Influência do Designer sobre a Sociedade

Olá queridos criativos, novamente venho postar no clube após quase um ano afastada do Projeto. Aos leitores que não me conhecem, sou Aline Duran, Paulistana, estudante de Design Gráfico. Passei por dois longos semestres que me deixaram de cabelo em pé. (Hehe!) Talvez aborde um pouco dessa experiência em outro post.

Por ora venho abordar um assunto que acredito ser muito importante na nossa área.

Retoque digital ©Shutterstock
Retoque digital ©Shutterstock

O que é Design?

A grande maioria dos leigos acha (ou afirma batendo os pés no chão) que design se resume a uma “artezinha feita no Photoshop”. Meus caros, Design vai muito além de um software e tampouco saber desenhar! Design é projeto, pesquisa, criatividade, comunicação visual, pura teoria e a solução de um problema (Mais um toque de amor a profissão).

Afinal porque Escolhi ser Designer?

Na minha pré-adolescência fui influenciada pelo “boom” sobre web design, desde então venho estudado por conta própria. Aprendi a usar alguns softwares sozinha e outros por cursos. Por fim decidi novamente a ingressar em uma faculdade, sendo na área de Design Gráfico.

Como designer tenho a responsabilidade com a sociedade, afinal todo projeto que eu fizer tem um significado e um proposito.  Atingir o objetivo da mensagem visual para um determinado público, isso vai depender de classes sociais, “tribos”, empresas, cultura, religião e etc.

O que indústria cultural?

Social Media ©Shutterstock
Social Media ©Shutterstock

A cultura de massa ou indústria cultural, foi criada pela mídia com proposito de atingir a população. Seja ela qualquer distinta natureza social, étnica, etária, religiosa e etc.  Esse conteúdo é transmitido por meio dos veículos de comunicação como: tv, rádios e internet que influenciam totalmente uma sociedade. (Seja pela “musica chiclete”, moda, comportamento, até mesmo a força de uma marca.)

Quer um exemplo? As mensagens subliminares são muito utilizadas em filmes, novelas e comerciais. Aparecem em frações de segundo na tela sem que haja percepção (Menos uma marca de cosméticos que aparece descaradamente na metade de um filme).

A Apple foi a marca que mais apareceu em filmes em Hollywood, a matéria feita em 2012 pelo Uol Entretenimento.

Outro exemplo de influencia é o Refrigerante mais consumido no mundo. Sabe porque Coca-Cola utiliza a cor vermelha em suas campanhas? A utilização da cor influencia o cérebro, deixando qualquer indivíduo com apetite.

Muitos outros fatores na comunicação visual inifluenciam diretamente o cérebro humano, seja pelo formato, tipografia ou cor. Agora percebem como nos Designers temos muita responsabilidade e influência sobre a sociedade?

No caso sobre Design Gráfico há o envolvimento também sobre Semiótica já citado aqui no clube.

Caso queriam se aprofundar sobre indústria cultural, há um conteúdo descritivo no Wikipédia.

Curiosidades:  A indústria cultural foi desenvolvida por teóricos da Escola de Frankfurt como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Essa teoria está ligada as Teorias da comunicação. É interessante saber até que ponto cada teoria aponta a influência sobre o consumo e comportamento humano.

No próximo post, abordarei o tema sobre: “A influência das cores no Design Gráfico”.
Obrigada e até a próxima!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 12 comentários

  1. Além da influência do design citada no post, acho importante ressaltar que o design também é utilizado para melhorar a vida das pessoas. Existe o design social, onde os designers são desafiados a criar soluções para os problemas do mundo.
    Uma outra utilização para o design, é criar campanhas com engajamento político, como mostrado na exposição Cidade Gráfica. Em uma das peças os designers questionam a falta de informação no ponto de ônibus, onde a campanha publicitária ocupa o lugar de informações sobre os ônibus que passam. Para protestar, os designer colaram cartazes por cima das campanhas publicitárias com a frase:”Qual ônibus passa aqui?”

    Parabéns pelo post, quero ler os próximos 🙂

    1. Concordo plenamente Andréia, o design tem muitas funções para atingir o publico. Acredito que o design social poderia ser abordado em outro post, o projeto sobre http://adoteumbriefing.org/ é excelente e recomendo a todos a olharem. Não sabia sobre a expo da Cidade Gráfica, realmente bem interessante. Obrigada continue acompanhando o projeto, sempre haverá muitas novidades.

  2. Realmente o design é importante para muita coisa, porém a grande maioria das empresas não pensam assim e levam o design como uma coisa fácil q qualquer um pode fazer. Ótimo artigo, parabéns !

    1. Verdade, acredito que compartilhando por ai esse artigo, talvez abra a mente de algumas pessoas em relação ao Design.

      1. Oyeee.
        Sou estudante de design, primeiro ano.
        Procuro apreender mas sobre o assunto com pessoas esperientes.
        Se tver facebook add me: Victor langa elias.

  3. Amei seu artigo! Simples e objetiva!! Parabéns!! E que venham outros!!

  4. Nossa muito legal,foi o primeiro texto seu que eu vi,Por favor continue postando 😀

    1. Obrigada Guilherme, vou continuar sim, só vou me organizar melhor esse ano pra postar mais conteúdo. (Faculdade é tenso, mas valido.)

  5. Ótimo artigo Aline, Parabéns!

  6. O design sempre foi e sempre será importante, mas é uma pena que muitas empresas não pensam assim!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
O que é Escala de Valores?

O que é Escala de Valores?

Aprenda nesse artigo uma maneira fácil e eficiente de determinar e quantificar os valores de uma marca.
Quando mudar a identidade visual?

Quando mudar a identidade visual?

As empresas e profissionais que possuem uma identidade visual, cedo ou tarde vão se deparar com essa questão que a…
Os mascotes e as marcas - Parte 3

Os mascotes e as marcas - Parte 3

Continuando a sequência de artigos sobre mascotes listei aqui alguns ótimos exemplos de mascotes que já foram criados e que…
Será que todo designer precisa de uma marca gráfica?

Será que todo designer precisa de uma marca gráfica?

Nesse artigo gostaria de falar sobre um post que li certa vez e que me deparei com essa questão. Depois…
Fechar Menu