Como surpreender a todos juntando seu Currículo ao Portfólio

Olá a todos! É um grande prazer fazer parte da família do Clube do Design, me chamo Gabriel Moreth, sou graduado em design gráfico e pós graduado em marketing em mídias sociais, tenho 26 anos, 10 deles dedicados ao design gráfico e será um prazer poder compartilhar conhecimento com todos nesta comunidade.

Nesta matéria vou falar de um assunto muito importante para o mercado dos designers gráficos, que é o currículo! Mas pera lá, já falaram sobre currículos por esses dias! Mas essa matéria será uma continuação, de maneira diferente, incluindo seu currículo com portfólio, isso mesmo!

Nada mais importante do que realizar grandes projetos e se dedicar a vida inteira para a carreira de designer gráfico, é muito importante que você construa um currículo criativo e inspirador para quem possa vir a te contratar, isso sem esquecer do portfólio, por isso nesta continuação de currículos criativos, vou falar um pouco desse novo estilo de currículo, em que você pode mostrar não só suas habilidades como mostrar impresso, parte do que você já produziu e para isso vou mostrar um exemplo que eu criei, do meu próprio currículo.

O designer gráfico é visto no mundo como um artista criativo, com idéias originais e acima de tudo, alguém capaz de realizar todos os desejos de quem os contrata, e é exatamente com estas inspirações que trago para vocês um novo modelo para construção do seu currículo profissional, para ajudar você a ganhar ainda mais chances em uma vaga de trabalho e também na exposição do seu nome e sua carreira profissional.

portfolio2

Por onde começar

Muitas pessoas podem se perguntar, por onde devemos começar a execução de um bom currículo, tendo em vista que são muitos os dados que devemos incluir. É importante que seu currículo tenha uma foto, seu nome e sobrenome (não precisando ser o nome todo), imagine como um perfil de rede social, que você insere sua foto, nome e sobrenome. A dica importante que posso passar, é jamais colocar dados completos como endereço e telefone fixo (a menos que você não possua celular) e colocar ao menos 1 rede social e no máximo 3 (sendo 1 delas um perfil no Behance ou alguma plataforma online de portfólio).

Tenha em mente que seu currículo precisa ter uma linguagem simples, direta e significativa, a fim de mostrar para quem vai avaliar seu perfil, que você é um profissional eficiente, direto nas ações e que possui também as habilidades necessárias para preenchimento de uma vaga ou contratação de um serviço com um cliente.

A partir disso, separe todo seu histórico de ações até a construção do seu currículo/portfólio. Curso que se formou, ano, a faculdade, ou curso técnico ou até mesmo se você está começando, inserir a instituição que você aprendeu seus cursos. É interessante destacar também alguma habilidade especial (geralmente em algumas vagas de design gráfico pedem habilidade com mídias sociais ou experiencia com marketing, ilustração ou habilidade com 3d) ou até mesmo uma língua estrangeira. Destaque-se, mostre que você se encaixa em qualquer vaga do mercado. Mas atenção, não coloque nada que está no seu perfil, pois você vai criar um currículo/portfólio original e não vai querer que todo encanto acabe na entrevista ou após a contratação, no dia a dia quem te contratou se decepcionar com você no prazo de experiência ou até mesmo um cliente não ficar satisfeito caso você ofereça seu currículo como um cartão de visitas.

Currículo ou portfólio

Ai que está! Você vai montar um currículo com portfólio. É inovação, é modernização, é uma grande dica que eu dou. Consegui muitos clientes entregando meu currículo como cartão de visitas. Isso se deve ao fato que inseri as informações necessárias da forma certa para a pessoa que estivesse avaliando ou lendo, não perdesse interesse.

Inovação

Lembramos mais uma vez que somos designers gráficos, e nosso diferencial é a criatividade. Mesmo que isso gere custo para faca especial, capa com laminação, tamanhos personalizados, impressões em Pantone ou a forma diferente que você fizer o seu currículo/portfólio, sempre é válido. Tenha em mente que é um investimento de carreira e se você quer chegar lá, precisa aumentar e muito seu potencial, na apresentação do seu currículo.

portfolio3

O que inserir e como inserir

Você deve inserir o seu melhor material, a dica que eu dou é de 1 serviço de cada categoria para não ficar repetitivo, e tente diversificar o cliente, não repita os mesmos clientes a menos que seja uma identidade visual com papelaria. E insira o seu material com mockups, os melhores você encontra pela internet em sites pagos ou até mesmo ótimos mockups aqui no Clube do Design, de diversos estilos, assim você apresenta de forma mais bonita seus serviços em aplicações aos leitores de seu currículo/portfólio.

Insira também suas principais habilidades, se você é especialista em algum tipo de design ou linha editorial, se você tem experiência com impressão ou acabamento de livros em capa dura, por exemplo. O importante como eu disse é mostrar todo seu potencial, mas claro que destacando com alguma imagem ou algo que não polua muito seu currículo e de maneira criativa.

Meu currículo

A criação deste post se deve a uma inspiração que eu tive quando criei o meu currículo e resolvi transforma-lo em currículo/portfólio. Não costumo ver pela rua profissionais com currículos criativos ou portfólios impressos, geralmente vemos currículos de folha única de forma estilizada e portfólios online para livre consulta. Uma pesquisa que eu fiz na internet um tempo atrás, foi de que quase 1/3 dos profissionais de design gráfico não possuem site próprio e/ou portfólio no Behance. O meu currículo foi impresso em Couché Matte 230gr de capa com laminação brilho e seu miolo foi impresso em couché Matte 150gr, com acabamento em corte reto e grampo/canoa.

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Em minha próxima matéria vou falar sobre post patrocinado no Facebook, como criar a imagem nos padrões do Facebook, com a temática certa de conteúdo para que seu post possa melhorar os resultados e trazer mais alcance para sua campanha.

Obrigado a todos!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 6 comentários

  1. Cara… você teria um PDF ou até mesmo um JPG só para eu ver como ficou?

  2. Ótima dica!

  3. E aí parceiro, valeu mesmo pela dica, muito bom mesmo o artigo, é super legal e super produtivo essas dica aí para desenvolver um currículum, Valeu mesmo e parabéns pelo ótimo trabalho!

  4. Olá Gabriel,estava querendo fazer algo assim depois que vi o portfolio de um estudio,estou em duvida de como colocar as informações etc.Visto que não será portfolio,que contem apenas imagens. E sim um currículo como vc mesmo explicou. Você tem algum link de referencia, ou o seu próprio online, para ajudar a direcionar melhor essa parte?

  5. Muito bom.. sabe que apesar de ser um fato a ideia de sermos criativos, para alguns nos quais eu me incluo, é difícil criar algo para si. A escolha do que mostrar, aplicação de efeitos material, cores etc.. Tudo isso dificulta a nossa decisão na hora de montar nosso portfólio. Até porque hoje em dia tudo que se pensa ser novo, já existe em algum canto do mundo e não queremos algo que se pareça com nada existente; isso complica, rsrs
    Acho bem pertinente esse assunto. Obrigado Gabriel.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como encontrar novos clientes?

Como encontrar novos clientes?

Um dos principais problemas quando se trabalha como freelancer é a instabilidade, em um mês você pode estar trabalhando como…
Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Se você já tentou trabalhar como designer freelancer sabe que esse é um dos maiores desafios que pode encontrar em…
Como dar desconto por volume de itens?

Como dar desconto por volume de itens?

Uma das situações bem comuns de acontecerem quando trabalhamos como freelancers é o cliente nos pedir desconto quando ele solicita…
5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

Trabalhar como freelancer é um grande desafio, uma série de pontos importantes devem ser bem trabalhados para que o designer…
Fechar Menu