Como montar um portfólio profissional no Behance – Parte 1

Quem deseja ter um portfólio online que seja profissional e atraente tem que se ligar nas dicas do artigo de hoje. Isso por que vou ensinar e mostrar alguns exemplos de como organizar o seu perfil no Behance de uma forma profissional. Ficou interessado? Então continue lendo.

Para o artigo não ficar muito extenso eu decidi dividir o conteúdo dele em dois posts sendo que hoje eu vou dar dicas mais relacionadas as suas informações pessoais e no próximo post eu vou ensinar como melhorar a apresentação dos seus trabalhos.

Todo aquele que deseja trabalhar como designer hoje em dia obrigatoriamente tem que possuir um portfólio online e uma das melhores ferramentas disponíveis atualmente na internet com essa finalidade é o Behance.

Businesswoman at desk with hand on chin via Corbis
Businesswoman at desk with hand on chin via Corbis

Por que eu acredito que ele é o melhor? É simples, o Behance além de permitir que você apresente os seus trabalhos ele ainda tem outras vantagens que eu particularmente gosto bastante como a possibilidade de você “seguir” outros profissionais e receber atualizações sobre os trabalhos deles.

Também gosto da função de poder criar “coleções“ de trabalhos, com essa ferramenta fica muito mais fácil fazer uma pesquisa e armazenar os trabalhos que você deseja utilizar como referência.

Entre outras coisas legais que o Behance oferece também gosto de poder curtir e comentar cada projeto e também pesquisar por projetos com temas e características específicas.

O Behance recentemente mudou o seu layout e agora passa a exibir todos os perfis com as cores brancas, ainda assim ele continua sendo uma ótima ferramenta para quem deseja exibir o seu portfólio na internet.

Existem alguns detalhes que podem tornar o seu portfólio mais profissional, não esqueça que o Behance não é o seu Facebook onde você pode colocar fotos de você bêbado em uma festa na casa de um amigo, o perfil no Behance serve para atrair possíveis clientes portanto é necessário que você tenha mais cuidado com ele do que com qualquer outro perfil em rede social.

Escolha a foto certa

A sua foto é um dos principais elementos no seu perfil pois ela já transmite uma menságem instantânea sobre você e seu trabalho. Ao escolher a sua foto de perfil você tem 3 boas opções: uma foto sua, a sua marca pessoal ou uma imagem que lhe represente. Vamos ver com calma cada uma delas.

Utilizando uma foto sua

Se for utilizar uma foto sua tenha sempre cuidado com algumas coisas que são básicas.

  • Utilize uma foto com boa resolução, uma foto com resolução baixa e que cause pixelização vai transmitir amadorismos ao seu trabalho.
  • Utilize uma foto que seja recente
  • Utilize uma foto em que você esteja de forma profissional, não precisa estar de terno e gravata mas nada de óculos escuros ou fazendo caretas muito extravagantes, ah e não se esqueça de sorrir.
  • Não utilize fotos recortadas de outras fotos principalmente se nela aparecerem as mãos de outra pessoa em seus ombros.
Foto
Portfólio Glenn Wolk

Eu acredito que vale a pena investir em um fotógrafo para tirar uma boa foto para você utilizar em seu perfil profissional mas se você não quiser ou não puder, escolha uma boa foto ou de preferência tire uma foto exclusiva para seu perfil no Behance.

Utilizando a sua marca pessoal

Se desejar, você também pode utilizar a sua marca pessoal para ocupar o campo destinado a sua foto, aqui eu recomendo que você utilize uma imagem em .png pois permite que você utilize um fundo transparente e consequentemente utilizará como background a cor de fundo do seu perfil.

Logo
Portfólio Pete Harrison

Assim como a foto pessoal, a utilização de uma marca pessoal também deve ser por uma imagem com boa resolução não esqueça que ela também representa a qualidade do seu trabalho.

Utilizando uma ilustração

Outra maneira que muitos profissionais utilizam para representar a sua imagem de perfil são ilustrações. Também gosto dessa opção principalmente se o seu trabalho tem uma identidade muito forte ou seja é bem característico.

Ilustração
Portfólio Yu Cheng Hong

Aqui novamente você deve ter cuidado com a resolução e enquadramento. Essa é uma ótima opção para quem não tem uma foto profissional mas quer fazer algo legal em seu perfil. Não esqueça de utilizar uma boa ilustração para causar uma boa impressão logo de cara.

