Clube do Design â€ș Carreira â€ș Quanto cobrar pela minha arte?
Pesquisar
Close this search box.

Quanto cobrar pela minha arte?

Aprenda todos os passos desde o levantamento de custos até o cålculo do percentual de lucro e descubra quanto cobrar pela sua arte e evitar prejuízo.

Afinal, quanto cobrar por uma arte?

Quanto cobrar por um logotipo? Por um flyer? VocĂȘ sabe quanto vale o serviço de criação de um projeto de identidade visual?

O primeiro desafio de quem começa como designer freelancer Ă© decidir quanto cobrar pelos seus serviços. Se vocĂȘ se perde quando vai passar um orçamento ou nĂŁo sabe quanto vale o seu tempo investido em um projeto, esse texto Ă© pra vocĂȘ.

Aqui eu vou abordar tudo o que vocĂȘ precisa saber para cobrar um valor justo pelo seu trabalho, cobrindo todas as etapas, do levantamento das despesas atĂ© a definição do seu lucro

Um guia completo para vocĂȘ nunca mais perder dinheiro e cobrar um preço justo pelo seu trabalho, independente do tipo de projeto que desenvolva.

Procurar por uma resposta pronta para esta pergunta não é o melhor caminho, pois existem muitas variåveis que influenciam no preço de um produto ou serviço.

VocĂȘ atĂ© pode usar tabelas prontas, como a da Adegraf, mas os preços levam em conta um cenĂĄrio distante da realidade da maioria dos profissionais criativos. 

Por isso, ao invĂ©s de simplesmente te dar um preço qualquer, sem nenhuma referĂȘncia, eu vou te ensinar como calcular o preço ideal pelo seu serviço.

Assim vocĂȘ pode equilibrar o que ganha e o que gasta com as suas expectativas de lucro, adequados Ă  realidade em que trabalha.

É tudo uma questão de custo

A precificação de qualquer produto ou serviço Ă© baseada em custo. Isso significa que antes de determinar quanto vocĂȘ vai lucrar, vocĂȘ precisa saber quanto gasta.

O processo Ă© simples, vocĂȘ deve listar todas as suas despesas, equipamentos e investimentos para descobrir quanto gasta todo mĂȘs.

Internet, telefone, aluguel, transporte, equipamentos, softwares, tudo isso precisa ser listado para vocĂȘ saber quanto precisa ganhar, no mĂ­nimo, sĂł para ficar disponĂ­vel para os seus clientes.

Um exemplo: Se vocĂȘ paga mil reais de aluguel, precisa ganhar, pelo menos, mil reais no mĂȘs para cobrir esta despesa. 

Claro que vocĂȘ nĂŁo gasta sĂł com aluguel e ainda precisa tirar o seu lucro, entĂŁo vamos um pouco alĂ©m e organizar tudo para fazer os cĂĄlculos necessĂĄrios. 

ReĂșna todas as despesas

A melhor maneira de fazer isso é em uma planilha, por isso, abra o Excel ou o Planilhas do Google e vamos começar a montar a nossa lista.

Se vocĂȘ quiser facilitar a sua vida e, de quebra, ajudar o meu trabalho, eu disponibilizei esta planilha otimizada na mina lojinha. VocĂȘ nĂŁo precisa comprar se nĂŁo quiser, Ă© sĂł continuar que eu vou te ensinar a fazer tudo do zero. 😉

O primeiro passo Ă© separar os custos em duas partes: Equipamentos e Despesas mensais.

Lista de equipamentos

Na tabela de equipamentos, vocĂȘ deve listar todo e qualquer equipamento que utilize para trabalhar. Computadores, impressoras, scanners, monitores, mouse e teclado. Se vocĂȘ gastou dinheiro para comprar, tem de estar listado aqui.

Precisamos separar equipamentos de outros custos pois os equipamentos tĂȘm vida Ăștil, ou seja, precisam ser trocados, seja por que ficam obsoletos ou por que quebram.

EntĂŁo a primeira parte da sua tabela deve ficar mais ou menos assim (VocĂȘ pode clicar na imagem para ampliar):

Lista de equipamentos de trabalho
Lista de equipamentos de trabalho

No meu exemplo estou usando o Planilhas do Google para construir a tabela. Se quiser economizar tempo, pode baixar a planilha neste link e ainda ajudar o meu trabalho.

Lembre-se: VocĂȘ deve incluir nesta primeira lista todos os equipamentos que utiliza para o trabalho. Se tem de comprar um grampeador, ele deve estar na sua lista.

VocĂȘ pode colocar uma linha especĂ­fica para material de escritĂłrio, se preferir, assim vocĂȘ deixa um valor fixo para a compra deste tipo de material.

Lista de equipamentos com a inclusĂŁo de uma linha para material de escritĂłrio.
Exemplo da lista com material de escritĂłrio

A sua lista pode mudar com o tempo, entĂŁo nĂŁo se preocupe, vocĂȘ poderĂĄ adicionar novos equipamentos e materiais Ă  medida que for necessĂĄrio. Apenas tome cuidado de organizar a planilha para evitar retrabalhos.

Preço

O prĂłximo passo agora Ă© colocar o preço de cada material. Coloque o valor total que vocĂȘ pagou por cada um deles, incluindo frete, impostos, qualquer quantia que tenha sido gasta para a compra. Veja o meu exemplo abaixo:

Lista de equipamentos com os preços adicionados.
Lista de materiais com os preços adicionados

VocĂȘ pode usar a formatação de NĂșmero do seu aplicativo de planilha sĂł pra deixar as coisas mais bonitinhas.

Selecionando os valores para formatação do nĂșmero.
Fiz isso selecionando os valores digitados
Formatação de nĂșmero aplicada aos valores selecionados.
E formatei usando o menu de nĂșmeros do Planilhas do Google

Nossa tabelinha estå começando a ganhar forma.

Vida Ăștil

Todo equipamento ou material tem uma vida Ăștil. Isso quer dizer que ele Ă© um recurso finito, que vai desgastando com o tempo e precisa ser trocado.

O computador envelhece, as peças dĂŁo defeito, equipamentos quebram e assim por diante. A Vida Ăștil nos diz em quanto tempo este equipamento precisa ser trocado.

Para fins de simplificação, vamos considerar que trocaremos nosso equipamento a cada X meses, levando em conta que o equipamento novo ou substituto terå exatamente o mesmo preço do anterior.

Isso nem sempre Ă© verdade, mas vocĂȘ pode estimar valores maiores na sua lista de equipamentos se achar que isso Ă© necessĂĄrio.

EntĂŁo vamos estabelecer, em meses, em quanto tempo o nosso equipamento vai ser trocado. Veja o exemplo a seguir.

Lista de equipamentos com a vida Ăștil adicionada.
Lista de equipamentos com vida Ăștil em meses

No exemplo acima, meu computador precisarĂĄ ser trocado em 60 meses, ou seja, 5 anos. Pode parecer difĂ­cil estimar estes prazos inicialmente, mas vocĂȘ pode fazer buscas na internet ou atĂ© mesmo consultar colegas para ter uma noção de quanto tempo duram os equipamentos que vocĂȘ precisa.

Com o Preço e a Vida Ăștil listados fica muito mais fĂĄcil descobrir quanto cada equipamento vai custar mensalmente.

Custo mensal

O Custo mensal dos equipamentos Ă© a primeira parte do nosso levantamento de custos, e isso vai nos ajudar a evitar prejuĂ­zo quando estivermos precificando o nosso trabalho.

Agora precisamos de um pouco daquele conhecimento que aprendemos nos cursinhos de informĂĄtica e usar a planilha para fazer cĂĄlculos sobre os valores que listamos.

Isso Ă© bem simples. Na coluna ao lado da Vida Ăștil vamos descobrir o Custo mensal.

Tabela de equipamentos com uma coluna para o custo mensal.
Vamos calcular o custo mensal dos equipamentos

Para fazer o cĂĄlculo, na cĂ©lula referente ao computador, digite um sinal de igualdade = para que o aplicativo entenda que vocĂȘ vai fazer um cĂĄlculo.

Começando o cålculo do custo de equipamentos.
Sinal de = (igual) inserido na célula

Depois Ă© sĂł clicar sobre o Preço do equipamento, digitar uma barra /, indicando que Ă© uma divisĂŁo e, em seguida, clicar sobre o valor da Vida Ăștil.

O aplicativo deve exibir a fórmula dentro da célula, no meu caso, =C4/D4. Veja o exemplo abaixo.

Calculando o preço mensal dividindo o valor do equipamento pela sua vida Ăștil.
FĂłrmula para dividir o preço pela vida Ăștil

Depois é só confirmar a edição da fórmula dando um Enter. A tabela deve exibir o resultado do cålculo.

O resultado Ă© o custo mensal do equipamento baseado no preço dividido pela vida Ăștil.
Resultado da divisĂŁo do preço pela vida Ăștil

Se vocĂȘ estiver usando o Planilhas do Google, como eu, ele vai sugerir repetir a operação em todas as cĂ©lulas que estĂŁo abaixo, terminando o trabalho pra vocĂȘ.

O Planilhas do Google pode sugerir completar as demais células automaticamente.
Se vocĂȘ confirmar, ele vai preencher os demais valores

Outra forma de repetir o cålculo é selecionando a célula onde o valor foi calculado pela primeira vez e puxar o pontinho no canto inferior direito (alça de preenchimento) até o final da lista.

Selecionando a célula com a fórmula.
Selecione a célula com a fórmula
Posicionando o cursor sobre a alça de preenchimento.
Posicione o cursor no ponto que fica no canto inferior direito (alça de preenchimento)
Arrastando a alça de preenchimento até o final da lista.
Arraste a alça até o final da lista
O cĂĄlculo foi repetido automaticamente.
O cĂĄlculo serĂĄ repetido automaticamente

Depois Ă© sĂł aplicar a formatação de NĂșmero, como fizemos no preço, para os valores ficarem mais redondos.

Custo mensal formatado como nĂșmero na tabela.
NĂșmeros formatados

Total

Pra terminar, vamos incluir uma linha de Total, somando todos os valores. Faça isso na Ășltima linha da tabela, como no exemplo abaixo.

A linha de total deve ser adicionada no final da tabela.
Incluindo a linha dos totais

Abaixo do Custo mensal nós vamos fazer um cålculo somando todos os valores que estão ali. Para isso, comece a função Soma digitando na célula =soma(.

Iniciando a digitação da função soma.
Digite exatamente =soma(

Depois de abrir o parĂȘntese, basta selecionar os valores que estĂŁo na coluna de custo mensal, tomando cuidado para nĂŁo selecionar a prĂłpria cĂ©lula onde estamos trabalhando. A função completa, no meu caso, ficou assim =soma(E4:E15).

Selecionando todos os valores do custo mensal.
Selecionando os valores de custo mensal

Depois, Ă© sĂł pressionar o Enter para confirmar e exibir o valor total calculado.

Valor total do custo mensal calculado.
Valor total do custo mensal calculado

VocĂȘ pode colocar uma cor na linha dos totais pra dar um destaque e ficar mais fĂĄcil de identificar.

Um sombreamento foi aplicado na linha de totais.
Linha de totais destacada

Nossa primeira tabelinha de custos estĂĄ pronta e descobrimos que o meu custo mensal com equipamentos Ă© de R$ 488,61.

Pode parecer pouco, mas lembre-se que estes custos sĂŁo diluĂ­dos por vĂĄrios meses. O peso estarĂĄ realmente nos nossos compromissos mensais, que Ă© o que vamos listar a partir de agora.

Lista de despesas

A maior parte dos nossos custos estå nos serviços que precisam ser pagos mensalmente, como as despesas com ågua, luz, internet, aluguel, etc.

Estes sĂŁo compromissos que tĂȘm uma data de vencimento e precisam ser honrados a qualquer custo.

É por isso que Ă© muito importante listĂĄ-los todos com cuidado para nĂŁo deixar nada de fora. JĂĄ pensou chegar no final do mĂȘs e nĂŁo ter dinheiro para pagar a sua conta de luz?

Na nossa planilha, vamos iniciar uma nova lista para as despesas mensais. Como vocĂȘ jĂĄ estĂĄ familiarizado com o processo, vou ser mais direto para que possamos avançar com mais fluidez a partir daqui.

O primeiro passo Ă© listar as suas despesas fixas, como no exemplo abaixo.

Lista de despesas fixas mensais.
Liste todas as suas despesas ficas mensais

Note que na minha lista eu adicionei também despesas com faculdade, seminårios e treinamentos. Estes também fazem parte dos seus custos, pois serão empregados diretamente no serviço oferecido para meus clientes.

VocĂȘ pode adicionar nesta lista quaisquer outros custos que vocĂȘ tenha para executar o seu trabalho.

Ela pode receber ou perder alguns itens com o passar do tempo, então fique ciente de que o seu custo mensal pode variar, o que pode refletir no seu preço final, de acordo com seus próprios objetivos.

Custo mensal

Como estes custos jå são mensais, não precisamos fazer cålculos em cima deles. Basta colocar ao lado o preço de cada item listado.

NĂŁo esqueça de formatar os valores digitados para nĂșmeros, assim a tabela fica mais organizada.

Custo mensal das despesas adicionado Ă  tabela.
Adicione os custos mensais e formate como NĂșmeros

Total

Seguindo a mesma lĂłgica da nossa Lista de Equipamentos, vamos adicionar uma linha de totais e somar todos os nossos Custos mensais.

Somando os custos mensais.
Use a função Soma para calcular o total
Total das despesas mensais calculado.
Valor total das despesas mensais

Como vocĂȘ pode notar, a maior parte do meu custo estĂĄ nas despesas mensais. Com estas duas tabelas prontas, temos uma boa ideia de quanto eu preciso ganhar apenas para pagar as minhas dĂ­vidas mensalmente.

A partir daqui temos tudo o que precisamos para fazer mais alguns cĂĄlculos e chegar ao resultado que precisamos: quanto cobrar pelo nosso trabalho.

Total de custos

Antes disso, vamos primeiro somar as nossas despesas, unindo os nossos custos com Equipamentos e Despesas mensais. Para isso, vamos digitar em uma nova coluna o Total de custos, como no exemplo abaixo.

Iniciando a coluna de total de custos.
Comece digitando o tĂ­tulo para organizar a tabela

Em seguida, vamos apenas somar os valores totais que jĂĄ havĂ­amos calculado. Para isso, comece digitando o sinal de = e depois selecionando o Total dos equipamentos.

Iniciando o cĂĄlculo de total dos custos.
Digite o sinal de = para começar o cålculo, depois selecione o total de equipamentos

Em seguida, adicione o sinal de + para somar os valores, e clique no Total de custos mensais.

Adicionando os custos mensais Ă  formula.
Digite o sinal de + e clique no total de custos mensais

No meu exemplo, a fĂłrmula para o cĂĄlculo Ă© =E16+H19, ao pressionar o Enter, o Planilhas do Google exibe o resultado da soma das despesas com equipamentos e custos mensais.

O resultado da soma dos custos com equipamentos e despesas mensais.
O total de custos é exibido após concluir a edição da fórmula

O meu total de custos Ă© de R$ 4.468,30, uma senhora conta que eu preciso pagar todos os meses sem falta.

Isso significa que este Ă© o valor mĂ­nimo que eu preciso ganhar todos os meses apenas para pagar as minhas despesas.

VocĂȘ pode se assustar com este valor, mas ele estĂĄ usando custos que estĂŁo presentes na minha realidade.

VocĂȘ pode ter custos maiores ou menores, e Ă© justamente este o objetivo desta primeira parte da nossa tabela.

Definindo a carga de trabalho

O próximo passo é fornecer informaçÔes que nos permitirão calcular quanto vale a nossa hora de trabalho e por quanto ela pode ser ofertada para os nossos futuros clientes.

Para isso, vamos estabelecer qual vai ser a nossa jornada de trabalho, ou seja, quantos dias no mĂȘs estaremos efetivamente trabalhando e por quantas horas por dia.

VocĂȘ pode seguir o exemplo abaixo e preencher a sua tabela com os valores que desejar.

Inserindo informaçÔes de carga de trabalho.
Indique quantos dias no mĂȘs e quantas horas por dia vocĂȘ pretende trabalhar

Observe que, no meu exemplo, eu indiquei que vou trabalhar durante 20 dias no mĂȘs, o que Ă© o mais comum se considerarmos o trabalho de segunda Ă  sexta-feira.

É claro que vocĂȘ pode ajustar isso a seu critĂ©rio, vocĂȘ pode preferir trabalhar um dia a mais ou um dia a menos, isso influencia diretamente no custo que a sua hora final pode valer.

Eu tambĂ©m adicionei uma carga horĂĄria diĂĄria de 8 horas de trabalho. O que seria iniciar as atividades Ă s 8h da manhĂŁ e trabalhar atĂ© as 12h, retornando ĂĄs 14h e encerrando a minha jornada diĂĄria ĂĄs 18h. Mais uma vez, vocĂȘ pode ajustar estes valores conforme a sua realidade.

Calculando a carga de trabalho mensal

Com estas informaçÔes em nossa tabela, vamos calcular o total de nossas horas de trabalho no mĂȘs inteiro, para isso, adicione um novo campo para o Total de horas no mĂȘs, como no exemplo abaixo.

Inserindo o total de horas no mĂȘs na tabela.
Seguindo os mesmo passos anteriores adicionamos um campo para o total de horas

EntĂŁo, basta calcularmos o resultado multiplicando os Dias de trabalho no mĂȘs pelas Horas de trabalho por dia, usando o sinal de =, depois selecionando o valor de dias, digitando em seguida o sĂ­mbolo *, multiplicamos pelas horas de trabalho.

Calculando o total de horas no mĂȘs.
O total Ă© obtido multiplicando os dias de trabalho no mĂȘs pelas horas de trabalho por dia.

No meu exemplo, a fórmula ficou =J7*J10, ao pressionar o Enter, o resultado da multiplicação é exibido.

O total de horas no mĂȘs Ă© exibido.
O total de horas no mĂȘs foi calculado

De acordo com os valores que eu forneci, eu trabalharia 160 horas por mĂȘs. Se vocĂȘ alterar os valores de Dias de trabalho no mĂȘs ou Horas de trabalho no dia, o Total de horas no mĂȘs serĂĄ atualizado automaticamente sem precisar repetir a digitação da fĂłrmula.

Calculando o custo por hora de trabalho

Agora podemos seguir para calcular quanto cada uma das minhas horas vale, considerando o meu total de custos.

Isso Ă© muito simples, adicione um novo campo para o Custo por hora de trabalho e divida seus Custos totais pelo Total de horas de trabalho no mĂȘs.

Adicionando o custo por hora de trabalho na planilha.
Adicione um novo campo para identificarmos o custo por hora de trabalho
Calculando o custo por hora de trabalho.
Divida o seu Total de custos pelo seu Total de horas no mĂȘs
O resultado do custo por hora de trabalho.
O resultado serĂĄ o seu custo por hora de trabalho
Formatando o resultado como um NĂșmero.
Formate o resultado como um NĂșmero para arredondar as casas decimais

Deixa eu explicar direitinho. Este valor Ă© baseado nos meus custos, isso quer dizer que se eu trabalhar 20 dias por mĂȘs, 8 horas por dia, gastaria R$ 27,93 por hora.

Este Ă© o valor que eu gasto por hora para manter todos os meus equipamentos e despesas fixas mensais.

As coisas estĂŁo ficando mais claras pra vocĂȘ?

Como toda a nossa tabela Ă© baseada em fĂłrmulas e funçÔes matemĂĄticas, qualquer alteração nos preços dos equipamentos, despesas mensais ou atĂ© mesmo na jornada de trabalho faz com que a tabela atualize os cĂĄlculos e vocĂȘ tenha sempre os valores atualizados.

Agora vocĂȘ tem uma das informaçÔes mais importantes para saber quanto cobrar pela sua arte.

Conhecendo o seu custo, vocĂȘ pode precificar o seu trabalho a fim de arcar com todas as suas despesas e pode estabelecer qual serĂĄ o seu lucro real sobre o seu trabalho.

Quanto cobrar pela sua arte?

De posse de todas as informaçÔes de custo e carga de trabalho, vamos descobrir finalmente quanto podemos cobrar de nossos clientes por hora de trabalho.

NĂŁo, vocĂȘ nĂŁo vai cobrar do seu cliente apenas o seu custo por hora. Assim vocĂȘ estaria trabalhando apenas para pagar contas.

Todo trabalho precisa de lucro, e o lucro Ă© o que sobra depois que vocĂȘ pagou todos os seus custos e despesas.

Vamos adicionar alguns campos em nossa tabela para chegarmos ao objetivo final. Para isso, reproduza as informaçÔes como no exemplo abaixo.

Adicionando campos para cĂĄlculo do valor comercial
Adicionei dois campos, um para o Percentual de lucro e outro para o meu resultado final

Veja que eu sempre deixo um espaço entre cada campo para que a minha tabela fique mais organizada.

Definindo o percentual de lucro

No campo Percentual de lucro, nĂłs vamos digitar um valor percentual que serĂĄ o nosso objetivo de lucro.

Ele deve conter as suas expectativas de lucro sobre o valor do seu custo por hora de trabalho, além de considerar uma margem para negociação e até o pagamento de impostos.

Digitando o percentual de lucro.
Digite o valor percentual incluindo o sĂ­mbolo %

No meu exemplo eu indiquei que terei um lucro de 150% sobre o valor do meu Custo de hora de trabalho.

Este percentual Ă© uma das variĂĄveis que mais pode mudar, pois influencia diretamente em quanto vocĂȘ vai ganhar pelo seu trabalho.

Valores maiores indicam que o seu lucro vai ser maior e, consequentemente, o seu trabalho serĂĄ mais caro para o seu cliente.

Valores menores tem o efeito oposto, vocĂȘ lucra menos e a sua mĂŁo de obra fica mais barata para o seu cliente.

O ideal, no meu ponto de vista, Ă© que vocĂȘ explore valores entre 80% e 150%, valores menores ou maiores que isso devem ser avaliados com cuidado para vocĂȘ nĂŁo ter prejuĂ­zo ou acabar tornando o seu custo inviĂĄvel de acordo com o perfil do seu pĂșblico alvo.

Leve em consideração que vocĂȘ tem um custo fixo por hora mas que dificilmente vocĂȘ vai aproveitar 100% de suas horas de trabalho.

VocĂȘ pode ficar um ou vĂĄrios dias sem nenhum trabalho remunerado, mas os seus custos estarĂŁo lĂĄ, e precisarĂŁo ser pagos no final do mĂȘs.

Isso faz com que o seu percentual de lucro tenha tendĂȘncia em ser o maior possĂ­vel para cobrir as suas despesas mesmo se vocĂȘ ficar alguns dias sem trabalho.

Se isso acontecer com frequĂȘncia, considere revisar os seus custos e a sua jornada mensal de trabalho, vale tambĂ©m redobrar seus esforços para conseguir novos clientes.

Outra alternativa seria inserir um campo separado na sua tabela, anotando quantas horas vocĂȘ trabalhou de fato e assim medir quanto realmente gastou e lucrou naquele mĂȘs.

Calculando o valor comercial por hora

Finalmente, para calcularmos o nosso Valor comercial por hora, basta descobrir quanto valem os 150% de lucro e somĂĄ-los aos nossos custos.

Para isso, vamos fazer uma fĂłrmula um pouco diferente, que deve começar com os primeiros valores entre parĂȘnteses, assim a gente faz um cĂĄlculo antes do outro, evitando erros no resultado.

Primeiro comesse digitando o sinal de = seguido de um parĂȘntese, fica assim =(.

Calculando o valor comercial por hora.
Vamos usar uma fĂłrmula com um parĂȘntese para fazer o cĂĄlculo da porcentagem primeiro

Depois Ă© sĂł clicar no valor do Custo por hora de trabalho e multiplicar pelo Percentual de lucro, como na imagem abaixo.

Iniciando o cĂĄlculo do valor comercial.
Selecione os valores de Custo por hora e multiplique pelo Percentual de lucro

Depois de indicar a multiplicação destes dois valores, feche o parĂȘntese ) e adicione o sinal de mais +, selecionando o Custo por hora de trabalho em seguida, como no exemplo abaixo.

Concluindo o cĂĄlculo de Valor comercial por hora.
Continue editando a fĂłrmula para concluir o cĂĄlculo

No meu exemplo, a fĂłrmula ficou assim =(J16*J19)+J16. Isso quer dizer que o Planilhas do Google vai primeiro resolver o que estĂĄ dentro do parĂȘntese, para depois somar com o que estĂĄ fora do parĂȘntese.

O que fizemos foi multiplicar o Custo por hora de trabalho pelo nosso Percentual de lucro, transformando o percentual em um valor real, depois que o resultado foi obtido, somamos ele ao nosso Custo por hora de trabalho.

Ao pressionar o Enter o resultado exibido serĂĄ o Valor comercial por hora de trabalho.

Valor comercial por hora calculado.
Resultado do Valor comercial por hora

A partir deste ponto, se vocĂȘ decidir mudar o Percentual de lucro, o Valor comercial por hora serĂĄ atualizado automaticamente. Isso permite que vocĂȘ faça testes com percentuais diferentes e veja quanto isso vai refletir no seu Valor comercial por hora.

O Valor comercial por hora Ă© quanto vocĂȘ deve cobrar por hora de trabalho dos seus clientes. Este Ă© o preço que te permitirĂĄ cobrir os seus custos e ter lucro.

De acordo com todos os cålculos que fizemos até aqui, eu devo cobrar R$ 69,80 por cada hora de trabalho que eu gastar no projeto de um cliente.

O que vocĂȘ estĂĄ achando deste texto atĂ© aqui? Curtiu? Se quiser ajudar o meu trabalho, pode contribuir comprando esta planilha lĂĄ na minha Lojinha. É muito importante contar com o seu apoio para escrever textos ainda melhores.

Liute Cristian

Como precificar um projeto?

Descobrir quanto cobrar por hora pode te dar uma bela visĂŁo sobre como precificar os seus trabalhos. Isso nĂŁo significa que esta Ă© a resposta definitiva para dar o preço exato por cada trabalho que vocĂȘ farĂĄ.

Este tipo de cĂĄlculo serve para que vocĂȘ possa conhecer as suas despesas e qual Ă© o valor mĂ­nimo que vocĂȘ deve cobrar por uma hora de trabalho sem que isso represente prejuĂ­zo.

Entretanto, criar um projeto criativo exige diversas etapas que podem consumir boas horas do seu dia sem necessariamente significar que vocĂȘ vai fechar o trabalho com um novo cliente.

Para concluir um projeto criativo, um designer geralmente passa pelas etapas de conversa inicial com o cliente, briefing, brainstorming, pesquisas, rascunhos, aprovaçÔes e revisÔes.

NĂŁo tem como saber exatamente quanto cada trabalho vai levar em horas, mas conhecendo os seus custos e com tempo e experiĂȘncia, vocĂȘ serĂĄ capaz de precificar o seu trabalho quase que automaticamente, de acordo com o seu prĂłprio fluxo de trabalho.

Pensando nisso eu escrevi um outro texto onde te mostro como precificar cada projeto especificamente, usando como referĂȘncia o valor que descobrimos aqui e dividindo o seu projeto em etapas. Confira o texto Quanto cobrar pela criação de um logotipo.

Exemplo: quanto cobrar por um projeto de flyer

Eu jĂĄ tenho um artigo mais detalhado sobre precificação por projeto, mas para que vocĂȘ possa terminar este texto com uma boa noção de como fazer isso, vamos a um exemplo prĂĄtico para a precificação de um projeto para um flyer.

Considere que o tempo e os preços mencionados aqui sĂŁo apenas exemplos, e vocĂȘ pode ajustĂĄ-los conforme sua necessidade. EntĂŁo vamos lĂĄ.

  1. Um projeto criativo precisa de algum tempo inicial para reunir com o cliente, receber a demanda e fazer ao menos um pequeno briefing. Vamos considerar que para isso vocĂȘ vai gastar cerca de 1 hora.
  2. VocĂȘ vai precisar interpretar este briefing, fazer algumas pesquisas e buscar algumas referĂȘncias antes mesmo de começar a colocar a mĂŁo na massa. Digamos que vocĂȘ leve meia hora para fazer isso.
  3. VocĂȘ vai precisar comprar uma imagem ou baixar uma de um banco que vocĂȘ jĂĄ paga mensalmente. Digamos que esta imagem custe R$ 30,00, preço mĂ©dio por uma imagem licenciada no Shutterstock.
  4. De posse de tudo o que vocĂȘ precisa, vocĂȘ começa a trabalhar efetivamente no design do flyer, abrindo o Illustrator, Corel ou Affinity Designer, montando o layout, textos, imagens, Ă­cones, etc. Digamos que aqui vocĂȘ levou mais 1 hora atĂ© concluir o trabalho.
  5. Com o trabalho pronto e sendo otimistas, o seu cliente aprovou de primeira e vocĂȘ sĂł precisa fechar o arquivo e enviar pra ele por e-mail. Vamos adicionar aqui mais meia hora sĂł pra arredondar.

Nos 5 passos acima temos um esquema simples do passo-a-passo para a construção de um flyer que vai usar uma imagem de um banco de imagens.

Agora tudo o que precisamos fazer Ă© colocar isso em valores, baseados na nossa tabela de cĂĄlculo de valor de trabalho.

  1. Somando todo o tempo gasto, temos um total de 3 horas de trabalho. Multiplicando pelo meu valor comercial, aquele que descobrimos na nossa tabela, fica 3 x 69,82 = 209,45.
  2. Eu tive que licenciar uma imagem no valor de R$ 30,00 para o meu cliente, então o valor desta imagem deve ser repassada no preço do trabalho. Logo, eu pego os 209,45 + 30,00 = 239,45.
  3. O valor final para a construção deste flyer é de R$ 239,45.

Viu que, com este simples cålculo, eu fui capaz de dimensionar um bom valor para a construção de um flyer com uma imagem licenciada?

Por quĂȘ nĂŁo arredondar este valor para R$ 240 ou R$ 250 e fixar este valor para qualquer trabalho igual a este que eu fizer de agora em diante?

Achou muito caro? Não se esqueça que eu usei o meu Valor comercial por hora para calcular. Este valor pode ser maior ou menor de acordo com os seus custos.

Além disso, o trabalho teve um custo adicional com uma imagem, que precisou ser paga à parte e que eu não previ nos meus custos com equipamentos ou serviços.

Considere, ainda, que vocĂȘ pode nĂŁo conseguir trabalhos para preencher todas as suas horas do dia, o que pode te deixar ocioso(a) por algumas horas ou atĂ© mesmo dias.

Quanto mais vocĂȘ potencializar os seus lucros, melhor, pois vocĂȘ serĂĄ capaz de suprir suas necessidades e cobrir seus custos atĂ© mesmo se ficar sem trabalho por um tempo.

Concluindo

Assim, nĂłs voltamos ao primeiro tĂłpico deste artigo, Ă© tudo uma questĂŁo de custo.

Identificando corretamente quanto vocĂȘ gasta para se manter e ficar disponĂ­vel para o mercado, vocĂȘ serĂĄ capaz de encontrar o valor justo para a sua mĂŁo de obra.

Vou deixar aqui uma versĂŁo otimizada da tabela que construĂ­mos para vocĂȘ baixar, editar e usar como quiser. VocĂȘ pode baixar para o seu computador e editar no Excel, ou subir para o Google Drive e editar direto nele pelo Planilhas do google.

Eu espero de coração que este texto tenha te ajudado de alguma forma a entender melhor quanto cobrar pela sua arte, ou pelo menos te dar um norte para vocĂȘ precificar seus produtos sem ter prejuĂ­zos.

Ainda existe muita coisa legal que eu posso falar sobre precificação e atĂ© trazer alguns exemplos mais cabeludos e difĂ­ceis de calcular. Neste texto, por exemplo, vocĂȘ pode descobrir como precificar projetos por etapas.

EntĂŁo, se vocĂȘ curtiu este texto e quer que eu traga mais coisas sobre este assunto, deixa um comentĂĄrio aqui em baixo me contando o que achou e deixando as suas dĂșvidas ou sugestĂ”es para um prĂłximo artigo.

Até logo!

Leia também:
Subscribe
Notify of
guest

94 ComentĂĄrios
Inline Feedbacks
View all comments
CARLA CRISTINA
CARLA CRISTINA
em março de 2024 6:28 pm

MUITO OBRIGADA! ME AJUDOU MUITO.

Andressa Geane
Andressa Geane
em janeiro de 2024 12:03 pm

Olå, foi a melhor explicação sobre o assunto que eu jå li ou vi. Muito obrigada!

Andreina Nascimento de Jesus
Andreina Nascimento de Jesus
em dezembro de 2023 2:10 pm

OlĂĄ Liute, gostaria de expressar minha profunda gratidĂŁo pelo seu artigo esclarecedor sobre precificação. O conteĂșdo nĂŁo apenas dissipou minhas dĂșvidas, mas tambĂ©m proporcionou uma compreensĂŁo mais sĂłlida e confiante sobre o assunto.
Agradeço, também, pela maneira simples e direta que abordou o tema; suas palavras transformaram minha forma de pensar sobre o tema e a partir de hoje não tenho mais incertezas ao determinar o valor do meu trabalho.
Mais uma vez, obrigado por investir seu tempo e conhecimento em proporcionar uma educação de qualidade.

Beatriz
Beatriz
em dezembro de 2023 1:14 pm

OlĂĄ, quero deixar registrado minha gratidĂŁo por todo cuidado em esclarecer e descomplicar este assunto que, por muita das vezes tornou-se para mim um desafio enorme. EntĂŁo, mais uma vez obrigada pelo artigo e por ensinar e consequente alavancar tantas carreiras que aqui estĂŁo com seu mĂ©todo de ensino. Sucesso a vocĂȘ professor e a todos os outros que aprenderam aqui.

Tayane
Tayane
em setembro de 2023 8:07 pm

Liute, quero agradecer imensamente por esse conteĂșdo. Eu estou planejando deixar o CLT e me lançar como freelancer, mas estou completamente perdida e com muitos receios. O conteĂșdo do seu canal e do seu blog estĂŁo me ajudando MUITOOO mesmo. Desejo muito sucesso na sua vida, vocĂȘ Ă© uma pessoa muito generosa por compartilhar esses conhecimentos com a comunidade. Novamente, muito obrigada ♄

LetĂ­cia
LetĂ­cia
em agosto de 2023 2:37 pm

Perfeito!!!! Obrigada pela explicação e parabĂ©ns pelo conteĂșdo 🙂

Gean lopes
Gean lopes
em agosto de 2023 2:11 pm

NOSSA MAN, PARABÉNS PELA EXPLICAÇÃO, NUNCA VI ALGO TÃO DETALHADO ASSIM E DE FÁCIL COMPREENSÃO.
PARABÉNS

janir ribeiro neves
janir ribeiro neves
em junho de 2023 9:43 am

bom dia paguei mas nao recebi a planilha

janir ribeiro neves
janir ribeiro neves
em junho de 2023 11:00 am

Desculpa o erro foi meu ja consegui
Baixar

SD Walker
SD Walker
em maio de 2023 6:25 pm

Top demais….

Simone
Simone
em maio de 2023 9:41 pm

Muito bom. Obrigada.

Daniel Viera
Daniel Viera
em maio de 2023 3:05 am

Obrigado Professor, pelo artigo! como sempre muito bem elaborado e direto ao ponto!

lagweb
lagweb
em abril de 2023 11:11 am

arrasouuuu ! Valeu pelo conteĂșdo

jorge
jorge
em abril de 2023 4:22 pm

conteudo foda, Deus te abençÔes

Daiane
Daiane
em março de 2023 10:37 am

Muito bom o conteĂșdo. Grata!

Gustavo
Gustavo
em março de 2023 10:16 pm

Eu sempre tive dificuldade em precificar meu trampo, agora consigo fazer rapidinho. MuitĂ­ssimo obrigado, me ajudou muito.

Lorie
Lorie
em janeiro de 2023 3:06 pm

Muito bom artigo! Esclareceu muito! SĂł fico com uma dĂșvida. As despesas pessoais, como alimentação, nĂŁo entram nas despesas fixas, certo? Esta seria despesas apenas relacionadas ao trabalho?

Daniel_Dzer0
Daniel_Dzer0
em janeiro de 2023 8:58 pm

Eu só tenho a te agradecer Liute Cristian pela sua disponibilidade e bondade de postar essa ajuda para nós que estamos tentando iniciar um negócio próprio! Não consegui achar postagem mais detalhada que a sua e que explicasse da forma mais aprofundada à qual a sua explica! Parabéns por chegar aonde chegou profissionalmente e por escolher ajudar quem estå iniciando nessa årea!
Obrigado e muito Sucesso para vocĂȘ! =D

Luiza
Luiza
em novembro de 2022 8:59 pm

Muito obrigada por esse conteĂșdo, me ajudou demais!

Bhrenda
Bhrenda
em outubro de 2022 8:09 pm

Gostei muito da explicação. O passo a passo foi super didåtico e me ajudou muito. Obrigada!

