10 grandes tendências para o design de logotipos em 2016

Ao construir uma marca não há nada mais importante do que o seu logo – e ninguém quer parecer datado. O que significa mais experimentações com as tendências do momento, o ressurgimento de estilos clássico e algumas surpresas ao longo do caminho. Sem mais delongas, aqui estão as tendências de design de logotipo que temos certeza que você vai adorar este ano.

1. Paletas de cores dinâmicas

Google

O rebrand de 2015 do Google foi um tiro ouvido por todo mundo na indústria de design. De forma notável eles solidificaram o esquema de cores em uma paleta dinâmica e funcional.

Design dinâmico não é necessariamente uma novidade – o observamos como uma das grandes tendências de design de logotipo em 2015. Mas uma vez que o Google é uma das marcas mais identificadas mundo a fora, não será uma surpresa ver as paletas de cores dinâmicas saturarem ainda mais o mainstream em 2016.

2. Autenticidade

Cafe

Logotipos Vintage ou old-school provavelmente vão identificar cafés e pequenas empresas em um futuro próximo. Mas como manter essa tendência no longo prazo?

O ano de 2016 será o ano do refinamento, minimalismo, equilíbrio e simplicidade. Designers vão dar mais um passo na direção da nostalgia, imitando uma época em que as ferramentas criativas eram limitadas. Prepare-se para ver logotipos inspirados por letreiros pintados a mão, fabricantes que enfatizem autenticidade através de um estilo artesanal e design simples e despojados.

3. Mix & Match (misture e combine)

Bottura

Uma tendência que ainda vamos ver de forma sofisticada ou progressiva é a mistura e combinação de fontes. Embora esta prática tenha sido bem exercida por Paul Rand em sua época, só agora a técnica está começando a ressurgir, indicando que os designers estão encontrando novas maneiras criativas de utilizar este estilo – sem que o resultado lembre uma carta enviada por sequestradores.

O Mix & Match pode conversar com muitos conceitos, incluindo o lúdico, a ideia de reutilização de materiais ou (como o usado no restaurante italiano que usamos de exemplo) a inteligente representação de um caldeirão cultural.

4. Minimalismo

Minimalismo

O design plano poderia ser considerado um truque velho. No entanto, ainda existem designers por aí usando-o de novas formas.

Tomemos como exemplo Richards Partners, que criou este projeto baseado na forma de um cartão SD. Ao se apropriar do formato e achatá-lo em uma única cópia de cor, ele foi capaz de criar algo entre o abstrato e o reconhecível. O resultado é atraente e faz você pensar por um segundo. Em 2016 os designers vão continuar pressionando e experimentando a definição de design plano.

5. Fundo com textura

Textura

A ocorrência mais recente no design de logotipo/identidade é o uso de texturas fotográficas. Um desdobramento do design dinâmico, esta nova tendência transforma um logotipo minimalista ao usar um conjunto atraente e facilmente mutável de texturas dando um acabamento elegante.

O logotipo da “Candlefish”, colocado acima, utiliza esta tendência adicionando uma camada extra de interesse para um logotipo que poderia parecer incompleto sozinho. Tal como acontece com a maioria das técnicas que são novas e bem sucedidas, as chances de vermos muito mais dela em 2016 são bem grandes.

6. Consciência de escala

escala

Os tamanhos contrastantes das fontes na marca acima, desenvolvida para a Orquestra Filarmónica de Helsínquia, cria uma escala visual grande que corresponde à escala física de uma orquestra. Esta noção de escala é algo mais recente e como mais designers estão utilizando este princípio em termos de marca podemos esperar mais logos que conectem a escala visual do design e a escala social ou física do cliente.

7. Novos parâmetros tipográficos

tipografia

Outra técnica que já foi familiar para Paul Rand e é estranha aos designers hoje é a rotação tipográfica, que está ressurgindo. O logotipo “Olá Ruby” usa esta técnica de uma forma brincalhona, mas profissional. Mais logos como estes estão por vir!

8. Geometria

geometria

Geometria sempre foi um fio condutor ao longo da história design. Dito isso, nos anos mais recentes ela tem emergido de forma inovadora. Ideal para boutiques mais modernas, a tendência do design geométrico emana uma “frieza” contemporânea que é ao mesmo tempo criativo, mínima e sofisticado.

No logotipo “Mobiento”, colocado acima, as letras são divididas em elementos geométricos básicos, como círculos e quadrados. Os círculos chamam a atenção para dentro do logo enquanto as formas como um todo funcionam como uma solução decorativa para uma marca que de outra forma seria muito simples.

9. Wordmarks

wordmarks

O wordmark é um formato de logotipo atemporal. É um pacote autônomo que por natureza faz o que a maioria dos logos dinâmicos ou dos conjuntos de logos faz; carrega com ele a linguagem visual do cliente onde quer que ele seja colocado.

Com o design se movimentando em direção digital-first sem dúvida vamos ver ainda mais wordmarks em 2016. Menos perturbador do que estilos mais ilustrativos, estes tipos de logotipos combinam facilmente em sites, aplicativos e conjuntos dinâmicos – bem como oferecem uma melhor escalabilidade do que projetos mais complexos.

10. Arte linear

linear

Cervejarias, cafés e outros locais frequentados pelos hipsters e moderninhos estão enlouquecendo pela tendência da arte de linha (também conhecido como monoline ou Line Art). Tomando como referência a decoração e os emblemas do passado e a iconografia, este novo estilo enfatiza linhas simples e suas espessuras de uma forma maravilhosamente minimalista.

O logotipo “Lynlake Brewery” faz um esforço contínuo no uso da espessura da linha para criar uma linguagem visual coesa. É um estilo estético que com certeza veremos muito mais neste ano.

Sobre a 99designs

A 99designs, o maior marketplace de design gráfico do mundo, ajudou mais de 400.000 negócios a encontrar design de qualidade à preços acessíveis. A 99designs inaugurou o modelo de concorrência criativa (crowdsourcing), onde empresas recebem diversas opções de design e pagam pelo favorita. Ademais, podem trabalhar individualmente com designers em projetos 1-para-1, comprar templates prontos da Loja de Logos e contratar micro-tarefas de design entregues em menos de 1 hora. São mais de 1.020.000 designers de 192 países que formam esta competente e talentosa comunidade para ajudar a empresas de todo o mundo a crescerem com sucesso. A 99designs recebeu investimentos da Accel Partners e adquiriu no Brasil a empresa LogoChef.com.br quando de sua entrada no mercado nacional.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. Preciso do link para compra do DVD migrando para Illustrator.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu