Review – Design e Cultura: Sintonia Essencial

Design e cultura são elementos que andam juntos e a necessidade de entender como eles se relacionam é fundamental para qualquer estudante e até mesmo profissional do design. O Livro “Design e Cultura: Sintonia Essencial” de Maristela Ono busca trazer o tema para o debate.

A partir de hoje iniciaremos uma nova categoria aqui no blog Design Zero Um e junto com essa nova categoria também uma nova parceria com a editora Insight que é uma editora especializada na publicação de livros sobre demanda. A editora Insight atende principalmente pela internet e possui publicações voltadas principalmente em literatura, livros técnicos e design de cunho educacional.

Na categoria review teremos apenas a avaliação de livros de design e de áreas relacionadas, fazendo uma avaliação técnica de cada título e mostrando como ele pode ser interessante e útil a nós estudantes e profissionais do design.

Já vamos começar com um excelente título escrito por Maristela Ono e intitulado “Design e Cultura: Sintonia Essencial” que pode ajudar qualquer designer a entender como o seu trabalho influencia na construção da sociedade, um tema excelente e que permite uma série de desdobramentos sobre o assunto.

grande_59f942729fa950d6c0778963e50703ca

Poucos designers entendem a relação entre design e cultura e o livro da Maristela Ono que apresentamos hoje busca auxiliar na discussão sobre o tema. O livro não pretende esgotar o assunto mas sim contribuir para os estudos e pesquisas sobre essa relação entre design e cultura no desenvolvimento de artefatos para a sociedade.

Entender a relação entre design e cultura é extremamente importante pois permite que o designer realize seus projetos de forma mais profunda e consequentemente consegue atingir o propósito de cada trabalho.

Embora o livro volte bastante a sua temática para o design de produtos é possível aplicar todo seu conteúdo também ao design gráfico e demais ramificações do design.

Capítulos

O livro está dividido nos seguintes capítulos:

  1. Introdução
  2. Cultura e identidade
  3. Design industrial e cultura material
  4. Considerações finais

O livro “Design e Cultura: Sintonia Essencial” auxilia o designer a entender, por exemplo, como o seu trabalho influencia na construção da sociedade, todo designer que entende isso consegue utilizar esse conhecimento a favor de seu projeto a fim de produzir peças que sejam atraentes e condizentes a um determinado público e cultura.

 Desde que o ser humano começou a interferir no espaço natural, por meio da criação de seus primeiros artefatos , estes passaram a interagir e a participar na constituição de si mesmo, tornando-se um referencial para a sua própria existência. (Maristela Ono)

Capítulo de destaque

O capítulo que mais gostei foi o capitulo 3 onde são abordadas as funções do objeto separadas em “funções simbólicas”, “funções de uso” e “funções técnicas”.

Esse capítulo é excelente para ajudar na compreensão das relações entre os objetos e os usuários. Maristela Ono explica as funções que os objetos podem ter de acordo com determinados aspectos e eu gostaria de destacar o tópico sobre as funções simbólicas dos objetos.

Woman holding digital tablet in library via Corbis
Woman holding digital tablet in library via Corbis

As funções simbólicas são aquelas relacionadas aos anseios subjetivos de cada usuário, essas funções tem como principal característica o fato de não poderem ser quantificadas, ou seja, não tem como medir a quantidade de sofisticação ou de elegância de um produto.

É muito interessante perceber no decorrer da leitura que essa função dos objetos está muito presente em nosso dia a dia afinal de contas todos nós temos uma relação afetiva com algum objeto ou tipo de produto por uma série de razões que são apresentadas no livro.

É interessante ver também como nós designers temos esse poder de criar relações afetivas entre as pessoas e os produtos industriais.

O livro ajuda qualquer designer a ampliar a sua visão da maneira de projetar um produto, e quando me refiro a designer não estou me referindo apenas aos designers de produto ou aos designers industriais.

Como designer gráfico e designer industrial pude perceber que também é de grande importância um designer gráfico entender as relações entre os produtos e os usuários, afinal os produtos também possuem projetos gráficos e os projetos gráficos também são responsáveis por fortalecer os laços de afeição entre usuários e produtos.

Recomendo o livro “Design e Cultura: Sintonia Essencial” para todos aqueles que desejam aprimorar os seus conhecimentos relacionados a teoria e a prática do design de produto, recomendo em especial aqueles que atuam nas áreas de design de produto, design industrial, design gráfico, design de interiores e design de jóias.

O livro tem uma leitura agradável e um conteúdo bibliográfico excelente o que acaba tornando o material uma excelente fonte de pesquisa e consulta dentro do tema design e cultura.

Você pode fazer a compra do livro “Design e Cultura: Sintonia Essencial” de Maristela Ono no site da editora Insight, lá você pode também conferir muitos outros títulos relacionados a design e arte.

Gostou do post de hoje da nossa nova categoria? Então não se esqueça de curtir e de compartilhar. Até o próximo post.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Breve história da fotografia - Review

Breve história da fotografia - Review

Assim como qualquer outro campo profissional, é importante que você conheça um pouco da história da área em que você…
Caligrafia Fácil - Review

Caligrafia Fácil - Review

A caligrafia é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos e entusiastas no mercado do design gráfico. Essa…
Os segredos de ouro do Lettering - Review

Os segredos de ouro do Lettering - Review

A algumas semanas atrás eu recebi simplesmente o melhor livro sobre lettering que já vi em português. Sim, um livro…
Review - Desenhe primeiro, pense depois

Review - Desenhe primeiro, pense depois

Veja nesse artigo uma dica excelente para quem quer desenhar mas não tem muito tempo, nem materiais ou habilidade.
Fechar Menu