Ganhe dinheiro vendendo sua arte no Colab55

Com as grandes transformações em minha carreira eu vivia “apanhando” do mercado tentando encontrar a melhor maneira de conciliar o trabalho assalariado e a vida de freelancer. O trabalho, a faculdade e a família tomam 100% do meu tempo e eu já decidi que não tenho mais condições de continuar trabalhando como freelancer. Por isso, fechei todos os meus contratos com clientes e estou cuidando apenas dos trabalhos que estavam pendentes para então seguir livre de qualquer job extra.

Isso foi necessário pois eu estava trabalhando como um condenado. Não dormia direito, não conseguia tempo para me distrair, relaxar e estava começando a ter sérios problemas de concentração e rendimento. Mas como conseguir uma renda extra sem ter que me envolver com o método de trabalho freelancer convencional? Continuo procurando a resposta e sei que muita coisa pode ser resolvida se eu pensar e planejar as coisas direito.

Ainda no mês de abril eu recebi um email da Eduarda, que me apresentou um projeto online recém lançado chamado Colab55. Como recebo todo mês um emaranhado de mensagens, esta acabou ficando um pouco no fundo da caixa de correio até que eu, com o objetivo de cumprir com todas as minhas pendências, o encontrei de novo e finalmente trouxe até vocês o que eu descobri com o contato.

Não sei se você leu o artigo onde falei sobre o que penso das concorrências criativas, mas eu nunca fui muito a favor deste modelo de negócios. Se você está precisando ganhar algum dinheiro com o seu trabalho e não quer chegar ao ponto de participar de sites de concorrência criativa, acho que o Colab55 pode ser uma alternativa válida. É um espaço onde artistas e designers podem publicar seus trabalhos, que serão aplicados em diversos produtos diferentes, recebendo uma parte do valor do produto como comissão. É mais ou menos assim:

O artista cria um estúdio e envia as artes

Ele personaliza seu espaço com sua marca e define os produtos que estarão disponíveis e até quando – retendo seus direitos sobre as artes enviadas, claro! E sabe o que mais? Tudo isso por apenas R$0. De. Graça.

O artista define os royalties e preço de venda

A matemática é simples: eles mostram o preço base de cada produto e o artista decide o preço final de venda, definindo também quanto ganha. Depois, é só acompanhar as vendas e mensalmente receber os royalties via Paypal!

A experiência incrível, pode deixar com eles!

O resto do processo é por conta da equipe do Colab55: lidam com produção, embalagem, envio, atendimento aos clientes e pós-venda. Os artistas ficam livres para colocar a mão na massa e compradores maravilhados com produtos únicos e especiais.

Você pode saber mais detalhes visitando esta página.

Colabb55-2

Não tive a oportunidade (mas gostaria) de testar a ferramenta ou de mensurar os resultados obtidos pelos demais participantes da plataforma. Então deixo os comentários abertos para quem já usa/usou e gostaria de compartilhar a sua experiência conosco.

E você, o que acha deste tipo de ferramenta? Compartilha a sua opinião com a gente nos comentários.

Compartilhe este artigo:

Este post tem 18 comentários

  1. Ooi, tenho vontade de criar uma lojilha no colab55, e eu estava pesquisando bem. Quando a gente faz uma conta no paypal pra receber os pagamentos da colab, ele tira uma taxa do pagamento que você recebe?

    1. Sim, toda carteira eletrônica desconta taxas, é assim que elas se mantém.

  2. Liute, sou um fotógrafo amador, consigo trabalhar bem na Colab55 com minhas fotos ou eles só aceitam artes gráficas?

    1. Oi Wenderson, dá uma lida no regulamento deles. Eu não sei te dar uma resposta quanto a isto. Você pode entrar em contato com a administração do site.
      Um abraço!

  3. sempre tive a curiosidade de saber quanto mais ou menos da pra ganhar vendendo por la, 🙂

      1. sobre a porcentagem muito obrigado, achei que fosse um pouco mais, mas uma pessoa que ja coloca ali pelo menos uns 10 trabalhos , consegue vender bem ? o site tem uma rotina boa de vendas ? sei que divulgação da página fica a cargo de cada um , mas queria saber uma media mesmo. Obrigado.

        1. De nada.
          Bem, é como você disse.. Depende da divulgação, contatos, etc..
          Sobre a rotina de vendas deles, tente entrar em contato no site. Ou fale com designers com muitos fãs na loja.. quem sabe você consegue algo..

  4. Criei uma e vou começar a fazer planejamento de marketing e divulgação em breve. Eu já conhecia o Society6, que segue a mesma ideia. O grande desafio é consolidar a marca fora da plataforma.

      1. Nossa que honra, ter meu comentário respondido por você Liute!!!
        Pois então, com certeza, quando conseguir minhas vendas vou comentar aqui sim. Bem até agora, nenhuma, mas acho que não posso desistir, não é..

        Se for possível para você, conferir meu trabalho, compartilhar, dar umas dicas, ou sua opnião.. ficarei agradecido..

        Há muito tempo acompanho seu site e canal no youtube, e seu trabalho é muito bom, excelente, uma grande referência. Sou designer autodidata, entre iniciante e intermediário talvez, e agradeço por todo conhecimento compartilhado…

        Minhas principais redes:
        Colab55: https://goo.gl/KXjfxi
        Facebook: https://goo.gl/5QOj5K
        Twitter e Instagram: @LuizGDesign

        Valeu!!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como dar desconto por volume de itens?

Como dar desconto por volume de itens?

Uma das situações bem comuns de acontecerem quando trabalhamos como freelancers é o cliente nos pedir desconto quando ele solicita…
5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

Trabalhar como freelancer é um grande desafio, uma série de pontos importantes devem ser bem trabalhados para que o designer…
Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Logo que você decide iniciar sua carreira como designer gráfico, ilustrador, arte finalista ou qualquer outra área criativa, uma das…
Organização e produtividade

Organização e produtividade

Acredito que um dos maiores desafios de quem trabalha como designer freelancer é manter seu local de trabalho organizado. Algumas…
Fechar Menu