No computador vejo uma cor, na impressão vejo outra! Como corrigir isso? – Tirando dúvidas

E mais uma vez uma dúvida digna de virar artigo e ser compartilhada com nossos leitores. Hoje a dúvida partiu novamente do nosso Grupo de Discussão e foi publicada pelo amigo Junior Lima. Veja a seguir.

Oi tenho tido uns problemas aqui em relação a impressão. No computador vejo uma coisa quando mando imprimir sai uma cor totalmente diferente da que criei. Consegui aproximar um pouco testando os perfis um a um para ver qual é mais proximo, mas mesmo assim não é fiel. Um colega me falou de um calibrador que corrige esse problema, mas um bom é um pouco salgado. Teria alguma alternativa, ou seja na marra?

Eu na verdade já escrevi um longo artigo lá no Cardquali falando sobre o processo de gerencimento de cores. Mas como eu consegui sintetizar a resposta de uma forma mais fácil de entender, vale a pena compartilhar aqui. Acompanhem a resposta a dúvida do colega:

Resposta: Na marra você já fez, que seria encontrar um perfil genérico. Mas o gerenciamento de cores profissional é bem mais complexo do que parece. Não basta comprar um calibrador (espectrofotometro) ele não serve de nada se seu monitor também não for profissional e permita ser calibrado. Para ter um gerenciamento de cores fiel, por exemplo, precisa-se calibrar os monitores, as impressoras todas, scanners e todo e qualquer dispositivo envolvido no processo de criação/impressão. São criados então perfis de cores específicos para cada equipamento. Um para o monitor, um para o scanner, e um para cada uma das impressoras utilizadas no processo. Estes perfis de cores das impressoras são os que você carrega no aplicativo (CorelDRAW, Photoshop, Illustrator).

Isso quer dizer que, se você for fazer um banner, que será impressora na impressora X, deverá antes carregar o perfil desta impressora no software de edição. Se for fazer agora um panfleto, que será impresso na impressora Y, o perfil dela é o que deverá ser carregado agora. Então é um procedimento caro, que requer realmente um bom investimento. Para sanar a falta destes recursos, você pode usar perfis genéricos, tem alguns sites que oferecem perfis padrões, e tem também um ISO, se não me engano, que também pode ser baixado nos sites das principais gráficas.

Neste artigo aqui, você pode aprender como criar um perfil genérico para o seu software.

Mas como lhe disse, é apenas um quebra galho, para se ter fidelidade de cores, o investimento em equipamento profissional é indispensável, ou então, vais ter que se acostumar em corrigir tudo no “olhômetro”.

Espero que tenha sido útil para todos! Você também pode enviar suas dúvidas através de nossos perfis sociais ou através de nosso formulário de contato. Abraço!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. O link do artigo mencionado não abre!!

  2. Consegui resolver o problema de impressão de cor diferente, ajustando a configuração na hora de imprimir Ctrl P, ajustando a guia >> COR , mudei a opção Conversões de cor realizadas por: selecionei minha impressora, também a opção corrigir a cor usando o perfil de cores da epson L800.

  3. Bom dia Liute, comecei a imprimir alguns personalizados de festas e então percebi que na hora da impressão final estavam sindo com as cores cheios de pintinhas e não a cor normal. como posso resolver isso? obrigada

    1. OI Bibiana, tudo bem?
      Você vai precisar checar o seu equipamento e verificar se ele não está com defeito. Isso acontece geralmente por entupimento ou falha nas cabeças de impressão.
      Um abraço!

  4. Esse post foi muito bom pra mim porque comigo acontece a mesma coisa!! Há um mês atrás eu desenvolvi um cartão de visita para uma cliente, ela aprovou a arte e eu mandei para a gráfica; quando recebi os cartões a cor de fundo do cartão estava bem mais claro, eu entrei em contato com a gráfica e eles me disseram que foi por causa da variação da cor que sofre 10% para mais ou para menos. É vivendo e aprendendo!! Valeu pelo post!!!

  5. Aqui vai uma dica pra quem utiliza Corel X6. Eu tenho feito com alguma frequência cartões de visita e recentemente me surpreendi com a recusa da gráfica de um serviço o qual tinha o fundo do cartão em black 100%. Depois de tanto discutir com a revisora da gráfica por que ele dizia que não estava black mas sim marrom, descobrimos qual era o problema: A gráfica utiliza Corel X4, e quando eu salvava o arquivo da minha versão X6 para o X4, ele não fidelizava a paleta de cor. Eu tenho que acrescenta 40% de ciano ao black 100% para que o resultado final no cartão fique black. A sugestão é procurar saber qual a versão do Corel que a gráfica utiliza. Espero ter contribuído.

    1. Obrigado pelas dicas Hilton.
      Há uma opção no gerenciamento de cores do aplicativo, que passou a ser melhor desenvolvido a partir da versão X5, que permite assinalar o preto puro, isto é C0 M0 Y0 K100, assim o preto é puro onde quer que esteja. Você também pode adicionar 20% de ciano ou mais para fazer o famoso “preto calçado” e deixá-lo mais consistente.

      Abraços!

  6. Liute. Este não é basicamente um comentário e sim um pedido de informação.
    Eu faço alguns pequenos trabalhos para clientes não muito exigentes, mas necessito de um equipamento mais profissional ou seja uma impressora. Qual impressora você me aconselha adquirir (marca e Modelo). Já possuo um impressorinha Epson Stylus Office TX600FW, mas é muito pequena e não está se enquadrando no perfil de alguns trabalhos que venho desenvolvendo. Conto com sua ajuda no que diz respeito ao meu pedido de informações.
    Ficarei muito grato.
    Caubi

    1. Olá Caubi! Quanto tempo hein? Porque sumistes? 😀
      Bem, na verdade existem muitos equipamentos amadores e profissionais disponíveis no mercado, atualmente só conheço os que uso/trabalho. Aqui usamos impressoras a laser de grande porte da Konica Minolta, mas demandam um investimento de pelo menos uns 20mil. Também uso algumas multifuncionais, todas epson, pois é a marca que eu prefiro e que acredito ter mais qualidade.
      Estes dias o nosso parceiro Paulo postou algo sobre como montar uma pequena gráfica lá no cardquali, creio que seria uma boa você dar uma olhada para conseguir amenizar suas questões. http://www.cardquali.com/preciso-para-montar-uma-pequena-grafica/

      Se ainda sim tiver mais alguma dúvida, por favor, entre em contato.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu