Olá galera do Clube, meu nome é Ingrid Dias, tenho 20 anos e sou Dj, designer, faço faculdade de publicidade e propaganda e manjo um bocado sobre mídias sociais. A ideia para o meu primeiro post como editora do Clube, é explicar  brevemente sobre o que é, o que faz e porque tanta gente anda falando de Social Media!

O que é, e o que faz um Social Media?

É aquele cara que cuida da interação de seu cliente com o público nas redes sociais. Ele analisa o público com que está trabalhando, planeja, age e depois monitora. Um exemplo bem vivo de que o Social Media existe, é o twitter. Quando alguém twitta alguma coisa falando mal de alguma empresa e a empresa entra em contato com a pessoa, é uma ação do SM. Ele monitorou o twitter daquele usuário através de palavras chaves ou hastags (#) e procurou entender qual era o problema dele, cuidou da interação do usuário com o cliente. Quando existe uma certa página no facebook, de uma determinada empresa em que o SM postou algo nela e clientes respondem aquele post, fazendo perguntas, elogiando ou falando mal é dever do próprio responder de alguma forma.

Social Media ©Shuterstock
Social Media ©Shuterstock

Como o SM trabalha? Tomando foco no facebook, o Social Media trabalha da seguinte forma: após ter feito uma análise SWOT (onde são apontados os pontos fracos e fortes da empresa, no que é possível melhorar e o que já está perfeito), ele monta o Persona (que é realmente um personagem para entender quem é o público dele), produz posts ou as vezes a empresa conta com um designer para fazer as peças para a página, depois agenda os posts em tempos cronometrados de acordo com o tipo de empresa que é. Se depois disso, não está atingindo a margem de visualizações esperadas, ele cria uma campanha dentro da rede para atingir determinado público e os estimula a conhecer a página e a interagir com eles.

Essa é uma forma bem superficial sobre o que é o Social Media, o que faz e como faz. Espero que tenha gostado e até o próximo post!

Compartilhe este artigo:

Este post tem 5 comentários

  1. Oi Ingrid, é necessário ter uma formação específica pra atuar como Social Media? Estou me graduando em Design Gráfico, e vejo que em muitas empresas é o designer que realiza esse trabalho.

  2. Muito Bom!
    gostei!

  3. Adorei o post, mais ingrid, como isso pode ajudar o free lancer?sou adepto do estilo de trabalho, e achei que isso poderia vir na forma de outros artigos, 😉 por favor, ajuda, parabéns pelo trabalho, e obrigado pela dica.

    1. Obrigada pelo feedback, Cleisonk! Vou estruturar e pesquisar ainda mais para somar o que sei o que muitos colegas dizem, para te dar uma resposta mais completa! Abraços!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas de fotografia para ter sucesso no Instagram

10 dicas de fotografia para ter sucesso no Instagram

Não há como negar que o Instagram mudou a maneira como as pessoas se comunicam através de fotografias, hoje cada…
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Fechar Menu