Rússia apresenta logo da Copa de 2018

Nesta terça, 28/10 a fifa divulgou o logotipo oficial da Copa do Mundo da Rússia, que acontece em 2018. A apresentação foi feita por astronautas russos em missão espacial.

“Contagem regressiva! Cinco, quatro, três, dois, um”, disse o astronauta Maxim Surayev, que conseguiu mostrar ao mundo o esperado emblema apesar dos visíveis efeitos da falta de gravidade na plataforma orbital.

logo fica 018

Os designers usaram traços fortes, em vermelho, ouro, azul e preto. Todo o processo de seleção da marca oficial da Copa teve largada em janeiro de 2013, anunciaram os organizadores do torneio. As agências que participaram da concorrência foram incumbidas de apresentarem desenhos que capturassem a “alma russa”.

O desenho vencedor foi o da Brandia Central, empresa baseada em Lisboa, Portugal. O que nos lembra novamente que não há uma obrigatoriedade de o país-sede ser quem projeta a marca. O logo representa a rica tradição artística e a história de conquistas e inovação do país.

O desenho lembra o da Copa deste ano, no Brasil, por também ser feito a partir da imagem do troféu, que desta vez aparece em vermelho. Há ainda, no interior, a figura de um jogador com os braços para o alto.

Participaram da escolha do projeto o técnico da seleção russa, o italiano Fabio Capello, o goleiro Igor Akinfeev, a atriz Chulpan Khamatova, o pianista Denis Matsuev e o diretor de orquestra Valeri Guerguiev, além de membros do governo russo e do comitê organizador.

As primeiras impressões

O projeto já vem dando o que falar nas redes sociais em em grupos de discussão. Algumas pessoas compararam o logotipo com um aparelho de barbear elétrico, relembrando a impressão negativa que o logotipo da copa de 2014 causou entre os profissionais de design de todo o Brasil.

barbeador-eletrico

Histórico negativo

O histórico de logotipos para eventos esportivos está repleto de pérolas envolvendo design confuso e que não é aceito pela população e muito menos pelos profissionais que os avaliam. O que acontece com os “grandes” estúdios de design por trás das propostas do projeto? Será que há uma falta de sorte tão grande a ponto de nenhuma das marcas agradar a maioria, ou somos nós que atingimos um nível crítico exagerado?

Fifa_World_Cup_Germany_Logo_06_by_Tyrant_Designs

Me lembro de um artigo do Bruno Ávila que li logo depois que divulgaram o logotipo da copa no Brasil, onde ele fez uma pequena análise dos conceitos de design utilizados no projeto. Apesar de apontar pontos positivos e negativos, ao final, é impossível não associar a taça feita por mãos estilizadas ao ilustríssimo Chico Xavier.

Eu tive uma excelente impressão quanto ao logotipo da Copa da Rússia, que ao meu ver tem estilo e composição sofisticados e que sem dúvida dão um show se comparado ao logotipo feito pela agência África, do empresário e publicitário Nizan Guanaes, para a copa no Brasil.

Um fato que acho super válido seria o de as agências do país-sede serem responsáveis por projetos deste tipo, já que para “representar os valores e a cultura do País” contratar alguém de fora soa meio incoerente. Em todo caso, meu parecer é que o logotipo da copa de 2018 está pelo menos “muito melhor” que o nosso.

E você? O que achou do projeto? Acha que superou o logotipo da Copa do Mundo do Brasil? Comente.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 8 comentários

  1. Criativo mesmo é que já vê a zoeira encima dessas artes .

  2. Bom, já vi logomarca de evento esportivo muito melhor do que essa, que diga-se de passagem mesmo assim dá uma piza grande no logo da copa 2014 no brasil, pelo menos essa, foi bem finalizada, com traços fortes, cores que contrastam bem, e um efeito de luz e volume bem feito dando assim mais vida ao desenho.

    1. Com certeza Audenir, infelizmente não fizemos uma boa marca para a nossa copa.

    2. Desculpe parceiro não entendi bem seu comentário, qual sua opinião entre a nosso logo da copa de 2014 comparada a da Rússia, vc mencionou cores fortes, acho que a nossa não teve cores fortes porque seguiu o padrão da nossa bandeira,

    3. Desculpe parceiro não entendi bem seu comentário, qual sua opinião entre a nosso logo da copa de 2014 comparada a da Rússia, vc mencionou cores fortes, acho que a nossa não teve cores fortes porque seguiu o padrão da nossa bandeira!

  3. fifa bloqueou o video kakaka

    1. É verdade.
      Na verdade o vídeo já estava assim, esqueci de mencionar no post. Mas basta clicar no link pra ir ver lá no youtube. 😀

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Me chamo Rônatan Bica, sou estudante de design gráfico apaixonado por esse universo criativo. Meu interesse por design primeiramente venho…
Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Sou designer gráfica, trabalhei em agências de Design com projetos para Kibon, Bauducco, Barilla, Suxxar, Embraer. Atualmente sou profissional liberal…
Como dar um boom na sua criatividade?

Como dar um boom na sua criatividade?

Podemos dizer que a criatividade é como um músculo: quanto mais exercitamos, mais forte fica. Assim como o tecido muscular,…
Portfólio do leitor: Jacson França

Portfólio do leitor: Jacson França

Me chamo Jacson França, tenho 26 anos e sou designer independente. Sou formado em Design generalista pela Fundação Liberato Salzano…
Fechar Menu