Tutorial de Illustrator: como criar uma ilustração de “site em construção”

Hoje eu vou te mostrar como é fácil criar sua própria ilustração de “Site em Construção” usando o Adobe Illustrator. Espero que este rapidíssimo tutorial, te inspire a criar algo único do seu próprio modo, e que você possa usá-lo na web. Então, pegue uma xícara de café e abra o Illustrator, para que possamos começar.

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Passo 1

A partir do propósito de fazer esse tipo de ilustração, que é trazer algum personagem para o seu site, que está atualmente em desenvolvimento, você deve considerar alguns pontos-chave que podem afetar o resultado final.

Para fazer isso, você deve responder a duas questões relativamente fáceis:

Número um: Quão grande será o seu recipiente do conteúdo principal? (A área utilizada)

Ao fazer isso, você terá uma ideia básica do tamanho (largura e altura) de sua ilustração, que é o que você vai precisar definir sozinho ou com a ajuda de seu “amigo de codificação”.

Agora, se for um recipiente de largura de 960px ou maior (1.024px), você deve sempre esperar um momento, e decidir que elementos visuais usará, o que nos leva a segunda questão.

A maneira como você enfatiza sua informação é importante, já que você vai querer ter o foco do usuário em uma parte específica da página. Se trate ela de um monte de links sociais ou um formulário de inscrição, você vai querer que a ilustração seja o centro do palco, onde tudo acontece, uma vez que toda a ideia é fazer algo útil e visivelente atraente ao mesmo tempo.

No meu caso, eu decidi que usando um tamanho de 960px*480px, eu deveria me prevenir, já que a composição poderia, teoricamente, ser usada em um fundo branco e levar até o ponto central.

Claro que se você estiver fazendo a ilustração para um projeto real, você sempre pode aumentar, dependendo da forma como o seu conteúdo será exibido, mas para agora espero que 960px de largura seja uma combinação perfeita para a maioria dos que estão acompanhando este tutorial.

Deixe sua marca à mostra

De acordo com o Dicionário de Negócios Online, uma marca pode ser definida como um “projeto original, sinal, símbolo, palavras, ou uma combinação deles, utilizado na criação de uma imagem que idêntica um produto e diferencia-o de seus concorrentes”.

No mercado de hoje, é muito importante para sua empresa ir além, criar uma imagem que possa ser facilmente reconhecida usando alguns gatilhos visuais simples.

A ideia por trás do projeto para este tutorial, é construir algo atraente que pode realmente ser colocado em uso, assim que você tiver o resultado final.

Eu te encorajo a fazer sua própria ilustração de marca, de modo que, no final, você tenha uma versão original da mesma.

Como? Você pode perguntar.

Bem, aqui estão alguns pontos iniciais.

Use uma única paleta de cores

A cor é facilmente uma das ferramentas mais úteis quando se trata de construção de marcas, uma vez que o valor correto pode facilmente ser fundamental para ir além de seus concorrentes, desde que você o torne interessante.

Deixe a ilustração falar sobre seu produto ou negócio

Uma vez que você escolheu seu esquema de cores, você pode mostrar sua marca ou empresa, assumindo um tema que descreva seu negócio principal.

Por exemplo, se você está construindo um site que vai lidar com análise de dados, você pode criar algo que use gráficos e indicadores percentuais, a fim de dar aos seus espectadores uma pequena amostra do sobre o que é o seu negócio.

Ou, se você está lidando com um produto digital, vamos dizer que um software, você pode criar uma janela de resumo com algumas pequenas funções a partir do programa real, que lhes daria uma dica da natureza de seu produto.

Neste tutorial em particular, decidir fazer algo mais genérico, já que penso que você pode usar a minha versão como ponto de partida para construir através dela, a sua própria versão.

Dito isto, vamos parar de perder nosso precioso tempo, e sejamos criativos.

Passo 1

Abra o Illustrator e crie um Novo Documento (File > New ou Ctrl+N), utilizando as seguintes definições:

Number of Artboards: 1
Width: 960px
Height: 480px
Units: Pixels

E na guia Advanced:

Color Mode: RGB
Raster Effects: Screen (72 ppi)
Align New Objects to Pixel Grid: Marcar

img1

Passo 2

Antes de construir qualquer coisa, recomendo fortemente que você identifique e separe as partes principais da ilustração em sua própria camada, já que assim será mais fácil direcionar e editá-las mais tarde, se precisar.

Dando uma olhada na nossa composição, estamos usando seis camadas, e nomeando-as para serem reconhecidas facilmente, o que ajuda no processo de identificação de um elemento específico do todo.

Camada 1: background
Camada 2: ground line
Camada 3: dumpster
Camada 4: macbook
Camada 5: crane
Camada 6: pretend image

img2

Passo 3

Posicione-se sobre a camada “ground line”, e usando a Rounded Rectangle Tool, crie três diferentes formas largas com thickness de 6px e 3px de Corner Radius. Pinte-as utilizando um cinza-avermelhado escuro #3f3838 e, em seguida, certifique-se de posicioná-las cerca de 8px uma da outra.

E seguida, agrupe-as usando o atalho de teclado Ctrl+G, e centralize-os na artboard usando o Painel Align, na opção Horizontal Align Center, certificando-se de manter uma distância de 46px entre elas e a parte inferior da artboard.

img3

Passo 4

Posicione-se sobre a camada background, usando a Ellipse Tool (L), crie uma forma de 536px*536px que vamos colorir usando a cor #efefef e depois mascaramos ela parcialmente, a fim de ocultar a parte inferior, que passa por debaixo da ground line.

Em seguida, adicione um círculo menor de 46px*46px, em direção ao canto superior direito, e pinte-o usando o mesmo valor de cor #efefef.

img4

Passo 5

Comece a trabalhar no MacBook, criando uma base de 426px*24px com fundo redondo, que vamos pintar usando a cor #e2e2e2 e, em seguida, dê um contorno de 6px (#aaaaaa) utilizando a Offset Path Tool.

img5

Passo 6

Depois de ter as principais formas para a base (1), comece a adicionar alguns detalhes para ele (MacBook), como a parte superior mais leve (Wigth: 426px; Height: 16px; Color: #e2e2e2) (3), a espessura da linha divisória a 426px*6px e cor #3f3838 (2), os destaques sutis (Color: branco; Blending Mode: Overlay; Opacity: 80%) (4), e área de touchpad (5), a fim de torná-lo parecido com um laptop real e não um prato de jantar.

img6

Passo 7

Comece a trabalhar na parte superior do MacBook, criando a tampa e o display.

Primeiro, crie um retângulo com 364px*220px com um Corner Radius de 18px, aplicado aos cantos superiores esquerdo e direito. Pinte a forma usando a cor #756c6c e, em seguida, faça um contorno de 6px (#3f3838) (2).

Em seguida, crie outro retângulo de 184px*328px, pinte-o usando a cor da sua marca (que no nosso caso é #edd87e), dê a mesma espessura de contorno, 6px e a cor #3f3838, e em seguida, posicione os dois retângulos em direção ao centro da tampa, deixando uma diferença de apenas 6px entre eles e a base do MacBook (3).

Adicione alguns destaques e uma sombra para deixar a peça um pouco mais polida (4).

img7

Passo 8

Depois de criar o MacBook, você pode começar a trabalhar no tema do seu site, então reserve um tempo, seja criativo e descubra exatamente o que você quer mostrar para seus espectadores.

No nosso caso, é um layout de site simples, com um menu de navegação superior, um espaço de imagem reservado, uma chamada para botão de ação, e alguns elementos divertidos, tais como a escada e a área branca sem pintura.

img8

Quando estiver pronto, não se esqueça de agrupar todos os elementos do MacBook em conjunto, utilizando o Ctrl+G, e em seguida, bloqueie a sua camada, para que possamos passar para o próximo passo da ilustração.

Passo 9

Comece a trabalhar no crane (Guindaste), e veja se você pode adicionar a uma cor ou várias cores de sua marca nas peças que o compõem, a fim de criar algumas cores acentuadas para ajudá-lo a projetar o tema.

No nosso caso, usamos o nosso amarelo (sol #edd87e) para a cabine de operação do guindaste e para o pequeno elevador ao lado.

img9

Passo 10

Continue trabalhando em seu tema, adicionando elementos que seriam relevantes para o seu site, ou simplesmente preenchendo o espaço vazio de modo que a ilustração não acabe ficando desequilibrada.

Eu decidi manter as coisas simples, adicionando um pouco de lixo no lado direito do MacBook, o que poderia ser uma metáfora para as coisas que foram recicladas durante a construção do site.

img10

Passo 11

Termine a ilustração, adicionando a última peça do quebra-cabeça, que no nosso caso é o pequeno “pretend image”, que é utilizado pelo braço do guindaste.

img11

Está finalizado!

Então, você tem isso, um bom tutorial simples, para a construção de uma ilustração interessantíssima de um “Website em construção”, que pode ajudar a sua marca pessoal ou empresa a se destacar das demais.

Obrigado pelo seu tempo e atenção!

img12

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. Hehehe muito bom velho vlw

    1. Obrigado a você, Animus.
      Que ótimo que gostou.
      A ideia é agradar e instruir nossos leitores, conciliando as duas coisas, show de bola então.
      Abraço!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu