Livros que você deveria ler

Eu sempre tive uma mania estranha de ler livros no computador. Não sei o motivo, mas ler livros de papel sempre me deram sono. Durante muito tempo minha leitura eram as páginas da internet, ebooks ou conteúdo em áudio e vídeo.

Este cenário era desfavorável pois por mais que a internet seja um lugar extremamente rico em conteúdo nem todos os títulos que me interessavam estavam disponíveis em formato digital. Foi então que resolvi me educar a ler livros convencionais e o resultado não poderia ser outro: uma paixão incontrolável por leitura.

Acho que ler o que você gosta faz toda a diferença, então quando eu resolvi investir em títulos que me chamavam atenção desenvolvi uma sede de leitura incontrolável. Eu sempre gostei de ler, sempre li muito! Desde dicas de culinária até artigos sobre medicina, a única diferença e que eu só conseguia fazer isso na frente de uma tela.

Hoje eu quero compartilhar com você alguns dos títulos que estou lendo atualmente e que você deveria ler também. São livros que trazem conceitos fundamentais para qualquer profissional criativo e que tenho certeza que você irá gostar.

Camera360_2014_10_7_100620

Na foto acima você pode ver os livros que adquiri esta semana na Fnac, exceto o de capa branca. Vou descrever cada um deles e lhe mostrar onde você pode comprá-los caso se interesse (eu sei que você vai).

Tipografia – Gavin Ambrose e Paul Harris: Este é um dos livros da série Design Básico. Uma excelente leitura que estuda a composição, estilo e aparência dos tipos e das faces tipográficas. Se você pretende desenvolver projetos de marca ou dominar o uso e combinação de tipografias para seus projetos de design, você deveria ler este livro. Você o encontra disponível na Fnac.

O essencial da cor no design – Tom Fraser  e Adam Banks – Traduzido por Luis Carlos Borges e publicado pela editora Senac de São Paulo: Este estou lendo agora, um livro recheado de conteúdo muito interessante sobre cores. Você pode conhecer desde as teorias mais básicas, conhecendo as definições sobre cor, psicologias e também como cada um destes conceitos se aplica ao design. Além disso, o livro traz um guia prático de como aplicar estes conhecimentos no Adobe Photoshop. O meu exemplar eu comprei na Fnac, neste link, mas enquanto eu escrevia este artigo ele já estava indisponível. Mas não fique triste, ele também está à venda no Submarino, neste link, e na Cultura neste link.

Grid Construção e Desconstrução – Timothy Samara: Me apaixonei por grids depois de conhecer o trabalho do Walter Mattos e vi o quanto este assunto é fantástico. Neste livro você vai aprender o que precisa sobre grids, como construí-los para criar projetos consistentes e também verá o trabalho de desconstrução de grids. O projeto gráfico deste livro é espetacular e proporciona uma sensação de leitura sem igual. Ele também já está indisponível na Fnac mas você pode encontrá-lo no Submarino neste link e na Cultura, neste link.

Pensar com imagens – Enric Jardi: Este é um livro especial que ganhei da editora GG e traz uma abordagem muito interessante. É um livro que te mostra como as imagens foram utilizadas para representar conceitos e ideias difíceis de serem aplicadas na mídia impressa. Um livro de leitura rápida e que é muito agradável. Te faz abrir a mente para novas ideias e com certeza vale a pena tê-lo na prateleira. Você pode comprá-lo em duas versões na livraria Cultura, o livro, neste link, ou o ebook, neste link aqui.

Como este foi o primeiro desta coleção que terminei, vou fazer um artigo especial comentando o livro e mostrando um pouco mais sobre o conteúdo que você vai encontrar.

Existem ainda muitos livros que eu pretendo ler, talvez muitos mais do que seja possível até eu morrer, mas eu vou compartilhar todos os bons livros que lerei de agora em diante para que você também possa conhecê-los e estudá-los.

Espero que você tenha gostado desta lista e que você também desenvolva o gosto pela leitura. É um hábito extremamente importante para quem trabalha com design e criatividade. Até a próxima!

 

Compartilhe este artigo:

Este post tem um comentário

  1. Obrigada pelas dicas e se um dia for doar estou na fila em primeiro !

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu