma pequena abertura na orelha direita, então basta conectar estes dois pontos. Certifique-se de que a camada do elefante esteja selecionada antes de pintar.

2

Passo 4. Selecionando o modo de mesclagem

Com a camada do elefante selecionada, mude o blending mode da camada para Multiply.

4 5

Passo 5. Selecionando o plano de fundo

Selecione a ferramenta Varinha Mágica (W) e clique na área da imagem que está ao redor do elefante (agora você entende porque não deveriam haver aberturas no desenho). Uma linha pontilhada animada será exibida indicando que a área ao redor está selecionada. Se a seleção não compreender toda a área ao redor do elefante, clique com o botão direito em uma outra área, e selecione a opção Add to Selection (adicionar à seleção). Faça isso para adicionar todas as demais áreas ao redor da ilustração.

6-min

Passo 6. Agrupe as camadas e adicione uma máscara de camada

Selecione as duas camadas no painel Layers (basta selecionar uma das camadas, pressionar o Ctrl, e clicar sobre a outra). Pressione Ctrl+G para criar um grupo com as duas camadas. Com o grupo selecionado (no painel Layers) e considerando que o fundo ao redor do elefante ainda está selecionado (na imagem), clique no botão Adicionar máscara de camada, na parte inferior do painel Layers. Isso fará com que uma máscara no formato da seleção do plano de fundo seja inserida.

7

Passo 7. Inverta a máscara de camada

Depois de criar a sua máscara de camada, clique sobre a miniatura da máscara no painel Layers e pressione Ctrl+i para invertê-la. Desta forma, tudo o que você pintar será exibido apenas dentro da área do desenho do elefante. Depois de inverter a máscara, a miniatura da mesma deve ficar como na imagem abaixo.

9

Passo 8. Pinte sobre sua ilustração

Selecione a Layer 1 (a outra camada, que não é a do elefante). Clique sobre a cor de primeiro plano na caixa de ferramentas e escolha um cinza médio, depois, ative a ferramenta pincel e comece a pintar sobre esta camada. Como você criou uma máscara de camada, apenas as áreas dentro do elefante serão visíveis, evitando que a tinta apareça na área externa, ao redor do elefante.

10-min

No resultado mostrado acima, usamos um cinza um pouco mais escuro para pintar as áreas com sombra. Agora você pode avançar e pintar também o plano de fundo.

Passo 9. Adicionando plano de fundo

Você pode “recolher” as camadas do grupo que criamos clicando na pequena setinha ao lado do ícone de pasta, painel Layer. Adicione uma nova camada e certifique-se de que ela não faça parte do grupo de camadas, arrastando para baixo do grupo. Selecione uma cor vibrante e em seguida pressione Alt+Delete para preencher a camada com a cor de primeiro plano.

12

13-min

Você pode selecionar outras cores e repetir o processo até encontrar uma que você goste.

Veja o resultado final:

last-image-min

Fácil hein!? Não esquece de comentar aqui em baixo se tiver alguma dúvida, e não deixa de visitar o artigo original.

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Para quem está começando a estudar caligrafia uma das primeiras dúvidas que surgem é “que materiais eu devo utilizar para…
Fechar Menu