Freepik – Agregador de vetores e imagens grátis

É comum recebermos pedidos de nossos leitores quanto a algum tipo específico de vetor ou imagem. Desde molduras, personagens, fotos, planos de fundo, etc. É muito difícil encontrar bons arquivos na web que estejam disponíveis para download gratuitamente. Porém, isto não é um problema se você usa o Freepik.

Recebemos um feedback muito legal da equipe do Freepik. Alejandro Blanes, integrante da equipe, entrou em contato através do nosso e-mail e nos deu uma notícia excelente. Você pode acessar o freepik totalmente em português! Para isso basta acessar o endereço http://br.freepik.com/.

Agradeço o apoio da equipe Freepik, especialmente o amigo Alejandro Blanes!

O Freepik é um agregador de conteúdo criativo que reúne milhares de arquivos disponíveis para download de graça. Através dele você pode procurar o arquivo que desejar, visualizar o link para download, e baixar à vontade.

São vetores e imagens nos mais variados formatos de arquivo, ai, eps, svg, psd e muito mais. Veja abaixo como usar esta maravilhosa ferramenta, e encontrar tudo o que você precisa.

Passo 1. Acesse o Freepik clicando aqui, ou digitando na barra do seu navegador http://freepik.com/.

Passo 1. Acesse o Freepik clicando aqui, ou digitando na barra do seu navegador http://freepik.com/.

Passo 2. Na tela inicial do site você pode escolher entre procurar por vetores, imagens, arquivos em psd entre outros, ou realizar uma pesquisa.

Passo 3. Para realizar uma pesquisa, você precisa digitar o termo desejado em inglês, assim, o site retornará um número de resultados muito maior.

Por exemplo, para pesquisar por planos de fundo, digite background. Se quiser procurar por ornamentos florais, digite floral ornaments. Se quiser procurar por molduras, digite frames. Você pode aprender mais palavras em inglês usando o Google Translate, isso facilita muito a sua vida na hora de pesquisar no Freepik.

Por exemplo, para pesquisar por planos de fundo, digite background. Se quiser procurar por ornamentos florais, digite floral ornaments. Se quiser procurar por molduras, digite frames. Você pode aprender mais palavras em inglês usando o Google Translate, isso facilita muito a sua vida na hora de pesquisar no Freepik.

Passo 4. Depois de pesquisar, observe que uma área dos resultados está identificada com o rótulo do Freepik, a primeira fileira de resultados são anúncios, não clique neles, a menos que você queira comprar algum vetor para uso comercial.

Passo 4. Depois de pesquisar, observe que uma área dos resultados está identificada com o rótulo do Freepik, a primeira fileira de resultados são anúncios, não clique neles, a menos que você queira comprar algum vetor para uso comercial.

Passo 5. Depois de escolher o arquivo desejado, clique sobre ele para abrir a página com mais informações sobre o arquivo.

Passo 6. O botão de download está localizado abaixo da imagem do seu arquivo.

Passo 6. O botão de download está localizado abaixo da imagem do seu arquivo.

Passo 7. Se o download não acontecer diretamente, você será direcionado para a página original, onde o arquivo está armazenado.

Passo 7. Se o download não acontecer diretamente, você será direcionado para a página original, onde o arquivo está armazenado.

Passo 8. Encontre o link para download e baixe o seu arquivo.

Um ponto importante é observar as restrições de uso do arquivo que você baixar. Boa parte do conteúdo é limitada a uso não comercial, isso quer dizer que você pode usá-la em seus próprios projetos, desde que eles não tenham finalidade comercial. Em alguns sites há informações que indicam se é permitido ou não o uso comercial.

Dica importante: Não se apresse em baixar muitos arquivos para a sua coleção pessoal, é um ato que mais atrapalha do que ajuda. A menos que você seja muito organizado com seus arquivos pessoais, baixe apenas os que precisar para o momento, quando precisar de outros vetores, volte ao site e faça uma nova busca, isso evita que seus arquivos fiquem espalhados por sua máquina sem que você precise deles, ocupando espaço desnecessário. Você também deve tomar alguns cuidados, como organizar tudo em pastas bem identificadas que facilitem a sua localização. Nomeie as pastas, por exemplo, como planos de fundo, molduras, desenhos, etc.

Espero que tenha gostado! Compartilhe a sua experiência nos comentários.

Compartilhe este artigo:

Este post tem 0 comentários

  1. Tenho algumas dúvidas… posso baixar uma imagem e, por exemplo, alterar a cor ou mudar o formato da imagem? E se o fizer, mesmo assim preciso creditar? Existem outras maneiras de creditar uma imagem que não seja colocando uma marca d’agua nela?

    1. Você tem de dar os créditos.
      Os créditos não são com marca dágua, mas sim um texto, posicionado em qualquer lugar onde a imagem é usada, como num rodapé ou no verso de um impresso, por exemplo.

  2. Como eu faço para saber o valor em real das assinaturas?

    1. É só converter para a cotação do dia. Abra qualquer site de cotação de dólar e faça a conversão. Não será exato mas erá um valor aproximado.

  3. Como faria para contribuir com layout para o FreePik?

      1. Vlw!

  4. Olá, o site freepik bloqueou meu IP e não entendo o porque, não utilizo os vetores com tanta frequência, mas tem limite de download e depois pede para logar em uma conta só assim permite continuar a usar, mas agora não consigo mais acessar o site.

  5. oi, é obrigatório dar créditos ao freepik nas artes? mesmo as que são licenciadas para uso comercial

  6. Gostaria de saber se posso usar as imagens para produzir minha logomarca. n estou conseguindo entender as condições de uso

  7. Cristian estou com duvidas sobre usar uma imagem para produzir uma logo. pode me ajudar?

      1. para criação de logo, como faço para usar as imagens? pois neste caso n tem como identificar a origem da foto

        1. Os termos de uso do Freepik não permitem a utilização de seus arquivos para criação de marcas comerciais. Em palavras diretas: você não pode usar um arquivo do freepik para criar logotipos. A menos que utilize e modifique de maneira que estes não fiquem parecidos em nada com os arquivos originais.
          Para saber um pouco sobre direitos de uso do freepik, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PUQQRtzkZkc

          Estes aqui também podem te dar uma noção sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=ffXcWKcFFBE / https://www.youtube.com/watch?v=FXKjRxNOumU

  8. Gostaria de saber aonde que eu vejo na imagem do freepik se eu posso utilizar vetor ou imagem para uso comercial?

  9. Boa tarde, meu amigo.

    Estou interessado em assinar o pacote Premium, porém li as permissões e ainda possuo duvidas.
    Com o pacote Premium, eu poderei utilizar as as imagens/vetores na criação de conteúdo de FanPage dos meus clientes sem atribuir os direitos autorais?

    1. Oi Lucas, tudo bem?
      As assinaturas já não existem mais. Você pode acessar todo o conteúdo gratuitamente. Fique atento apenas aos direitos cedidos pelo autor de cada conteúdo.
      Um abraço!

      1. Serio? Entrei no site e estava ainda aparecendo para assinar.

        1. Lucas, isso depende, você está falando do meu site, este aqui que você está lendo este comentário, ou de outro site?

  10. Bom dia a todos. Gostaria de saber duas coisas:
    1 – Se eu utilizei várias imagens do freepik para compor uma, como faço para creditá-las?
    2 – Se eu adicionar um texto em meu site dizendo que todas as imagens são do freepik, isto já conta como crédito, ou devo creditar cada imagem?

  11. Oi Liute
    Posso desagrupar os vetores do Freepik no Inkscape?…..ou algum outro programa que não seja o ilustrator / adobe

    1. Você pode importar os arquivos para qualquer aplicativo que suporte o formato baixado. Geralmente EPS, que é compatível com a maioria dos softwares, não sei dizer se no InkScape.
      Um abraço!

  12. Vc saberia me dizer se posso colocar os créditos em cima da própria foto? Tipo, nos casos em que eu for usar numa publicação no facebook por exemplo.

  13. Liute, fiquei só com mais uma duvida. Irei desenvolver o comercial do cartão e nele reforcarei a praticidade e a segurança que a pessoa terá ao adquiri-lo. Essa mensagem que quero passar. Neste caso, estaria em desacordo com o item vi, que colei na resposta acima, que diz que não podemos utilizar o conteúdo freepik para garantir ou implicar uma garantia de produto ou serviço? Ou o que vc me esclareceu no ultimo comentário se aplica a isto também?

  14. Ola,gostaria de saber se posso usar algumas imagens freepik para produzir um comercial. Não tem fins lucrativos, é pra um trabalho da faculdade, e nesse comercial iremos promover um cartão de recarga para universitários. A minha dúvida é se posso utizar essas imagens no comercial para um trabalho em grupo, pois o site do freepik só fala em uso pessoal. Li também em uma parte do site que o conteúdo não poderia ser utilizado por coletivos, algo assim. Isso se encaixaria no meu caso? Que farei um comercial para meu grupo de faculdade? Ou esse coletivo aínão nao tem nada a ver com isso?

      1. Agradeço pela retorno rápido. Na verdade já vi o vídeo, mas ainda assim fiquei com dúvida, porque como disse, no meu caso, usarei para uma apresentação da faculdade, em um grupo de 5 pessoas que formamos para apresentar o projeto. Li no Freepik que podemos usar seu conteúdo desde que “não envolve uso coletivo”.. Você acha que isso se aplica ao meu caso?

          1. Aqui o Link http://support.freepik.com/hc/en-us/articles/203669482-Can-I-use-Freepik-s-resources-to-create-a-product-for-personal-commercial-as-a-Free-User-

            Lá no final, está entre aspas. Traduzi a página, porque está em inglês.
            No tópico i diz “(i) não envolve uso coletivo” e neste ” (vi ) não utiliza o conteúdo Freepik (totalmente ou parcialmente) em qualquer marca comercial, logotipo ou parte do mesmo, um dos quais pode ser utilizada por qualquer outro meio para garantir ou implicar uma garantia de qualquer produto e / ou serviço;”

            Fiquei com dúvida sem ainda posso usar por estes dois motivos. Se puder me esclarecer, ficarei muito agradecida, de verdade.

          2. É semelhante a outros termos de uso que encontramos em outros sites, isto está geralmente associado ao fato de o uso da imagem não sugerir que pertença ao domínio público, como se a imagem pudesse ser usada por qualquer pessoa sem a necessidade de atribuição. Em outros casos, esta associado ao fato de a imagem não ser utilizada em mídias de grande alcance, como TV, revistas, livros de grande tiragem, etc.
            No seu caso, o uso não é nem comercial, então não vejo motivo para se preocupar.
            Um abraço!

    1. Obrigada pela orientação.

  15. olá, eu já pesquisei, já tentei ler as licenças mas nada me foi 100% esclarecedor.
    Eu iniciei no ramo de lembranças e convites, Existem vetores muito legais no freepik eu costumo utilizar algumas partes deles como base, nunca fica nenhum pouco parecido com o original.
    Isso é proibido?
    Sera que existe a necessidade de eu fazer um plano pago?

    Fico no aguardo, e parabéns pelo ótimo site.

  16. Olá eu sou totalmente inexperiente nesse assunto, como eu posso editar e transformar uma imagem do freepik em um background para o meu pc? quais programas usar, e não sei como tirar aqueles nomes que vem no meio da imagem. qualquer ajuda, agradeço desde já

    1. Olá Angela, a maioria dos arquivos disponíveis no Freepik podem ser editados no Adobe Illustrator. A partir dele você pode remover os elementos que desejar, e construir novos projetos combinando seus elementos.
      Um abraço!

  17. Ola, gostaria de saber como faco para usar as imagens separadamente, fiquei na duvida quanto ao downloaded, pois veio em WinRar? e o arquivo fica em uma só imagem, nao consigo desagrupa-la, apenas visualiza-la. obg

    1. o Freepik é um agregador de conteúdo que contém arquivos de diversos tipos e formatos. Você precisa verificar se o arquivo que está tentando baixar está disponível em formato vetorial ou apenas imagem. A maioria dos arquivos vetoriais estão disponíveis em EPS ou AI, que são arquivos nativos do Adobe Illustrator.
      Um abraço!

  18. Olá.
    Vi que o Freepik disponibiliza planos pagos para uso comercial sem precisar creditar ao autor.
    Como já utilizo bastante o site, não achei o preço alto para não ter problemas de licença.
    Sabe se realmente com esses planos posso utilizar de qualquer forma os arquivos sem creditar?

    1. Oi Adolpho, te confesso que nunca reparei nos serviços pagos do freepik, não tenho certeza às quantas andam os tramites legais sobre os direitos de uso. Mas você pode dar uma lida lá na documentação deles e tirar essa dúvida.
      Sobre atribuição, gravei um vídeo mostrando sobre ela no meu novo canal: https://www.youtube.com/watch?v=0VAXLyzYQaQ
      Aproveita e se inscreve lá! 😀

      1. Eu queria usar uma imagem que eu encontrei, é para um local livro, queria compra ela, preciso pagar pacotes e tal, ou da pra compra a imagem?

  19. Faço estampas para camisas, canecas, chinelos e etc para a minha loja virtual. Se eu baixar algumas imagens do freepik para fazer estampas, tenho que dar créditos ao autor?

    1. Você realmente precisa consultar a licença fornecida pelo autor, cada caso é um caso.
      Um abraço!

  20. Boa tarde.
    Peguei diferentes vetores, modifiquei algumas coisas como cores, tamanhos, linhas e fiz um logotipo para uma empresa (que ainda está iniciando).
    Eu preciso dar crédito ao Freepik de alguma forma, em algum material?

    Obrigado!

    1. Olá Vinícius, tudo bem?
      Este tipo de arquivo nunca deve ser utilizado para construção de marcas. Você pode verificar com o desenvolvedor se a licença está disponível para uso comercial (o freepick é apenas um hub de compartilhamento). Mesmo com esta licença, não é recomendado o uso, pois as chances de o conceito já ter sido usado por outra pessoa, ou o simples fato de você não desenvolver uma marca baseada em pesquisa já pode arruinar o seu job.
      Um abraço!

      1. Hmmm.. entendo.
        Mas eu posso pegar diversos vetores e modificá-los para criar uma marca ? Ou isso seria errado também?
        Porque não pego os vetores e utilizo de forma 100% igual, sempre modifico conforme o que eu necessito – tanto para marcas, como identidade visuais, folders, cartões de visita e tudo mais.

        1. Vinicius, na verdade, você fez a mesma pergunta que já havia feito anteriormente. A resposta ainda é a mesma.
          Com um adendo para a questão de layout: você pode usar elementos (ícones, ornamentos, imagens) para compor layouts, observando, é claro, os seus direitos de uso sobre o material. Mas isso é diferente de construir marcas usando vetores prontos.
          Um abraço!

  21. Boa tarde,

    Eu usei algumas imagens do Freepik para criar meu logo de loja, isso é permitido, não consegui chegar há uma conclusão pelo suporte do site.
    Obrigada

    1. Olá Samanta, dê uma olhadinha no comentário respondido ao Vinícius. A questão dele é relacionada à sua.
      Um abraço!

  22. Olá tudo bem? Gostaria de saber se é comum designers usarem logos do freepik para criação de marcas para empresas? Pois contratei um serviço de uma agência de web e comunicação para atualizar a marca da minha empresa, porém todas as logos que me apresentaram foram tiradas do freepik, portanto como posso vincular a imagem da minha empresa a um conteúdo disponível gratuitamente na internet? Inclusive achei uma empresa que já possui a logo que me apresentaram.

    1. Olá Guilherme, tudo bem?
      Recomendo que procure um profissional qualificado para atender à sua demanda. Pelo que percebi a empresa que lhe atende não possui recursos ou sequer experiência para isso. Um bom profissional e que recomendo é o Walter Mattos (http://waltermattos.com).
      Um abraço!

      1. Liute, muito obrigado pelo esclarecimento , foi justamente o que pensei. Há algum órgão especifico para que eu possa denunciar esta “empresa”.

      2. Liute, muito obrigado pelo esclarecimento , foi justamente o que pensei. Há algum órgão especifico para que eu possa denunciar esta “empresa”?

        1. Infelizmente não conheço nenhuma forma eficiente de denuncia deste tipo de atividade. Na verdade creio que a única forma seria se constatasse o uso de algum arquivo que é protegido contra uso comercial, e então denunciar ao seu autor para que tome as devidas providências. Mas é algo que eu acho não valer a pena o esforço, o próprio mercado se encarregará de eliminar este tipo de serviço pela péssima qualidade que oferecem.
          Um abraço!

  23. Olá, no caso de uso dos vetores, se eu usar vários para um cartão de visita, posso modificá-los?
    trocar as cores? e como vou dar créditos para o criador ou criadores (no caso de varios vetores).
    Se eu usar na faixada e ou cartão de visita, onde dou os créditos ao autor?

    1. Oi Gabriela, tudo bem?
      Nem todos os recursos precisam de atribuição. Creio que vale dar uma olhadinha na licença que o autor disponibiliza. Mas convenhamos, não tem como dar créditos em um cartão de visitas.
      Um abraço!

  24. Olá, eu baixei as imagens do Freepik mas não consigo abrir no Inkscape. A extensão eps não é compatível com este programa?
    Obrigada.

    1. Olá Luciana, tudo bem?
      Depende do formato do arquivo que você está baixando. O InkScape lê o formato .svg. A maioria dos arquivos do Freepik estão em EPS ou AI, arquivos nativos do Adobe Illustrator.
      Um abraço!

  25. Olá, baixei um vetor do freepik mas ao abrir no illustrator abri um artboard totalmente em branco. Poderia me ajudra ?

    1. Provavelmente você tem uma versão do Illustrator diferente da utilizada para criação do vetor. Que versão do illustrator você está usando?

  26. Bom dia Liute… estou gostando muito de usar os vetores do freepik… não entendo muito mas estou me virando no Corel. O único problema são os fundos que tem vários modelos numa imagem só… como faço para separá-las… fui separá-las como faço com as outras imagens, mas não dá certo… seria possível me ajudar? Obrigada!

    1. Oi Ril, tudo bem?
      Praticamente todos os vetores disponíveis no Freepik são desenvolvidos em Illustrator, por isso a extensão mais comum é o EPS. Infelizmente cada autor desenvolve seus vetores como bem entende, não existindo um padrão. Neste caso, recomendo que faça experimento com os arquivos, desagrupando, movendo e descobrindo como ele foi construído para conseguir trabalhar com ele.
      Um abraço!

  27. Olá, estou com uma dúvida cruel rsrsrs. Eu posso usar os vetores desse site em meus trabalhos como designer ? Por exemplo, em um convite de casamento … Não entendi a forma em que tenho que credenciar a imagem em meu trabalho … Tenho que colocar o site no convite do casamento ? E a minha logo ? Não posso colocar ? Porquê se não puder, é estranho, pois o maior trabalho será meu, pois não apenas mudarei o conteúdo de texto, usarei apenas algum vetor, e o resto do trabalho é comigo.

    1. Andressa, o Freepik é um agregador de conteúdo, logo, ele exibe arquivos que estão armazenados em diversos sites diferentes. Cada um destes sites pode ter suas próprias políticas de uso dos arquivos. Recomendo que avalie cada um dos arquivos que pretende usar e quais as regras para iso, como atribuição de créditos, etc. Quanto a esta questão de colocar o seu nome ou logotipo, é uma coisa pessoal, que varia de profissional para profissional… Eu por exemplo não gostaria de ter o nome de um designer no meu convite de casamento… por isso, eu não adoto este tipo de aplicação de créditos em meus trabalhos. Mas como disse, isso é cada que decide por sí.
      Um abraço!

  28. Usava muito os cliparts redimensionáveis do Microsoft Office. Porém a empresa deixou de disponibilizar. Onde encontro esse material free para CorelDraw?
    Pelo que li o FreePik tem pouco material para essa extensão?
    Obrigada,

    1. Daniela, infelizmente o aplicativo é mais usado no Brasil, e quem costuma fazer o maior número de arquivos disponíveis na web são os gringos. Então, o jeito é fazer o download dos eps ou outros formatos no freepick e ir tentando a sorte. Mas a grande maioria pode ser importada para o CorelDRAW sem problemas.

  29. Olá! Um dos termos para uso em sites é adicionar um link para credenciar o autor, porém não sei onde inserir esse link. Acho que dá para ver que sou bastante leiga kkkkk. Obrigada!

    1. Escolha um cantinho na página onde a imagem foi vinculada, então adicione ele bem pequenino, apenas para que seja localizável caso necessário, algo como: Imagem: Fulano de Tal (http://sitedoarquivo.com.br).
      Entende?

  30. Por favor me ajude!! eu baixo certinho as imagens no freepik mas eu não consigo mexer nelas depois, entende? eu abro no illustrator, mas ainda sou nova nesse programa e não bem como fazer pra conseguir separar as imagens e conseguir mexer em cada uma individualmente, como eu faço? já tentei desagrupar mas não vai 🙁 não sei o que estou fazendo de errado, alguém me ajude, obrigado!

  31. Minha dúvida quanto as imagens, é quando vou abri-las em um editor, ela vai em formato de imagem, e fica descompactada, eu não consigo mexer em cada parte sepadaramente, como se estivesse montando ela pela primeira vez. è assim mesmo? Quando penso em vetor, logo penso que poderei edita- la completamente, que as letras, desenhos vão vir separados. Me dê uma luz, Please!

    1. Você precisa observar a extensão do arquivo. Existem vários aplicativos vetoriais, como Illustrator, InkScape, CorelDRAW, etc. Cada qual trabalha com uma extensão de arquivo diferente. Se o arquivo for em .ai, .eps, por exemplo, você precisa abrir no Illustrator. Se o formato do arquivo for .svg, que é um formato universal, pode abrí-lo em qualquer outro aplicativo que suporte este formato.
      Arquivos com extensão .cdr abrem com o CorelDRAW.

      No Freepik, posso dizer que 99% dos vetores são para o Adobe Illustrator, então você precisa do aplicativo certo para editar os arquivos corretamente.

      Em que aplicativo está tentando abri-los?

      Um abraço.

      1. Muito muito obrigada!
        Estava usando o photoshop.
        Mas agora vou usar a ferramenta certa.
        Muito obrigada, mesmo!
        Abraços

  32. Obrigado pela dica que você
    passou!.

  33. Boa dica!!!! tenho aprendido muito com vc!

  34. Olá eu tentei baixar algumas imagens, mas não conseguir por que quando eu clico em free download vai para outra pagina que pede pra fazer login, mas não dá para colocar o login.

    1. O site agrega conteúdo, então lhe direciona para sites externo para poder fazer o download do arquivo. Você precisa muitas vezes acessar o site diretamente, fazer um registro e só então realizar o download.
      Tem um site chinês, que não faz login se você não acessar ele diretamente, digo isso porque o freepick abre sites estrangeiros com o tradutor do google incorporado. Então basta você procurar o link verdadeiro (num trecho da barra de endereços) e então copiar e acessar só o endereço verdadeiro.
      Abraços!

  35. Que ótima dica, obrigada.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Para quem está começando a estudar caligrafia uma das primeiras dúvidas que surgem é “que materiais eu devo utilizar para…
Affinity Photo #2 - Introdução as personas

Affinity Photo #2 - Introdução as personas

Pense nas Personas como formas diferentes de trabalho no Affinity Photo. Se você quiser trabalhar puramente com ferramentas de edição…
Fechar Menu