Galo Missioneiro
Galo Missioneiro
em outubro de 2022 1:53 am

Eu sou CLT, mas as vezes faço alguns freelas, mas sem noção nenhuma de como precificar meus trabalhos. Pela sua explicação percebi que estou praticamente pagando pra trabalhar, Î tristeza kkk
Muito obrigada pela ajuda, seu conteĂșdo foi extremamente valioso, nĂŁo encontrei nenhum outro lugar que explicasse tĂŁo minunciosamente como vocĂȘ. Valeuuu! ♄

Iara
em outubro de 2022 5:14 pm

Uau que conteĂșdo top. GratidĂŁo de mais.

Aira
Aira
em setembro de 2022 4:16 pm

Muito Obrigada meu amigo, por esse conteĂșdo excelente, melhor didĂĄtica que essa nunca vi! Rs, obrigada mesmo.

Priscila Nunes
Priscila Nunes
em setembro de 2022 11:08 am

Achei Ăłtimo como vocĂȘ montou essa tabela, acho que ficou tudo muito justo, gostei muito! Mas tenho uma dĂșvida… No meu caso, eu faço freelas “aleatoriamente”, visto que eu tenho emprego fixo, ou seja, nĂŁo vivo de freelas, faço de vez em quando… VocĂȘ acha que, nesse caso, ainda daria pra seguir essa lĂłgica?

Guilherme
Guilherme
em setembro de 2022 9:50 am

Estou sem palavras. Texto impecåvel, explicação top. Muito obrigado.

Valéria Amaral
Valéria Amaral
em setembro de 2022 11:39 am

Esse conteĂșdo foi perfeito! JĂĄ fiz os meus cĂĄlculos e agora jĂĄ tenho uma boa base para precificar os meus serviços e atingir as minhas metas.
GratidĂŁo!

Simone
Simone
em setembro de 2022 4:42 pm

amei amei o conteudo. obrigada. perfeito

Rony Peralta
Rony Peralta
em agosto de 2022 11:27 pm

Ótimo artigo meu amigo, Ă© de grande valia para nĂłs profissionais de qualquer ramo.
Agradeço por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Desejo muitas bençãos e sucesso sempre em sua vida…
Forte abraço…

Kenia
Kenia
em julho de 2022 11:00 am

Estava perdida quanto a precificação, adorei ter encontrado esse artigo, me deu uma luz. Obrigada!!

Izan de Freitas
Izan de Freitas
em julho de 2022 5:30 pm

Ótimo, muito obrigado pela ilustre aula,
Estou começando e não sabia como precificar, vou salvar este artigo, não esquecer jamais ?.

JoĂŁo Gabriel
JoĂŁo Gabriel
em julho de 2022 5:41 pm

Muito Obrigado, por compartilha seu conhecimento

jhonatan
jhonatan
em julho de 2022 5:20 pm

obrigado cara me ajudou muito parabĂ©ns pelo conteĂșdo

Adriano Silva
Adriano Silva
em junho de 2022 8:50 pm

Ótimo mesmo, Muito obrigado pelo conteudo!

Feh Ayumi
Feh Ayumi
em junho de 2022 1:16 am

Muito bem explicado! Parabéns, me ajudou muuito!

Vitor
Vitor
em maio de 2022 3:09 pm

Simplesmente demais, nĂŁo tem oque falar. De quebra levei o pacote Freelancer Toolkit !

Gabi
Gabi
em maio de 2022 1:24 am

Ajudou demais!! me deu um norte mt bom…

Laiza Nascimento Garcia
Laiza Nascimento Garcia
em maio de 2022 11:13 am

Amei! Ajudou muito. Obrigada!

cliris
cliris
em abril de 2022 12:20 am

olå bom dia sou o cliris falo de angola, e gostei bastante, das dicas, parabéns pela sua paixão pós, ja tenho acompanhado algumas das suas vídeo aulas e com certeza és um grande profissional, desejo-lhe muita força e prosperidade
Se pudesse gostaria de receber um e-mail sobre vosso curso de illustrator ou indesign, pĂŽs sou apaixonado pelas artes visuais,

Jennifer
Jennifer
em abril de 2022 10:34 am

Muito grata pela sua explicação, pois estou iniciando agora e não tinha noção de valores algum! E me ajudou a esclarecer muito! Deus abençoe seu trabalho e que possa continuar compartilhando esses grandes conhecimentos!

Marilia
Marilia
em abril de 2022 11:30 am

Excelente!! obrigada por esmiuçar tão bem esse tema que para nós é tão complexo!

Matheus
Matheus
em abril de 2022 6:00 pm

Agradeço!!!!

Aline
em abril de 2022 5:56 pm

Oi Liute, muito obrigada pelo artigo e dicas. Ajudou bastante.

Mac Arthur
em março de 2022 10:30 am

Excelente!!!!!! IrmĂŁo, isso foi a luz que eu precisava!! Estava cobrando meu trabalho “a olho” e isso nĂŁo demonstra profissionalismo. GratidĂŁo!!!!

DĂ©bora
DĂ©bora
em março de 2022 7:59 pm

Maravilhoso! Me deu um norte muito bom. Só acrescentaria na sua planilha o item alimentação. Pode não parecer, mas os designers comem também. ;P

Meg Melo
Meg Melo
em fevereiro de 2022 12:42 pm

Obrigada pela ajuda.

Luana
Luana
em janeiro de 2022 3:29 pm

Adorei me ajudou bastantee!!!

ANA TOMASELLI
ANA TOMASELLI
em janeiro de 2022 1:41 pm

Muito bom, me ajudou demais com a @docore_studio
Parabens!!!

Michele
Michele
em janeiro de 2022 11:27 am

VocĂȘ foi magnĂ­fico nas suas explicaçÔes, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!!!