Currículo Criativo – Aprenda a criar o seu e aumente suas chances para conquistar um emprego

Quando você está à procura de um novo emprego precisa criar estratégias e utilizar ferramentas que aumentem as suas chances de conquistar sua vaga. A maneira mais eficiente de conquistar um bom emprego e impressionar antes de mesmo da entrevista é investir em um bom currículo.

Neste artigo vou te ensinar como criar seu currículo criativo e aumentar as suas chances de conseguir sua vaga de emprego, incluindo:

A importância de um currículo criativo

Seja você um freelancer à procura de uma agência ou um profissional querendo entrar para a equipe de uma nova empresa, você deve manter um currículo bem desenvolvido e atualizado.

Aqui estão as principais razões pelas quais você precisa criar um currículo criativo:

  • É a primeira impressão que seu empregador terá sobre você
  • Determina se você tem o perfil profissional que atenda as expectativas da empresa
  • É um espelho da sua capacidade como profissional criativo

Um currículo bem feito faz a diferença quando o objetivo é atrair a atenção do seu empregador e conquistar a vaga dos seus sonhos.

Veja algumas coisas que você NÃO deve fazer ao desenvolver o seu currículo:

  • Mentir
  • Inserir informações desatualizadas
  • Incluir números de documentos, filhos, referências de contato
  • Dizer quanto você quer ganhar (salvo se solicitado pelo empregador)
  • Em hipótese alguma cometa erros de português

Encare a produção do seu currículo como um dos seus melhores projetos. Ele deve possuir os conceitos de design e de boa comunicação de maneira que possa dizer para a empresa exatamente o que ela precisa saber sobre você, de uma maneira eficiente, clara e de um jeito criativo.

Como você é um profissional que trabalha com criatividade, pode usar muito mais recursos visuais ao seu favor, isso não seria possível, por exemplo, se você fosse um administrador procurando por uma vaga em uma empresa multinacional, é uma função que requer muito mais formalidade e seriedade.

Use este diferencial a seu favor fazendo do seu currículo um de seus melhores projetos. Observe bem esta frase “um de seus melhores projetos”! Cometer erros em um trabalho não é nada bom, não é mesmo?

Antes de falarmos de criatividade, veja os detalhes obrigatórios que devem estar presentes no seu currículo.

  • Apresentação: Nome e informações de contato
  • Resumo de suas qualificações: Fale um pouco sobre você (no máximo 5 linhas) e suas qualificações para a vaga
  • Formação escolar: Destaque as formações mais importantes primeiro, mestrado, faculdade, cursos.
  • Experiências profissionais: Comece com o seu último trabalho, descreva suas atividades e por quanto tempo esteve na empresa.
  • Habilidades adicionais: Aqui você pode incluir informações relevantes, como suas habilidades de software, participação em seminários, palestras que você ministra ou projetos voluntários.

Como construir um currículo criativo

Entrevista de emprego ©Shutterstock
Entrevista de emprego ©Shutterstock

O principal problema que você pode enfrentar ao desenvolver seu currículo não é exatamente o que você deve incluir nele mas como você deve fazer isso. Além de possuir informações precisas e relevantes, elas devem estar organizadas de maneira eficiente.

Eles só estão esperando o currículo certo!

Você está na estrada dentro de um carro, olhando para fora da janela e tudo o que vê é um monte de árvores, cheias de galhos e folhas. Chegam a se confundir umas com as outras, pois são todas verdes e têm basicamente a mesma forma.

De repente você vê uma árvore totalmente diferente, ela é vermelha e é até menor que as outras, mas é impossível não olhar pra ela pelo simples fato de ela ser diferente de todas que você já viu. Você sem dúvidas vai fixar seus olhos nela por mais tempo e tentará conhece-la um pouco mais, olhando suas folhas, galhos e se possível até a raiz.

O tempo que um recrutador gastará olhando para o seu currículo é de aproximadamente 6 segundos. Se o seu currículo não tiver nada que o torne diferente de todos os outros, pode passar despercebido e você será mais um rejeitado.

6 passos para estruturar um currículo criativo e chamar a atenção do seu empregador

Veja agora como estruturar o seu currículo, aplicando as dicas que você já tem até agora:

1. Faça um resumo

Seu currículo deve possuir no máximo duas páginas com as informações mais relevantes para ao cargo pretendido. Organize estas informações de forma resumida, incluindo apenas o que for fundamental para o cargo que você está se candidatando.

Veja como organizar as informações essenciais par ao seu currículo:

Apresentação (nome e informações de contato): É a informação que deve abrir o seu currículo. Deve ser bem definida, clara e de fácil leitura. A posição ideal é no topo da página, permitindo que seja identificada facilmente com apenas um olhar. Coloque o seu nome, de preferência em um corpo maior do que as demais informações, em seguida, inclua seu telefone, email, site ou portfólio.

Resumo de suas qualificações: Você pode organizar este item de diversas maneiras. Eu prefiro incluí-lo logo após as informações de contato, como se fosse a introdução de um livro antes do primeiro capítulo. Como as qualificações oferecem um resumo de tudo o que o empregador verá no currículo, demonstre suas principais habilidades e objetivos com segurança e autoridade. Descreva suas qualificações em forma de pontos positivos para a empresa. Seja preciso, use poucas palavras, não faça um parágrafo muito longo.

Formação escolar: Suas informações de escolaridade devem ser incluídas segundo a ordem de importância, pós-graduação deve vir primeiro, seguido da graduação, depois, caso possua, inclua cursos técnicos. Comece com o nome do curso, depois o nome da faculdade ou instituição de ensino e o ano de conclusão ou previsão de término. Se você possui cursos profissionalizantes, inclua-os apenas se tiverem alguma relação com a vaga que você está concorrendo. Eles devem ser separados em um tópico só para eles.

Experiências profissionais: Não inclua todos os trabalhos que você fez desde que tirou sua carteira de trabalho. Comece pelo trabalho mais recente e vá fazendo uma linha cronológica inversa, até o emprego mais antigo. Seja específico e inclua apenas as experiências relevantes para a área de atuação que está concorrendo. Se você pretende ser um diretor de arte, por exemplo, não inclua o período que você trabalhou como garçom para pagar a faculdade.

Habilidades adicionais: Neste ítem você deve incluir as suas habilidades que podem representar um diferencial na área de atuação pretendida. Sua experiência com produção gráfica, sua habilidade com edição de imagens ou design de interfaces. Mencione suas participações em seminários, workshops. Trabalhos voluntários e projetos comunitários também tem vez e devem ser considerados. Lembre-se sempre de manter a relação entre o que você fez e a vaga pretendida.

2. Seja simples para ser compreendido

Não escreva como se estivesse fazendo um roteiro de um filme dramático. Os elementos visuais também fazem toda a diferença no seu currículo criativo. Seja simples, escreva bem e de um jeito fácil de entender. No projeto gráfico do seu currículo, lembre-se daquela frase famosa que se tornou conceito do bom design: “menos é mais”. Prefira cores suaves e elementos minimalistas. Mas regras existem para serem quebradas, não é mesmo?

3. Não exagere nos detalhes

Seu currículo criativo deve mostrar o seu trajeto como profissional. O recrutador não quer saber quantos filhos você tem, se você pagou seus impostos, o número de seus documentos. A primeira coisa que lhe será solicitada depois de garantir a sua vaga, serão todas estas informações.

A pretensão salarial deve ser incluída apenas quando for exigida pelo empregador.

4. Torne suas informações mensuráveis

Em um currículo criativo você pode usar gráficos e números a seu favor. Eles garantem uma compreensão mais ampla, principalmente quando estiver falando de suas habilidades.

No lugar de usar “contribui para o aumento de vendas da empresa”, experimente dizer que você “aumentou em 70% o volume de vendas da empresa em um período de 6 meses”. É uma informação mais eficiente e que causa um impacto muito maior.

Outra maneira é usar gráficos para representar estas informações, o percentual no domínio de softwares, por exemplo, ficaria muito mais elegante e fácil de entender se você usasse gráficos de barra: Photoshop 80%, Illustrator 70%, AfterEffects 60%. Você verá como aplicar este conceito mais adiante.

