Dicas de como fechar seus arquivos para impressão

Você tem dificuldade na hora de fechar arquivos para mandar imprimir e fica confuso com tantos formatos possíveis? Pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas acredite, não é. É simples e de fácil entendimento. Aqui, reunimos algumas informações que você precisa conhecer para acertar ao salvar seus arquivos para impressão. E mesmo para aqueles que não vêem dificuldades nessa tarefa, é importante tomar alguns cuidados.

CMYK ©Shutterstock
Tipografia grunge CMYK ©Shutterstock

Até mesmo os designers, que são profissionais acostumados a lidar com arquivos em diferentes formatos, antes de entregar o material para a gráfica, prestam atenção em todos os detalhes para não falhar. Então, veja como fazer para fechar arquivos da maneira correta antes de mandá-los para impressão.

Aprenda a fechar arquivos para impressão

O profissional deve estar atento à sangria, que deve ter no mínimo 3 mm para todos os lados. Preste atenção também nos seguintes dados: todas as imagens e vetores precisam estar em CMYK e os elementos a pelo menos 3 mm longe do corte. Será necessário transformar os arquivos em curvas ou anexar as fontes no arquivo, e não esqueça do mais importante: deixe as páginas centralizadas.

Amostra impressa ©Shutterstock
Amostra impressa ©Shutterstock

Preste atenção na cor, caso opte por um tom pantone, não descarte a hipótese de usar uma referência impressa. Alguns detalhes precisam ser feitos apenas de uma cor, sendo o auto-relevo, clichês e os vernizes dos impressos. Quando for escolher uma cor, utilize o tom preto. Ao realizar esse procedimento, sempre adicione uma página com esses arquivos.

Não copie e cole elementos de um programa para outro, além de não sair no fotolito, os problemas de criação terão que ser refeitos. Jamais escolha imagens de baixa qualidade no desenvolvimento de seu layout. Os profissionais recomendam escolher imagens com 300dpi no mínimo. E quando utilizar em seu layout algum fundo preto use 20% das outras cores (preto composto. Consulte a sua gráfica para saber a combinação ideal recomendada por ela). Desse modo, a tonalidade do fundo preto deve sair mais escura, deixando assim uma aparência agradável aos olhos de quem ver.

Impressão de prova com texto em fundo branco ©Shutterstock
Impressão de prova com texto em fundo branco ©Shutterstock

Imagem, fonte ou vetor devem ser convertidos em bitmap. Mas atenção, faça esse procedimento sempre que utilizar transparência ou sombreado em qualquer dessas ferramentas. Caso contrário, o objeto que sofreu a transparência ou sombreado terá efeitos na hora da revelação.

Pronto! Essas são as informações de conhecimento básico para quem deseja realizar o fechamento dos arquivos para impressão corretamente. Fique atento a todos os cuidados mencionados, assim você não fica refém do acaso e evita problemas futuros.

[st_notification type=”info” icon=”iconentypo-info-circled”] Este é um guestpost escrito por Eduardo Fonseca, integrante da Acesso Shop.

A Acesso Shop é uma loja virtual especializada em toners com uma linha completa que atende aos mais variados tipos de consumidores, sejam empresas ou pessoas físicas. [/st_notification]

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 2 comentários

  1. Boas Dicas!

    Realmente muito importantes para quem esta começando a se relacionar com pessoal das gráficas!

  2. Valeu Liute. Algumas dúvidas que eu tinha na hora de fechar os arquivos para impressão acabaram de resolvidas.
    Muito obrigado Liute, Deus te abençoe.
    Abraços.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu