Dicas para criar um currículo criativo

Designers, publicitários e todos que tem uma carreira no mundo das artes passam por muitas dúvidas na hora de criar um currículo, isso porque são profissões dinâmicas, onde os melhores se destacam e buscam sempre crescer profissionalmente. Pensando nisso, juntamos algumas dicas para você se inspirar na hora de montar seu currículo ou portfólio, porque muito mais do que a sua experiência, é nele que você passa um pouquinho da sua essência, confira!

2

1. Além de um currículo criativo, a plataforma usada também ajuda muito e por isso, muitos profissionais optam por hospedar suas experiências em sites e bancos de dados, permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso às informações, uma boa dica é mencionar isso no currículo e talvez até colocar um QR Code de acesso ao portfólio.

Curriculo_tipografico

2. Uma boa dica para indicar seus níveis de conhecimento em softwares, como Photoshop, Illustrator, Corel, entre outros, é criar um pequeno gráfico com o seu nível de conhecimento.

1-Rita Maia

3. Criar um modelo que relembre uma página de revista é uma ótima dica,  pois permite que o candidato explore vários lados da folha, evitando deixar informações fundamentais de fora.

3

4. Lembre-se que colocar uma foto de perfil não é obrigatório, caso você se sinta mais confortável, pode inserir uma caricatura ou desenho representativo, além de criativos e diferenciais, são uma graça e dão uma cara ainda mais individual ao material!

5-Pamela1

5. Cuidado com as experiências que você quer passar, um exemplo direto seria um trabalho realizado para uma marca de camisinhas, por exemplo, aconselha-se a não colocar no currículo quando se quer atingir uma vaga em alguma empresa mais convencional, analise o objetivo e veja quais trabalhos tem mais chances de agradar seus futuros chefes e colegas.

20-SaraG1

20-SaraG2

20-SaraG3

E aí, gostou das dicas? Monte seu currículo com calma, selecione os melhores trabalhos e busque destacar suas maiores qualidades e principalmente as que possam se relacionar com a vaga desejada.

Artigo publicado em parceria com a Fastcom.

Você pode conferir mais dicas e conhecer os currículos por trás das imagens mostradas aqui acessando este post.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 14 comentários

  1. Adorei! Me inspirou pra caramba.

  2. Muito boa essa matéria! gostei das idéias para currículos , muito criativos e diferenciados!

  3. Excelente ideia!!
    Muito Bom!!

  4. Massa ohhh Liute tem como me mandar alguns exemplos de Currículos cristivos tipo aki não ta abrindo as imagens postadas :/
    aguardo

  5. Sou nova integrante…este é meu primeiro comentário (heheheh)….adorei as dicas do artigo, muito bom mesmo.

  6. Muito bom diferenciar! Vou fazer o meu seguindo as dicas!
    No RH da empresa onde trabalho eu vi um mais ou menos parecido com o da primeira imagem…
    O pessoal gostou muito!

  7. Muito bom o artigo, a algum tempo atrás eu tinha bolado um currículum bem diferenciando usando a minha logo marca e outras coisas bem legais mais dicas aí deu para mim dar uma revolucionada bem legal no meu currículo e fazer ele ficar bem mais elaborado, valeu mesmo por compartilhar!

  8. Por isso eu amo essa profissão…sair do convencional e fazer uma apresentação dinâmica e engraçada,mas sem perder de vista a objetividade. Estava me planejando fazer algo assim,esse post me deu a certeza de que dá para fazer algo legal e referencias muito bacanas. obrigado

  9. Liute, você sempre surpreendendo a gente com maravilhas do design. Eu sempre apostei na ideia dos currículos criativos, mas as opiniões dos RHs das empresas tinham como resposta “quanto menos disneylândia, menos fogos de artifícios, melhor”. E aí, esses currículos criativos funcionam mesmo ou faz os recrutadores se cansarem (por fim, descartarem a pesquisa) de tanto “acessa aqui, acessa acolá, volta pra ali etc.”? Valeu! Obrigado pelo post!

    1. É importante saber como empregar a criatividade nestes casos. Tem que ser diferente mas sem parecer muito carnavalesco. É só fazer um projeto agradável e divertido que você consegue bons resultados.

  10. Muito bom, nada melhor que um currículo criativo para mostrar que o designer é criativo hehe

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como encontrar novos clientes?

Como encontrar novos clientes?

Um dos principais problemas quando se trabalha como freelancer é a instabilidade, em um mês você pode estar trabalhando como…
Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Se você já tentou trabalhar como designer freelancer sabe que esse é um dos maiores desafios que pode encontrar em…
Como dar desconto por volume de itens?

Como dar desconto por volume de itens?

Uma das situações bem comuns de acontecerem quando trabalhamos como freelancers é o cliente nos pedir desconto quando ele solicita…
5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

Trabalhar como freelancer é um grande desafio, uma série de pontos importantes devem ser bem trabalhados para que o designer…
Fechar Menu