Usar números é uma estratégia excelente no desenvolvimento de seu currículo, mas tome cuidado para que eles sejam precisos e, acima de tudo, verdadeiros. Ser pego mentindo em uma entrevista é manchar a sua reputação no mercado de trabalho.

5. Design é fundamental

Você não precisa ser um especialista em design para criar um currículo criativo. Mas o design é fundamental para que o seu currículo possa chamar a atenção em meio à multidão (lembra-se da história das árvores?).

Plano de fundo

Plano de fundo geométrico ©Shutterstock
Plano de fundo geométrico ©Shutterstock

Você pode enviar o seu currículo impresso, enviá-lo por email ou disponibilizá-lo na web. É preciso pensar bem nestes detalhes quando desenvolver o seu currículo criativo. Usar um plano de fundo pode ser uma boa maneira de tornar o seu currículo chamativo.

Se o seu currículo for impresso, prefira cores mais claras e que garantam a boa legibilidade do texto que ficará sobre ele. Nas versões que serão enviadas por email ou ficarão na internet você pode ousar um pouquinho. Mas é sempre importante levar em consideração que ele também poderá ser impresso a qualquer momento.

Fonte

Tipografia ©Shutterstock
Tipografia ©Shutterstock

Assim como nos seus projetos do dia-a-dia, não utilize mais de 3 fontes no seu currículo. O ideal são duas, escolhendo uma fonte impactante para os títulos e uma mais legível para os textos. Vale a regra do contraste de tipos, usando duas fontes de classes diferentes para criar um resultado mais atraente e eficiente.

Se você é um profissional que trabalha com tipografia, a regra das três fontes pode ser descartada. Usar uma grande variação de tipografias pode transformar o seu currículo em um portfólio de habilidades.

Curriculo_tipografico

Cores

Paletas de cores Adobe Kuler
Paletas de cores Adobe Kuler

Um dos princípios fundamentais do design é o contraste. Ele pode ser aplicado de muitas maneiras, como através das formas, fontes e principalmente através de cores. Se você não sabe muito bem do que estou falando, não se preocupe, eu te mostro do que se trata.

O contraste garante que os elementos visuais não se confundam, assim, para criar contraste entre o plano de fundo do seu currículo, que é de cor clara, basta usar uma cor escura e mais forte para o texto. Isso faz com que seu texto fique muito mais legível.

Crie e use paletas de cores, elas ajudam a manter um padrão visual consistente no seu currículo. Se você não sabe a melhor maneira de combinar as cores, pode usar ferramentas como o Adobe Kuler para isso.

Um detalhe importante é verificar se seu currículo fica bem quando impresso em preto e branco. É o padrão mais usado nas impressoras corporativas.

Elementos gráficos

Elementos gráficos ©Shuttestock
Elementos gráficos ©Shuttestock

Usar gráficos para representar suas habilidades é uma excelente estratégia para tornar o seu currículo mais compreensível e diferente. Você também pode usar ícones no lugar de títulos para informações como o seu telefone, website, perfil no behance, etc. A utilização de gráficos ajuda a quantificar o seu currículo e cria harmonia e leveza em todo o projeto.

Grids

Grids

Você percebe a presença importante dos conceitos de design no desenvolvimento do seu currículo? Os grids também são uma excelente forma de tornar o seu currículo mais bem organizado. Além de colocar ordem nos elementos gráficos, cria uma harmonia subliminar que torna a leitura do seu currículo agradável.

Padrões técnicos

Você já sabe que seu currículo pode ser impresso a qualquer momento por quem o recebeu. O formato ideal para o seu currículo é o padrão comercial de papel A4. Isto garante que qualquer pessoa no Brasil e no mundo pode imprimir seu currículo sem maiores dificuldades.

Se pretender criar uma versão digital, use o formato PDF, pois não depende de dispositivo e é um dos padrões mais aceitos nos computadores domésticos e corporativos. Tome muito cuidado com o tamanho final do arquivo, ele precisa ser leve o suficiente para ser enviado por email e não seja um incomodo na hora do download.

