Como estimular a criatividade

Faz parte do cotidiano do designer exercitar a criatividade para desenvolver novos projetos, mas muitas vezes o estalo demora para vir quando estamos correndo contra o deadline ou encarando a folha em branco onde colocamos nossas ideias. Tornar-se uma pessoa mais criativa não é uma tarefa fácil e depende muito de como você treina seu cérebro para isso. Então aqui vão algumas dicas para tentar diminuir o medo dos novos projetos.

Imagem de destaque: lâmpada, papel amassado e lápis, lâmpada como conceito criativo ©Shutterstock

Pinterest

Busque inspirações

Pinterest ou Tumblrs, o importante é ter estímulos visuais de fontes diferentes. Essas imagens vão ficar gravadas tanto no seu consciente como no seu subconsciente e com certeza serão muito úteis quando você precisar fazer sinapses correndo contra o deadline.

Faça outras atividades

Dançar, escrever, atuar… Procure atividades que estimulem áreas diferentes do seu cérebro. A criatividade é a maneira que encontramos de ligar as informações que temos em nossa mente, e trabalhar com ela nos ajuda a aumentar o número de informações que possuímos.

Pôquer

Jogue pôquer

Pode parecer estranho esse conselho, mas é isso mesmo! O pôquer é um esporte da mente mas, diferente do xadrez, ele não acontece com uma combinação exata de possibilidades. Dessa maneira, o jogo trabalha a lógica constantemente, o que pode ser um ótimo estimulo para a sua criatividade. Caso você ainda não saiba jogar ou não tenha um grupo de amigos que pratique, pode começar jogando online. Alguns sites como o Full Tilt disponibilizam informações sobre como jogar além de ser uma plataforma para treinar.

Fale com estranhos

Nós temos a tendência natural de ficarmos amigos de pessoas parecidas conosco. Fuja disso. Quer dizer, pode ser amigo de quem é parecido contigo, mas busque falar e sair com pessoas diferentes. Se não olharmos para nada diferente, não teremos subsídio para nossa criatividade e falar com pessoas estranhas funciona dessa maneira.

clip_image006

Jogue fora as dez primeiras ideias

Sim, não é desperdício. Normalmente as primeiras ideias são as mais normais. Começamos a pensar fora da caixa somente depois de já estarmos trabalhando sobre o material por algum tempo, então pode jogar essas ideias fora sem medo, mesmo que elas pareçam geniais.

Relaxe

As dicas devem ajudar a estimular seus pensamentos, mas ninguém vai conseguir pensar criativamente se estiver com fome, com sono ou extremamente estressado, então não esqueça de relaxar às vezes, por mais corrida que seja a rotina de trabalho. Uma volta no parque ou no museu podem ajudar.

Compartilhe este artigo:

Este post tem um comentário

  1. bom dia, que perfeita a suas dicas, principalmente a, Jogue as dez primeiras fora.. acho que era disso que eu estava precisando, a muito tempo eu criava desenhos sempre com estilos originais meus, mas que se pareciam bastante "normais" e nao queria isso, depois de um tempo comecei a explorar outros campos do desenho e foi ai que comecei a me satisfazer, naquele campo que eu julgava "o estranho…. se libertar da mesmice é o melhor remédio para a criatividade

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu