Produção Gráfica #9 – O que é lineatura?

Olá meus queridos, sentiram falta da nossa série “Produção Gráfica“, não é mesmo? Sei que tivemos algumas semanas sem publicações, mas eu já expliquei neste vídeo o que está acontecendo.

E se este é o seu primeiro artigo, não deixe de clicar aqui e acompanhar todas as publicações desta série. Ela traz um conteúdo muito relevante para designers gráficos, diretores de arte, arte-finalistas ou qualquer profissional criativo que quer ficar por dentro de produção gráfica, impressão, equipamentos e um monte de coisa interessante relacionada a impressão.

No artigo de hoje vamos falar de um conceito muito usado diariamente por profissionais de impressão e de design gráfico e que está relacionado diretamente à qualidade de materiais impressos.

O que é lineatura?

Você com certeza já ouviu falar ou leu sobre DPI certo? o DPI (dots per inch, ou pontos por polegada) é o que define a resolução de uma imagem impressa. Teoricamente quanto mais pontos por polegada (ou outra unidade de medida qualquer) uma imagem possui, mais bem definida e com maior qualidade ela será impressa.

Diferente do que costuma-se pensar, o DPI não esta relacionado ao tamanho da imagem, ele é indicado na impressão da imagem (seja em casa, laboratório fotográfico ou gráfica) para definir o número de pontos por polegada (dot per inch) que terá a imagem, quanto mais pontos por polegada (mais dpi) maior a resolução, já que o olho não será capaz de ver os pontos separados e passará a ver como um padrão contínuo de cores a imagem.

Alta/Baixa resolução (Mulher sorrindo ©Shutterstock)
Alta/Baixa resolução (Mulher sorrindo ©Shutterstock)

Outro fator ligado ao fotolito e que influência diretamente na resolução e na qualidade das imagens impressas é o LPI (lines per inch, ou linhas por polegada) e refere-se à frequência dos pontos que formam as retículas: quanto maior a frequência deles (ou seja, quanto maior a lineatura), menores os pontos e mais bem simulados serão os meios-tons.

Em contrapartida, quanto menor a LPI, pontos maiores e em menor número formam as retículas, de form que se tornam mais visíveis a olho nu e resultam numa simulação mais deficiente dos meios-tons.

Qual é a diferença entre LPI e DPI?

O LPI é usado para indicar “Linhas por Polegada”, também conhecido como tela em linha. É isso que uma gráfica usa para indicar a resolução de tela de meio-tom usada ao imprimir.

O DPI é usado para indicar “Pontos por Polegada” e é geralmente usado por dispositivos que não usam meia linha para indicar quantos pontos de tinta há em uma polegada.

Você pode obter informações bem interessantes neste artigo.

Como escolher a lineatura?

Quem escolhe a lineatura do fotolito pode ser o birô de pré-impressão ou o próprio designer, dependendo do formato do arquivo que está sendo fornecido ao birô. No caso de arquivos abertos, o próprio birô definirá a lineatura do fotolito, já nos arquivos fechados, o designer é quem deve defini-la no momento do fechamento do arquivo (veremos mais sobre isto quando falarmos de pré-impressão).

Dois fatores básicos devem ser levados em consideração para determinar a lineatura de um projeto: o papel que será usado – quanto mais absorvente, menor deve ser a lineatura, pois pontos muito pequenos e próximos podem “estourar” pelo excesso de tinta – e o equipamento usado pelo bureau.

A relação entre DPI e LPI é de 2:1 (dois pra um, ou dois por um, tanto faz 😛 ), isso quer dizer que a resolução de imagem em DPI deve ser sempre o dobro da em LPI. Assim, um projeto que terá o fotolito revelado à 150LPI deve ter resolução das imagens de 300DPI.

O pessoal da Up Computaçãodicas muito importantes sobre isso.

Veja mais alguns links interessantes se você quiser fazer o dever de casa:

No próximo post falaremos sobre as propriedade e características das Matrizes. Não perca! E se você tiver dúvidas, compartilhe conosco nos comentários ou no nosso fórum especial sobre produção gráfica.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 9 comentários

  1. Muito interessante este artigo sobre lineatura, gostei, parabéns pelo artigo!

  2. Muito Bom!

  3. Muito interessante, sempre aprendo bastante no blog.

  4. Muito bom!

  5. Sempre aprendo aqui! Linguagem simples e fácil. Valeu Liute!

  6. Muito bom o tema sobre Lpi e Dpi sempre aprendo com o Clube do Design, isso me fez lembrar das retículas usadas em Serigrafia, tenho muita duvida em relação a silk, ja tem alguma matéria sobre Silk em geral? se não tiver acho que seria uma boa, ou uma matéria ou até mesmo uma série rsr bom fica a dica muito obrigado pelos ótimos artigos valeu!

  7. Muito interessante, Liute. Uma dúvida que vejo rolando muito por aí é em relação a DPI (dots per inch) e PPI (pixels per inch). Você já falou sobre isso?
    Um abraço e parabéns pelo artigo.

    1. Valeu Walter! Ainda não falei sobre PPI, na verdade entra em um campo um pouco mais complexo que tem relação com o tamanho físico dos pixels de monitores ou telas. Na verdade, por definição, seria bem simples, é a quantidade de pixels que cabem em uma polegada na tela do computador (na tela física, no caso). Como hoje em dia temos dispositivos que apresentam tamanhos variáveis de pixels e existe também o fator “distância” entre pixels, é um assunto que eu não domino muito.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
O que é Escala de Valores?

O que é Escala de Valores?

Aprenda nesse artigo uma maneira fácil e eficiente de determinar e quantificar os valores de uma marca.
Quando mudar a identidade visual?

Quando mudar a identidade visual?

As empresas e profissionais que possuem uma identidade visual, cedo ou tarde vão se deparar com essa questão que a…
Os mascotes e as marcas - Parte 3

Os mascotes e as marcas - Parte 3

Continuando a sequência de artigos sobre mascotes listei aqui alguns ótimos exemplos de mascotes que já foram criados e que…
Será que todo designer precisa de uma marca gráfica?

Será que todo designer precisa de uma marca gráfica?

Nesse artigo gostaria de falar sobre um post que li certa vez e que me deparei com essa questão. Depois…
Fechar Menu