O que é portfólio e porque você precisa de um

Você pode criar novas oportunidades de trabalho ou elas podem surgir quando você menos esperar. Estar preparado é fundamental para que você tenha sucesso em sua carreira e consiga se firmar no mercado de trabalho.

Uma das principais ferramentas de apoio do profissional criativo no momento de fechar um contrato é o seu portfólio. Através dele você pode mostrar ao seu cliente os seus melhores trabalhos e ajudar a convencê-lo de que você é o profissional ideal para o serviço.

Um portfólio é uma espécie de catálogo e pode ser apresentado de diversas maneiras. Nele você deve incluir os seus melhores trabalhos de modo que o seu cliente possa perceber o seu talento e avaliar as suas habilidades.

O portfólio por si só carrega um pouco do seu talento em sua forma e maneira com que é apresentado, ele pode conter elementos visuais e um projeto gráfico atraentes, que somados aos seus resultados formam um livro de oportunidades que podem ser alcançadas pelo seu cliente.

O papel do portfólio é este, mostrar ao seu futuro cliente as oportunidades e resultados que ele poderá atingir ao contratá-lo para o desenvolvimento de seus projetos.

Ícone de portfólio ©Shutterstock
Ícone de portfólio ©Shutterstock

Existem basicamente dois tipos de portfólio, os modelos impressos e os digitais. Os portfólios impressos são mais usados por fotógrafos e ilustradores que precisam mostrar o seu trabalho fisicamente para o cliente.

Um fotógrafo monta o seu portfólio utilizando as suas melhores fotos, que podem estar organizadas por tema, estilo, técnica, etc. Estas fotos podem ser afixadas em um álbum ou organizadas dentro de uma pasta que possibilite o manuseio fácil e ágil no momento em que ele precisar exibir os seus trabalhos, em uma reunião, por exemplo.

O profissional pode ainda manter diferentes portfólios que podem ser exibidos de acordo com o perfil de cada cliente/projeto. Assim, um ilustrador que irá a uma reunião com um cliente que deseja ilustrar um livro infantil pode levar consigo um portfólio específico, com cartoons e ilustrações que tenham relação com o projeto do seu cliente. Neste caso, não haveria, por exemplo, a necessidade de mostrar desenhos realísticos ou com um estilo que não condiz com o tipo de trabalho. Você pode perceber as semelhanças entre um portfólio e o seu currículo?

Com a facilidade e comodidade da internet surgiram os portfólios digitais (ou online), estes podem ser apresentados em forma de sites que carregam imagens de seus trabalhos. Você pode criar um site específico, que carrega a sua marca e nome, o que exigirá conhecimentos em web design, ou pode usar serviços disponíveis exclusivamente para esta finalidade, como os que já apresentei neste post.

A vantagem de manter um portfólio online é que ele pode ser acessado de qualquer parte do mundo bastando uma conexão com a internet, o que expande as suas oportunidades para clientes que estejam em cidades ou até países distantes. É uma ferramenta essencial para quem pretende atuar como freelancer e não quer se limitar a um espaço geográfico.

Outra maneira de manter um portfólio digital é através de publicações em PDF, muito útil quando o seu cliente está em um ambiente corporativo. Imagine que ele não pode acessar sites em seu ambiente de trabalho limitado pelas políticas de segurança da informação de sua empresa. Enviar um arquivo em PDF anexo a um email permitirá ao seu cliente ter acesso ao seu portfólio com facilidade e praticidade. Este portfólio poderá ainda ser encaminhado de contato para contato, aumentando ainda mais a sua rede de relacionamentos com clientes em potencial.

Seja um portfólio impresso ou digital, o impacto visual causado por ele deve ser o melhor possível. Gaste o tempo que for necessário e invista pesado no seu portfólio, ele é uma ferramenta indispensável e que fará valer cada centavo investido trazendo oportunidades de trabalho.

Abaixo listo algumas dicas importantes para deixar o seu portfólio mais atraente e, consequentemente, mais eficiente na conquista por novos clientes.

  • Imprima os seus desenhos com tinta e papel de qualidade.
  • Adquira uma pasta bem bonita e que permita organizar seus trabalhos com praticidade.
  • Ao usar websites, contrate um profissional qualificado e que entregue um resultado de qualidade.
  • Se usar serviços de portfólio online, cuide para que seus trabalhos estejam disponíveis de maneira organizada e atraente.
  • A primeira impressão que o seu cliente terá com o seu portfólio, será a impressão que ele carregará sobre o seu trabalho, projete o seu portfólio como se fosse um de seus melhores trabalhos, cores, elementos visuais e formas podem ser um ótimo recurso, use bastante sua criatividade.
  • Tome cuidado para não exagerar, lembre-se, o seu portfólio é uma extensão sua, portanto, deve ter personalidade e relação direta com o seu estilo de trabalho.
  • Crie portfólios específicos para diferentes tipos de clientes ou organize seus trabalhos por categorias, principalmente se você domina mais de uma técnica ou atende perfis de clientes diversificados.
  • Se puder, tenha portfólios físicos e digitais, isto lhe permite atender uma gama maior de clientes e resolve quando não for possível uma reunião pessoal.

A concepção do portfólio exige conhecimento e criatividade, nada que não faça parte de sua jornada diária de trabalho. Cuide para que ele seja uma ferramenta eficiente e consiga atrair novos clientes e expressar seu estilo de trabalho. Desejo sorte nos novos projetos!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu