Dados variáveis no Illustrator

Imagine criar um projeto que precisa de dados de mil pessoas, incluindo nome, telefone de contato, email, entre outras informações que variam de pessoa para pessoa. Criar este tipo de projeto pode ser um verdadeiro trabalho de Hércules se você não conhece ou utiliza ferramentas de dados variáveis.

Neste vídeo vou te ensinar como usar dados variáveis no Adobe Illustrator. O processo é muito simples: Com o Illustrator, uma tabela de dados e um pouco de técnica, você insere dados variáveis com facilidade e exporta centenas de projetos com dados diferentes em apenas alguns cliques. Aprenda a usar o painel Variables e criar actions para exportar seus dados variáveis.

• Mr. Data Converter: https://shancarter.github.io/mr-data-converter/
• Dados variáveis no CorelDRAW: https://www.youtube.com/watch?v=71JbZmzBMeA

Indicação: O design da fotografia: http://ggili.com.br/pt/tienda/productos/o-design-da-fotografia

Não deixe de visitar e se inscrever no Canal do Clube do Design no Youtube.

Compartilhe este artigo:

Este post tem 16 comentários

  1. Liute, meu brother, obrigado por compartilhar essa dica, me ajudou demais.
    Eu tinha um job pra terminar com várias assinaturas de e-mail e vários cartões, eu sabia que tinha essa ferramente, mas nunca tinha usado, serviu perfeitamente!
    Parabéns pela didática e muito obrigado, cada vez mais sucesso pra você, abraço!!!

  2. Olá Liute!
    Como sempre, valeu pelo video! Ajuda muito!!!
    Minha dúvida…e no caso de um folder, ele funcionaria? Já que tem muito mais conteudo do que o cartao… Pergunto porque eu tenho um material A4, frente e verso, que precisa ser passado para vaaaaarios idiomas (minimo 13) e realmente dar Ctrl C + Ctrl V para cada frase, titulo, bloco de texto, é desanimador. Para um produto fiz na mao, ate pensar em buscar isso na internet e achar o seu video. Tentei fazer com um mas nao deu certo. Aparece uma mensagem:”The filter cannot complete because of an unknown error”. Teria ideia de por que desta mensagem?

    1. O problema deve ser a quantidade muito grande de textos dentro de seus dados. Como você precisa de um grande volume de informações, múltiplas linhas, etc, acredito que a melhor maneira seja usar outro aplicativo, como o InDesign, que trabalha de maneira nativa e muito mais eficiente com dados variáveis, sem a necessidade de criar fontes de dados XML. Faça um teste.

  3. Muito bom!

  4. Olá Liute, parabéns pelo belíssimo trabalho. Cara, estou tendo problemas com a mensagem “A biblioteca de variáveis de entrada é inválida”, já revisei seu vídeo e (aparentemente) não estou errando em nada, mas quando vou carregar o xml dá problema. Abraço.

    1. Verifique se a sua tabela não contem linhas vazias, espaços em branco no XML também dão erros. Geralmente a última linha (ou as últimas linhas) dão esse tipo de problema.

  5. olá Liute Cristian eu estou encontrando um problema ” A biblioteca de variáveis de entrada é inválida”.
    poderia me dar uma luz amigo estou precisando muito que este recurso funcione tenho 9.00 cupom pra preencher. grato pela atenção.

    1. Você provavelmente está esquecendo de selecionar “Xml do Illustrator” no Mr. Data Converter.

  6. Excelente video. Didático e completo, parabéns!

  7. Oi Liute, eu já uso essa ferramenta a algum tempo para economizar tempo em alguns materiais que faço, utilizo tanto variáveis de texto quanto imagens/links. Mas uma coisa que tenho dúvida e nunca encontrei uma resposta é se é possível utilizar dados de texto com formatação básicas (negrito/itálico e tamanho da fonte). Nesse caso seria para bloco de texto, ou informações que necessitem esse tipo de informação, por exemplo se eu quiser que o nome esteja normal e o sobrenome em negrito, tudo na mesma linha. Utilizando dois blocos de texto separados não dá certo pois o número de caracteres em cada nome vária… Você conhece alguma solução?

    1. Oi Tales, a solução, na verdade, você já usa, que é utilizar dois blocos de texto variáveis. Apenas inclua os dois campos na mesma caixa de texto, mais ou menos assim: [ ].
      Resumindo, os dados variáveis não precisam estar separados em caixas diferentes, se você os inserir na mesma caixa de texto, eles vão trabalhar bem do mesmo jeito.
      Um abraço!

  8. Olá Liute! Td bem? Gostaria de saber como funciona os dados variáveis com uso de imagens. É possível fazer no illustrator?

  9. Adorei o vídeo só que quando fui testar os textos que eu usaria como variáveis no Illustrator ficaram desalinhados. devo ter feito alguma coisa de errado. pode me ajudar?

    1. Oi Leandro, você só deve prestar atenção na configuração do texto, configurar o alinhamento para lado esquerdo ou direito pode ajudar a prever a variação devido ao tamanho do texto. Desalinhamentos podem ocorrer por causa disso, então você precisa bolar alguma solução no seu layout para contornar este problema.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Um problema que enfrentei e que me tirou do sério nos últimos dias foi este: eu abria o Affinity Photo…
Affinity Photo #1 - O que é o Affinity Photo

Affinity Photo #1 - O que é o Affinity Photo

O Affinity Photo traz um novo começo para a edição de imagens para fotógrafos profissionais, retocadores e artistas conceituais. Com…
Illustrator básico para vetorização #01

Illustrator básico para vetorização #01

Quando lancei no ano passado o curso de Lettering completo na Suíte Criativa, deixamos bem claro que seria ensinado a…
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Fechar Menu