6. Esteja pronto a qualquer momento

Mantenha seu currículo sempre atualizado, mesmo enquanto não estiver procurando um emprego. Qualquer mudança em sua carreira, como novas experiências e novas qualificações devem ser incluídas nele. Nunca se sabe quando uma excelente oportunidade baterá à porta. É importante estar preparado.

Além da atualização do currículo, é fundamental manter o seu conhecimento atualizado. Invista em novas habilidades constantemente. Procure conhecer novas tendências de mercado e as palavras chave que fazem referência a eles.

Um exemplo: Você é um produtor gráfico e uma nova tecnologia de impressão foi lançada recentemente, conhecer este novo método é um diferencial importantíssimo para novas oportunidades de trabalho.

70 belos exemplos de currículos criativos

Pra te ajudar no desenvolvimento de seu currículo criativo, reuni uma coleção com os currículos mais legais de profissionais de design e criatividade. Você pode observar cada um dos elementos que descrevemos até agora aplicados de um jeito bem diferente, usando técnicas de design e muita criatividade. (Não deixe de ler até o final! Tenho um bônus especial pra você.)

Rita Maia

Rita Maia (1) Rita Maia (2) Rita Maia (3)

Iamckchin

Curriculum Vitae

Pernille Posselt

Ellen Pernille (1)

Ellen Pernille (2)

Ellen Pernille (3)

Ellen Pernille (4)

Pamela España

Pamela España (1)

Pamela España (5)

Pamela España (4)

Pamela España (2)

Pamela España (3)

Pamela España (6)

Ryan Eccleston

Ryan Eccleston (2) Ryan Eccleston (1)

Gonzalo Gonzalez-Leb

Gonzalo Gonzalez-Leb

Mario Gutierrez

Mario Gutierrez

Pat Schlaich

Pat Schlaich (20)

Pat Schlaich (1)

Pat Schlaich (19)

Pat Schlaich (18)

Pat Schlaich (17)

Pat Schlaich (16)

Pat Schlaich (13)

Pat Schlaich (11)

Pat Schlaich (12)

Pat Schlaich (15)

Vidar Olufsen

Vidar Olufsen (1)

Vidar Olufsen (26)

Vidar Olufsen (25)

Vidar Olufsen (3)

Vidar Olufsen (4)

Vidar Olufsen (5)

Vidar Olufsen (6)

Vidar Olufsen (7)

Vidar Olufsen (8)

Vidar Olufsen (9)

Vidar Olufsen (10)

Vidar Olufsen (11)

Vidar Olufsen (12)

Vidar Olufsen (24)

Vidar Olufsen (13)

Vidar Olufsen (14)

Vidar Olufsen (15)

Vidar Olufsen (16)

Vidar Olufsen (17)

Vidar Olufsen (18)

Vidar Olufsen (19)

Vidar Olufsen (20)

Vidar Olufsen (21)

Vidar Olufsen (22)

Vidar Olufsen (23)

Vidar Olufsen (2)

Sara Catanzariti

Sara Catanzariti

Gary Corr

Gary Corr (1)

Gary Corr (2)

Gary Corr (4)

Gary Corr (5)

Gary Corr (6)

Gary Corr (7)

Gary Corr (8)

 

Gabriel Ghnassia

Gabriel Ghnassia

Milan Chudoba

Milan Chudoba

Zi-Huai Shen

ZI-HUAI SHEN (2)

ZI-HUAI SHEN (3)

ZI-HUAI SHEN (4)

ZI-HUAI SHEN (6)

ZI-HUAI SHEN (1)

Jai Mistry

17-Jai1

Nico Lopez

18-Nico

Ridhika Dhandhania

19-Ridhika1

19-Ridhika2

Sara Gonçalves

20-SaraG1

20-SaraG2

20-SaraG3

 

Veja mais alguns exemplos bem legais:

creative-resume-9
creative-resume-81
creative-resume-8
creative-resume-7
creative-resume-6
creative-resume-511
creative-resume-51
creative-resume-50
creative-resume-5
creative-resume-48
creative-resume-46
creative-resume-44
creative-resume-43
creative-resume-42
creative-resume-41
creative-resume-4
creative-resume-39
creative-resume-38
creative-resume-37
creative-resume-36
creative-resume-35
creative-resume-33
creative-resume-31
creative-resume-301
creative-resume-30
creative-resume-3
creative-resume-29
creative-resume-28
creative-resume-27
creative-resume-261
creative-resume-26
creative-resume-25
creative-resume-24
creative-resume-23
creative-resume-22
creative-resume-211
creative-resume-21
creative-resume-2
creative-resume-19
creative-resume-18
creative-resume-17
creative-resume-161
creative-resume-16
creative-resume-15
creative-resume-14
creative-resume-13
creative-resume-121

creative-resume-12

creative-resume-11
creative-resume-10
creative-resume-1

Bônus: Modelo de currículo criativo pronto para você editar

Não é apenas quem trabalha com design que pode ter um currículo criativo, embora seja muito mais fácil para ele (o designer) construir um. Como você viu acima, existem muitos projetos sensacionais disponíveis na web que podem te inspirar e te ajudar a criar o seu próprio currículo e aumentar as suas chances de conseguir um emprego.

Se você não tem habilidades suficientes, seja em softwares ou em conceitos de design ou simplesmente quer encurtar o caminho para a criação do seu currículo criativo, aqui vai um bônus especial.

Desenvolvi e vou te dar de graça, um modelo de currículo criativo muito elegante e totalmente editável. Com apenas alguns cliques você pode inserir suas próprias informações e imagens, imprimir ou gerar um arquivo PDF para enviar por email. Ele foi desenvolvido totalmente usando o Office, e pode ser editado em qualquer computador que tenha as versões 2007 em diante do Word e Excel.

Curriculo Azul Dark

No template você vai encontrar elementos visuais e uma estrutura moderna e limpa. Além de recursos de estilos de texto totalmente editáveis, as páginas do projeto incluem:

  • Página de currículo
  • Carta de apresentação
  • Página de portfólio

Você pode baixar de graça o meu template de currículo criativo para editar em casa. O modelo disponível para você é o azul, e você pode customizá-lo como preferir, alterando suas cores, formas e fontes.

Clique aqui e baixe este template agora mesmo.

Agora não dá pra fazer feio na hora de entregar o seu currículo, não é mesmo?

Se você é um de nossos leitores que colaboram com o projeto Clube do Design através de uma Assinatura Premium, vou te dar mais 3 modelos completos totalmente editáveis, incluindo as cores Azul, Azul Dark, Vermelho e Vermelho Dark. Os arquivos estão disponíveis para download dentro da sua Seção Premium.

Todos os curriculos

Se você ainda não participa, e gostaria de contribuir com o Clube do Design se tornando um colaborador Premium, visite este link e saiba como ajudar. Você contribui para o crescimento deste projeto e, como forma de retribuição, te dou acesso e o download de todas as vídeo aulas do nosso canal e também conteúdo com arquivos exclusivos para download.

Editando o seu template

Recapitulando

Quando você está à procura de um novo emprego precisa criar estratégias e utilizar ferramentas que aumentem as suas chances de conquistar sua vaga. A maneira mais eficiente de conquistar um bom emprego e impressionar antes de mesmo da entrevista é investir em um bom currículo.

Aqui estão as principais razões pelas quais você precisa criar um currículo criativo:

  • É a primeira impressão que seu empregador terá sobre você
  • Determina se você tem o perfil profissional que atenda as expectativas da empresa
  • É um espelho da sua capacidade como profissional criativo

Veja algumas coisas que você NÃO deve fazer ao desenvolver o seu currículo:

  • Mentir
  • Inserir informações desatualizadas
  • Incluir números de documentos, filhos, referências de contato
  • Dizer quanto você quer ganhar (salvo se solicitado pelo empregador)
  • Em hipótese alguma cometa erros de português

Os detalhes obrigatórios que devem estar presentes no seu currículo, são:

  • Apresentação: Nome e informações de contato
  • Resumo de suas qualificações: Fale um pouco sobre você (no máximo 5 linhas) e suas qualificações para a vaga
  • Formação escolar: Destaque as formações mais importantes primeiro, mestrado, faculdade, cursos.
  • Experiências profissionais: Comece com o seu último trabalho, descreva suas atividades e por quanto tempo esteve na empresa.
  • Habilidades adicionais: Aqui você pode incluir informações relevantes, como suas habilidades de software, participação em seminários, palestras que você ministra ou projetos voluntários.

Use elementos gráficos para tornar o seu currículo atraente:

  • Plano de fundo
  • Fonte
  • Cores
  • Elementos gráficos
  • Grids
  • Padrões técnicos

Com estas dicas eu espero ter lhe ajudado a entender a importância de um bom currículo e como os currículos criativos podem fazer diferença no meio da multidão de outros concorrentes em cima da mesa do seu empregador. Se você gostou deste artigo, não deixe de inscrever o seu email na caixinha ao lado para receber todas as nossas novidades.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 27 comentários

  1. Qual progama eu uso para abrir o arquivo do seu currículo criativo? Aguardo

  2. Sensacional… rico em detalhes, contextualização perfeita e excelente comunicação. Obrigada por disponibiliza-lo. Ajudando a outros vc receberá em dobro. Grata e um abraço ?

  3. Muito bom, me ajudou demais. Valeu!!!!!!

  4. Como eu faço para enviar por e-mail somente uma página, visto que consigo deletar os dados da pagina que não irei usar, porém o meu arquivo continua contendo três paginas.

  5. Muito obrigada por disponibilizar o modelo de currículo. Irei usa-lo no meu currículo para comissária de bordo que estou elaborando. 😀

  6. Cara, realmente muito bom, mas e se eu não quiser usar uma das três páginas, como faço para deletá-la?

  7. Amei e já estou usando. Obrigada por compartilhar uma informação tão preciosa para alguns. Não custa nada e você fez isso muito bem, parabéns!

  8. Sensacional! Parabéns!

  9. Perfeito!! Demorei para encontrar um modelo moderno!Obrigada!

  10. Excelente post, texto excelente, exemplos… Brilhou! 😉
    Vai ser bastante útil.
    Obrigada!
    Fabiana

  11. Ótimo trabalho, seu artigo ficou muito bom! Rico em detalhes. Muito obrigada por disponibilizar o currículo e editável no Word (o que é melhor ainda). 😉

  12. Parabéns pelo artigo! Me ajudou SUPER! Peguei um pouquinho de cada currículo e criei o meu, obrigadaaaa

  13. Demais este artigo!!! muito bem explicado e detalhado!

    mas cade o link para podermos praticar no exemplo do curriculo? pode disponibilizar?

    obrigado!

  14. Muito bom e muito bem explicado, extremamente útil, valeu mesmo! abçs!

  15. Muito obrigada por compartilhar o modelo para editar! Não sou da área de design mas para enviar currículo a uma startup não dá pra ser tão tradicional, não é mesmo? 🙂

  16. Muito boom, amei, mas, cadê o link ? 🙁 🙁 🙁

  17. Muito bom!!! Estava procurando uma maneira de fazer um currículo criativo, porém não sabia por onde começar visto que, eu não tenho muitas habilidades em softwares e em conceitos de design. Obrigada pelo site!

  18. Gostei muito do artigo. Inclusive dos exemplos. Acabei montando um, como autodidata e ainda no começo é difícil impactar o recrutador, mas mostrando o que sabe já é uma chance a mas.

  19. Perfeito! Ótimo trabalho!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

As ferramentas Sobreposição podem ser usadas juntamente com o painel Sobreposições para que você possa aplicar ajustes padrão em áreas…
Praticando Caligrafia e Lettering

Praticando Caligrafia e Lettering

Nesse vídeo que fiz em meu canal Corporação Criativa eu faço algumas demonstrações sobre criação de caligrafia e lettering com diferentes canetas.…
Fechar Menu