Portfólio do leitor: Balaclava Studio

Eu sempre tive uma imensa vontade de saber como funcionam as grandes agências. Conhecer os processos, ver como os profissionais mais experientes resolvem os problemas e criam soluções para seus clientes, como se inspiram? Como é o seu processo criativo? Como executam uma ideia? São coisas que eu adoraria saber.

No mês passado eu tive a oportunidade de receber um email do Guilherme Carrion, Gerente de Conteúdo da Balaclava Studio onde pude conhecer o fantástico trabalho feito pela equipe em uma apresentação que me deixou maravilhado e aumentou ainda mais a minha vontade em ver como tudo isso funciona de perto. Conhecer a história do Studio Balaclava e perceber que a trajetória trilhada é muito parecida com a que trilhamos em nossas vidas profissionais é animador, pois percebemos que com empenho e dedicação podemos alcançar resultados incríveis.

Eu não poderia deixar de mostrar à vocês esta história, então tomei a liberdade de publicar a apresentação da Balaclava para que você também possam conhece-la.

Apresentação Studio Balaclava

Nossa missão como estúdio é proporcionar a cooperação criativa entre profissionais da área e, como integrantes do mercado de arte e design, acreditamos que este processo somente é possível através do relacionamento ativo entre publico e meio.

Através desta apresentação, vocês poderão conhecer melhor da nossa proposta de trabalho e do que fizemos em quase 3 anos de produção ativa. Acreditamos que o mercado de design carece ainda da valorização digna a sua importância como prática profissional e campo de conhecimento, mas cabe a todos os agentes do meio, como nós, fomentar e proporcionar novas oportunidades, divulgar o conhecimento e as boas práticas da área. Neste campo, comento rapidamente a Semana Balaclava de 2014, onde produzimos uma série de eventos que evidenciou o Design de Florianópolis de forma inédita na capital catarinense.

Além dos trabalhos incríveis que você já conheceu na apresentação do Studio, não poderia deixar de trazer para o Clube alguns de seus trabalhos publicados no portfólio do Behance. Então se ajeitem em suas poltronas e acompanhem estes belos projetos desenvolvidos pelo Studio Balaclava. Este é mais um post da série Portfólio do Leitor.

DECEMBER POSTERS – Graphic Design

Visualizar projeto no Behance

NOVELO FILMES – REBRANDING – Branding, Graphic Design

NOVELO FILMES é uma produtora de filmes de Florianópolis, famosa no Brasil após produções reconhecidas e premiadas, entre elas, O Segredo da Família Urso, Qual Queijo Você Quer?, Nem Caroço Nem Casca e O Tempo Que Leva.  A partir da dicotomia profissionalismo e diversão, o processo de redesign da marca se desenvolveu, de um lado, garantindo elegância e qualidade, e, de outro, destacando aspectos carismáticos inerentes à produtora. Para o conjunto, criou-se uma nova logomarca figurativa que se apropria da imagem do substantivo que dá nome à empresa em estilo mais moderno. A nova marca da produtora NOVELO FILMES  ganhou em pregnância e valor comercial, sendo aplicável em diferentes mídias, principalmente pelo apoio de uma paleta de cores institucionais de caráter versátil.

Visualizar projeto no Behance

ERRO EX POSTO – Graphic Design

O ERRO Grupo atua na cena cultural com perfomances, peças e intervenções com a ideia de valorização dos espaços urbanos.

A exposição ERRO EX POSTO mostra a história do grupo através de documentos históricos, figurinos, fotografias e diferentes elementos sob a curadoria da artista plástica Kamila Nunes. Balaclava Studio desenvolveu o material gráfico da exposição, no qual inclui um poster, banner, cartão postal e um catálogo de obras do Erro.

POSTER


BANNER

CATÁLOGO




CARTÃO POSTAL

Visualizar projeto no Behance

RE-DESIGN 1007 – Branding, Graphic Design,

1007 é uma famosa casa noturna de Florianópolis fundada em 2009 no lugar de um antigo bordel. Em cinco anos, ela passou por uma metaformose incrível, transformado-se de um inferninho underground hypado a um confortável e badalado clube noturno. Mudança radical que não se foi acompanhada pela identidade visual da marca da casa, criada ainda de forma improvisada durante sua fundação.

Mais jovem e mais pop, seu público atual pouco tem a ver com as linhas “old school” da proposta inicial da marca. A antiga marca pecava pela atual falta de relação entre a ligagem e o público, entre outros problemas, como o já destacado ostracismo estético, baixa legibilidade e necessidade de atualização como estratégia.

Após uma série de reuniões para definição de diretrizes estratégicas e o processo criativo, pesquisas e alguns rascunhos, foi definido uma comunicação mais atualizada e conectada ao público do 1007. Formas mais impactantes e arredondadas para tipografia surgiram com objetivo de valorizar a credibilidade da casa, além de uma paleta de cores nova para destacar o lado jovem, festivo e atual do clube.

Como parte do sistema de melhorias da marca 1007, desenvolvemos uma linguagem visual explorando o caráter de diversidade da casa através de polígonos chapados complexos, mutantes e cheios de volume. Além disso, emparelhamos toda linguagem à uma tipografia de apoio descolada para mensagens das mais variadas. No resultado final, a linguagem apresentada se destaca pelo seu caráter moderno e arrojado, ao explorar comportamento dinâmico, onde cores vibrantes expressam o conceito de diversão da casa, fortemente ligado aos jovens baladeiros que a frequentam.

Sueeti Doceria Branding – Branding, Graphic Design

Criação da identidade visual da doceria Sueeti e desenvolvimento de embalagens, visual das lojas e material promocional. Este projeto foi feito em parceria com a designer Julia Back.

Gostou dos projetos do Studio Balclava? Não deixe de visitar o portfólio completo no Behance e de interagir comentando e apreciando os projetos.

Se você gostaria de ter o seu portfólio publicado aqui no Clube, acesse nossa página de contato e vamos trocar uma ideia.

Compartilhe este artigo:

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Me chamo Rônatan Bica, sou estudante de design gráfico apaixonado por esse universo criativo. Meu interesse por design primeiramente venho…
Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Sou designer gráfica, trabalhei em agências de Design com projetos para Kibon, Bauducco, Barilla, Suxxar, Embraer. Atualmente sou profissional liberal…
Como dar um boom na sua criatividade?

Como dar um boom na sua criatividade?

Podemos dizer que a criatividade é como um músculo: quanto mais exercitamos, mais forte fica. Assim como o tecido muscular,…
Manual do mundo mostra como são feitos os cadernos

Manual do mundo mostra como são feitos os cadernos

O Manual do mundo, um canal dedicado em experimentos e curiosidades publicou um vídeo mostrando como são feitos os cadernos.…
Fechar Menu