Escrevendo sua biografia

Escrever sobre nós mesmos as vezes é difícil mas dedique um tempo para escrever calmamente a sua biografia. É importante escrever um pouco sobre você e sua história para que seus possíveis clientes saibam quem é o profissional por trás daquele trabalho.

Ao escrever sua biografia tenha extremo cuidado com a ortografia, lembre-se que um pequeno erro gramatical pode depor contra o seu trabalho. Leia e releia antes de publicar o seu texto biográfico

Escrevendo em outro idioma

Tenha muito cuidado também ao escrever os textos do seu perfil em outo idioma. Se você não sabe escrever em outro idioma o melhor é não se arriscar pois você está bem mais exposto a erros e isso também podem causar uma impressão de amadorismo.

Ao decidir escolher por escrever seus textos também em outro idioma avalie se você realmente tem possibilidades de ter seu trabalho avaliado por clientes no exterior, não caia na tentação de utilizar o Google Tradutor pois ele pode acabar traduzindo de uma forma completamente literal e incoerente que tornará seu portfólio bem amador.

Se você decidir por ter seus textos do perfil também em outro idioma invista em um profissional que possa traduzir os textos, isso não é tão caro e vale o investimento.

Personalizando as capas dos trabalhos

Na página do seu perfil são mostrados os seus trabalho e cada trabalho é apresentado com uma foto de capa. Normalmente os usuários do Behance adicionam uma foto com uma prévia do projeto, no entanto você pode personalizar essas capas para que o seu perfil fique mais exclusivo.

O importante aqui é usar a criatividade e fazer com que suas capas deem identidade ao layout do seu perfil. É importante sempre manter-se crítico quanto a qualidade do seu portfólio, busque sempre estar melhorando a sua forma de apresentação e se inspire no portfólio de grandes profissionais do design.

Bom pessoal por enquanto é só isso mas no artigo de amanhã vou ensinar como fazer para apresentar os seus trabalhos de forma profissional. Gostou do post de hoje? Quer compartilhar a sua opinião? Então fique a vontade.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. excelente post ainda atualmente! <3 ty

  2. eu vejo em perfis do behance, um gadget escrito na web, e em baixo botoezinhos das redes sociais dos mesmos, como eu faço isso?

  3. Olá, como eu posso expor trabalho estudantil que fiz na minha faculdade de Design? Por exemplo, fiz sobre uma empresa e usei fotos da mesma, como relato isso no Behance?

    1. Anne, você pode colocar “Empresa real – Trabalho Acadêmico”.
      Normalmente os alunos explicam assim 🙂

  4. Oi,
    Sou novo no Behance, criei uma conta para a agência onde trabalho @agencialadob e gostaria de saber se é possível integrar o Behance ao novo site da empresa que estamos desenvolvendo.

    1. Olá Lucas tudo bem?

      Cara existe um plugin para WordPress que permite você fazer uma integração do perfil no Behance em alguns pontos do seu site, até já usei ele aqui em alguns artigos onde meus trabalhos aparecem no final do post.

      Dá uma pesquisada na internet que você encontra isso bem fácil.

      Espero ter ajudado.

      Grande abraço.

  5. muito bom! gostaria de uma dica, em vez de por o meu perfil com o logotipo em meu nome, eu gostaria de criar um perfil com o nome da minha empresa, tu acha melhor criar um time com o nome da minha empresa ou um perfil para a empresa no behance?

    1. Olá @danielcapelani:disqus tudo bem? Cara eu acho muito melhor deixar os perfis separados então acho que seria melhor você criar um perfil para a empresa no Behance. Espero ter respondido sua dúvida. Abraço.

    1. Obrigado pelo comentário @gilpaulino:disqus que bom que está seguindo no caminho certo e fico feliz em poder te ajudar. Abraço,

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Uma das saídas que empresas buscam no momento de criar sua identidade visual é a utilização de um mascote, mas…
Manual do mundo mostra como são feitos os cadernos

Manual do mundo mostra como são feitos os cadernos

O Manual do mundo, um canal dedicado em experimentos e curiosidades publicou um vídeo mostrando como são feitos os cadernos.…
Como criar um lettering em 7 passos utilizando a caneta Tombow

Como criar um lettering em 7 passos utilizando a caneta Tombow

Você com certeza sabe que um trabalho com lettering pode enriquecer bastante o resultado final de seus projetos. Foi pensado…
Como apresentar um projeto em seu portfólio de forma prática

Como apresentar um projeto em seu portfólio de forma prática

Se você pretende trabalhar com Lettering e Caligrafia, ou mesmo com design em geral, é fundamental que saiba como apresentar…
Fechar Menu