Princípios da Gestalt : Unidade e Semelhança

A palavra Gestalt (plural Gestalten) é um termo intraduzível do idioma alemão para o português. O termo mais próximo em português seria Forma ou Estrutura, um conjunto de coisas que se prendem se apóiam e se determinam reciprocamente (determinando uma estrutura global, o todo). Por isso, gestalt também é muito conhecida como Psicologia da Forma. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer. Ela afirma que nossa percepção não se dá por “pontos isolados”, mas, sim, por uma visão do “todo”.

O ambiente nos possibilita uma gama de estímulos físicos e, para que os possamos compreender formamos organizações perceptuais (processo de organização dos resultados). Há várias maneiras para que possamos organizar estes estímulos, de modo que, exista apenas um, nunca dois tipos de organização em um único momento, e é algo que acontece de forma espontânea, sendo inerente a cada indivíduo.

clip_image002

Na composição de um objetos temos várias formas mas unindo-as captamos apenas uma imagem.

Considerando a Psicologia da Gestalt, ela tem o intuito de analisar e “diagnosticar” as maneiras de como percebemos o mundo à nossa volta.

Os elementos que o compõe vistos como um todo, e não de forma isolada e como isto influencia na vida das pessoas.

E qual o papel da Gestalt na área de Design?

Sabendo como se dá a visão humana, e como esta capta as imagens que ainda que pareçam isoladas tornem-se um todo, podemos fazer com que essas possibilidades sejam usadas de maneira benéfica levando em conta determinados princípios e aplicando-os em uma composição que agrade aos olhos e à percepção dos usuários de um site ou de uma marca.

Quando algo não agrada alguém está ligado ao inconsciente que capta as discrepâncias entre os elementos, que eles estão fora do lugar, ou não se ajeitam da maneira adequada.

O estudo dos princípios da Gestalt pode oferecer ao Design uma maior chance de compor layouts que agradem as pessoas para quais estão sendo feitos, a teoria Gestalt aplicada aos projetos de design seja para web quanto para impressos, darão novo rumo aos trabalhos, tornando-os mais profissionais e consistentes.

Para tanto, seguem os princípios que são:

Unidade

Vários elementos são parecidos e seguem um padrão, tendemos a agrupá-los formando um único objeto.

clip_image004

Semelhança

Um objeto possui elementos diferentes, mas que possuem um padrão visual, a percepção tende a separá-los em novos elementos.

clip_image006

Há ainda outros princípios da Gestalt a serem aplicados em design. Os veremos nos próximos artigos. ^~

Compartilhe este artigo:

Este post tem um comentário

  1. Adorei esse post, achei super interessante a semelhança da Gestalt com o Design. Me identifiquei também com Beatriz Lunardi, pois sou Pedagoga e agora estou fazendo cursos de Design porque sempre me interessei por esta área, ficarei ligada nos novos posts. Obrigada!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Manual do mundo mostra como são feitos os cadernos

Manual do mundo mostra como são feitos os cadernos

O Manual do mundo, um canal dedicado em experimentos e curiosidades publicou um vídeo mostrando como são feitos os cadernos.…
Como criar um lettering em 7 passos utilizando a caneta Tombow

Como criar um lettering em 7 passos utilizando a caneta Tombow

Você com certeza sabe que um trabalho com lettering pode enriquecer bastante o resultado final de seus projetos. Foi pensado…
Como apresentar um projeto em seu portfólio de forma prática

Como apresentar um projeto em seu portfólio de forma prática

Se você pretende trabalhar com Lettering e Caligrafia, ou mesmo com design em geral, é fundamental que saiba como apresentar…
O que é Lettering?

O que é Lettering?

Você com certeza já deve ter se perguntado “o que é lettering?” e “qual é a diferença entre tipografia, caligrafia…
Fechar Menu