Tutorial de Photoshop: Criar efeito escaldante

Voltamos com um tutorial que vai te ensinar a criar uma falsa imagem de um homem em chamas no Adobe Photoshop, com técnicas brilhantes.

Este tutorial, é uma tradução de DigitalArts.

Neste tutorial de Photoshop, você verá uma demonstração de tocha humana, utilizando um pouco mais do que arquivos de imagens, um pouco de paciência, e um monte de truques de Photoshop.

Você vai usar estilos de camadas de ajuste, para criar efeitos e conseguir um acabamento sutil, polido.

Também aprenderá dicas para combinar perfeitamente fotografias, utilizando a Ferramenta Warp (Distorção), efeitos simples do Photoshop, e algumas máscaras de camada. Ao longo deste tutorial, você poderá aplicar sutilmente os modos de mistura até chegar ao efeito impressionante mostrado a seguir.

img1

Todas as imagens que você precisa, podem ser compradas a um baixo preço no Shutterstock, ou você pode facilmente substituir por suas próprias fotos, se assim preferir.

Programas:

Adobe Illustrator
Adobe Photoshop

Tempo para completar:
4 horas

Vamos lá!

Passo 1

Abra o Photoshop e crie um novo documento de tamanho 1920 x 1200 pixels. Na camada de fundo, aplique um estilo de camada (Camada > Estilo de Camada) e use uma Sobreposição de Gradiente, definindo o modo de mesclagem para Normal, a opacidade para 100%, e o estilo Radial. Aumente a escala para 150%. Agora, para as cores use 040302 para a cor mais escura, e 1b140b para a mais clara.

img2

Passo 2

Agora, vamos adicionar uma foto: procure por imagens semelhantes no Shutterstock, ou use uma foto semelhante que você já tenha. Em seguida, use a Ferramenta Caneta (P) para criar um caminho para extrair o homem do fundo. Converta o caminho para uma seleção, mantendo pressionada a tecla Ctrl e clicando sobre a miniatura do caminho.

img3

Passo 3

Duplique a imagem em uma nova camada e use um pincel grande e macio para apagar parte do braço, pintando sobre a máscara. Nomeie esta nova camada para “Braço Modelo”, e a camada inicial para “Modelo”.

img4

Passo 4

Duplique a camada “Braço Modelo”, e vá em Filtro > Outros > Passagem Elevada (High Pass). Defina o raio para 10 pixels, e o modo de mistura para Luz Direta.

img5

Passo 5

Agora, duplique a camada “Modelo”, nomeando a nova camada para “brilho de modelo”. Vá em Filtro > Estilizar > Arestas Brilhantes. Defina a largura da borda para 6, o brilho das arestas para 7, e a suavidade para 7.

img6

Passo 6

Ainda na camada “brilho de modelo”, elimine o resto do corpo, deixando apenas o braço. Estes serão os destaques do fogo. Além disso, altere o modo de mistura para Tela (Screen).

img7

Passo 7

Adicione uma nova camada, nomeando-a como “máscara de modelo”, em seguida, selecione Filtro > Render > Nuvens, estabelecendo o preto e o branco como as cores de primeiro plano e plano de fundo, respectivamente. Vá para a paleta Path (Caminho) e carregue o caminho que você criou no passo 2. Com a seleção carregada, vá para Camada > Máscara de Camada > Revelar Seleção.

img8

Passo 8

Elimine o resto do corpo da camada “máscara de modelo”, deixando apenas a mão, e em seguida, vá para Camada > Estilos de Camada e selecione Sobreposição de Cor. Escolha uma cor laranja, mude o modo de mistura para subexposição linear, e defina a opacidade para 88%. Use um laranja para a cor e mude o modo de mesclagem para subexposição linear (Add). Altere o modo de mesclagem da camada para subexposição de cor.

img9

Passo 9

Adicione outra camada acima das outras, e nomeie-a como “fumaça”. Vá para Filtro > Render > Nuvens. Mais uma vez, certifique-se de ter a cor preta e a cor branca para o fundo e primeiro plano. Altere o modo de mistura para Subexposição de Cor e com a Ferramenta Borracha (E), definida com um pincel grande e macio, elimine a maior parte das áreas da camada, deixando apenas a parte perto do braço, que você vai incendiar.

img10

Passo 10

Seleciona Camada > Nova Camada de Preenchimento > Cor Sólida, em seguida, clique na camada para abrir uma caixa de diálogo Estilo de Camada. Selecione a sobreposição de gradiente, e mude o modo de mesclagem para sobreposição.

Para as cores, use um laranja e um laranja muito escuro; defina o estilo para radial e mantenha a escala em 100%. Mova o gradiente de modo que a parte mais leve fique em cima da mão do modelo.

img11

Passo 11

Selecione Camada > Nova Camada de Ajuste > Mapa de Gradiente, e altere o modo de mistura para Luz Suave.

img12

Passo 12

Agora, vamos adicionar algumas chamas. Para fazer isso, vamos precisar de outra foto de estoque. Você pode comprar uma imagem em algum banco de dados, ou usar uma foto semelhante que você já tenha. Comece copiando partes da chama, e cole-a sobre o braço flamejante do modelo. Defina o modo de mistura para Tela (Screen), e depois vá em Editar > Transformar > Distorcer e distorça a imagem para coincidir com o braço do modelo.

img13

Passo 13

Agora vamos adicionar uma bola de fogo. Mais uma vez, vamos usar outra foto de um banco de imagens. Altere o modo de mistura para Tela e selecione Imagem > Ajustes > Níveis. Aumente a entrada de branco um pouco, para que as cores combinem com as outras chamas.

img14

Tutorial finalizado!

Este tutorial, é uma tradução de DigitalArts.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu