Portfólio do leitor: Coleção “Error 404:Glitch Found”

O primeiro Portfólio do Leitor de 2015 não poderia ser em melhor estilo. Tive o prazer em receber o contato do Lucas Pereira que me apresentou o projeto Coleção “Error 404:Glitch Found” baseado em Glitch Art.

A glitch art é um recente movimento artístico que utiliza do erro da transmissão de dados digitais como propulsor de questionamentos como a vulnerabilidade do sistema, crítica a tecnologia e seu mercado, crítica ao hiper-realismo das artes digitais ou apenas a apreciação do Glitch (erro) e de sua casualidade.
Como parte do projeto interdisciplinar do quinto semestre do curso de Design Gráfico com ênfase em tipografia da Anhembi Morumbi, foi desenvolvido uma coleção de três livros com embalagem sobre a Glitch Art. Com textos de Rosa Menkman,  Iman Moradi e uma produção fotográfica própria, o projeto quis mostrar a estética Glitch para o leitor, tornando o livro uma peça colecionável e utilizando de técnicas que simulem erros de transmissão nas peças gráficas e acabamento.












Objetivo: Explorar os possíveis erros que podem ocorrer no layout do livro





Objetivo: Trazer o inesperado e a exploração dos erros que podem acontecer nos tamanhos dos cadernos e na encadernação. Foi desenvolvido um layout livre e dinâmico e com aplicação de Scanimation nos títulos dos capítulos, utilizando um marca páginas localizado em um bolso da segunda capa.







Objetivo: Criar um livro fotográfico com 3 possibilidades do controle e a falta dele sobre a fotografia. Foi trabalhado fotos tiradas com erros de televisores, fotos antigas manipuladas com Glitch e fotos queimadas, impossibilitando o controle.





Objetivo: Trazer para o meio digital a experiencia adquirida na leitura dos livros, com imagens Glitches em movimento e um layout dinâmico.

Se você gostou do trabalho, não deixe de visitar a página oficial no Behance.

Se você também quer aparecer aqui na nossa coluna de portfólios, acesse nossa página de contato e vamos trocar uma ideia!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 4 comentários

  1. Maravilha que esse insight tenha acontecido com o Lucas, sendo divulgado no CDesign. Eu não havia me atentado nisso e pesquisei chegando à http://www.theroyalstudio.com/ Muito bom, mesmo. Sugiro que o processo ocorra também em 3D como folhas unidas por erro no corte, etc, igual à chave que parou no espaço via email. Liute, parabéns, e ao Lucas Pereira, também; muito mais sucesso em 2015, e obrigado por mais esse presente!

  2. Verdade, LUCASRIIBEIRO! Muito bom mesmo!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Me chamo Rônatan Bica, sou estudante de design gráfico apaixonado por esse universo criativo. Meu interesse por design primeiramente venho…
Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Sou designer gráfica, trabalhei em agências de Design com projetos para Kibon, Bauducco, Barilla, Suxxar, Embraer. Atualmente sou profissional liberal…
Como dar um boom na sua criatividade?

Como dar um boom na sua criatividade?

Podemos dizer que a criatividade é como um músculo: quanto mais exercitamos, mais forte fica. Assim como o tecido muscular,…
Portfólio do leitor: Jacson França

Portfólio do leitor: Jacson França

Me chamo Jacson França, tenho 26 anos e sou designer independente. Sou formado em Design generalista pela Fundação Liberato Salzano…
Fechar Menu