Designer saúde – A postura ao se sentar

Olá meus tão queridos leitores do Clube do Design, eu sei… estou meio sumido e devendo pra caramba pra vocês, mas tem (sempre tem) uma boa justificativa para isso. Eu voltei a estudar, fazer faculdade aliás, tranquei o meu curso de Sistemas de Informação pois era um curso que não estava me agradando (muitos números) e então me transferi para o Marketing, onde infelizmente não consegui me livrar dos números mas tem uma relação melhor com a minha atividade.

Bom, o caso é que além desta correria toda de faculdade, também tem os freelas, que estão a todo vapor, sem falar também no meu trabalho formal de arte-finalista, o qual sou “carteira assinada”. Isso tudo está me impedindo de escrever, coletar bons materiais e também de gravar novos vídeos para o nosso Canal do Youtube, fazendo com que o nosso tão amado clube não seja atualizado mais com tanta frequência.

Se por um lado isso é ruim, por outro pode até ser bom, pois assim eu acabo sendo obrigado a escrever sobre coisas úteis (olha só!) em minhas horas vagas. Como é o caso desta publicação, ou melhor, desta nova série (mais uma!?) que pretendo começar hoje. Não se preocupem, as outras séries que estão estacionadas também vão acabar voltando, pois ainda tem muita coisa legal pra gente falar sobre a criação de logotipos ou como se tornar um designer, entre outras.

No primeiro post da série Designer saúde, uma séria marota que visa dar dicas de saúde para você melhorar a sua qualidade de vida e consequentemente o seu trabalho, vamos falar sobre a postura correta para se sentar. Sim, você passa o que? Umas 9… 12 horas sentado por dia? Então, imagina o quão importante é sentar direito, mantendo a postura sempre correta e que não lhe traga males a curto e longo prazo.

Os problemas ao se sentar do jeito errado

Dor no pescoço ©Shutterstock
Dor no pescoço ©Shutterstock

Os problemas com a postura incorreta ao se sentar não são poucos, mas as dores são o que mais incomoda. Entre dores nas costas, no bumbum, na cabeça, no pescoço e onde mais puder doer, o incômodo ao longo do dia pode fazer você perder produtividade, sem falar que, se está doendo, é porque tem muita coisa errada acontecendo com o seu corpo, não é mesmo?

Se preocupar com a postura e controlar a maneira com que anda se sentado pode se uma tarefa bem simples, e que com certeza fará toda a diferença na sua saúde. Existem de fato muitas dicas espalhadas pela web sobre postura, mas eu decidi compilar as mais importantes e que vão te trazer resultados mais rápidos.

Como manter a boa postura sentado?

Os móveis

Pode parecer estranho, mas na minha opinião tudo começa com a escolha de seus móveis de trabalho. Se você é como eu, deve adorar escolher cadeiras. Quando eu vou comprar uma cadeira nova faço uma verdadeira cerimônia, procuro em todas as lojas possíveis e faço questão de experimentar cada uma delas. É muito importante escolher uma cadeira confortável e que tenha todos os ajustes de costas, altura e encostro dos braços. É bom também tirar a medida da altura de sua mesa (caso já possua uma) para averiguar se a cadeira será capaz de se ajudar a ela. Caso vá comprar uma mesa também, deve seguir os mesmos critérios da compra da cadeira, avaliando bem cada componente que pode influenciar na sua postura quando estiver trabalhando.

Neste artigo tem um texto muito bom sobre como deve ser a sua cadeira ideal. Leia obrigatoriamente!

A postura

Depois de ajustar a cadeira de forma que os joelhos fiquem no mesmo nível das coxas, quando os pés tocarem o chão. Não cruze as pernas. As costas devem ficar em posição ereta e coladas no encosto da cadeira. Esse encosto deve ser de tal forma, que mantenha a curvatura lombar na região inferior das costas. Mesmo que a cadeira seja um primor em ergonomia, a permanência nessa durante muito tempo, gera dores por todo o corpo.

Veja uma sequência de cartazes legais que mostram a melhor maneira de se sentar.

http://www.blog.mcientifica.com.br/
http://jornaldabaixada.uol.com.br/?p=15293

Neste artigo você pode estudar mais detalhadamente todos os aspectos para uma boa postura. Vá ler agora mesmo e veja onde você esta errando, e conserte agora!

Depois de ler os dois textos mostrados até aqui, deixo algumas dicas legais para melhorar ainda mais a sua postura.

  • Não cruze as pernas (eu sei, eu estava com as minhas cruzadas, e talvez você também!) e deixe-as ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão. Mas é importante que a altura da cadeira seja a mesma distância entre seu joelho e o chão.
  • Sente sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril levemente para frente;
  • Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna, a lordose deve existir mesmo sentado e ao ser observado lateralmente a coluna deverá formar um suave S;
  • Chegue seus ombros levemente para trás de modo que as escapulas fiquem bem apoiadas no gradil costal;
  • Os braços deverão estar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços deverão estar apoiados na mesa de trabalho;
  • Olhe para o horizonte e mantenha o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler, se isto for preciso compre um suporte de livros.

E isso é tudo gente, espero realmente que este artigo seja útil e que possa lhe ajudar a melhorar a postura, eliminar as dores chatas nas costas e pescoço e, claro, melhorar muito a sua qualidade de vida! Isso é muito importante, pois quanto melhor for a sua saúde, melhor serão os seus resultados e você sempre sairá ganhando.

Outros artigos legais sobre a postura aqui, aqui e aqui.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 2 comentários

  1. Boas dicas, mas por mais que eu tente nunca fico 100% na posição correta, as vezes quase “deito” na cadeira.
    E sou como você, tenho todo um critério pra escolher cadeira e mesa.

    1. Eu sei bem como é isso… eu sou do mesmo jeito. kkkkkkkkkkkkk Mas temos que nos policiar e procurar melhorar a maneira com que nos sentamos. Com certeza os benefícios são eficientes.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu