Fotografia do Hubble M15, um dos aglomerados mais densos de estrelas já descoberto

hubblem15_2

Para ver a foto em tamanho real clique aqui!

De vez em quando quando olhados pro céu vemos algumas estrelas, mas não como o telescópio espacial Hubble. A foto é do aglomerado Messier 15 (ou M15).

A foto foi lançada recentemente e é uma fotografia muito especial por ser do M15, que é um dos agrupamentos mais densos de estrelas já descobertas. Ela esta localizada a cerca de 35.000 anos-luz de distancia, e se você achou que era uma simples fotografia você esta totalmente enganado, pois  a foto se estende por cerca de 120 anos-luz de diâmetro.

Descrição da fotografia feita pela ESA:

Ambas as estrelas azuis muito quentes e estrelas douradas frias, pode ser visto juntas na imagem, tornando-se maior concentração em direção ao centro brilhante do cluster. Messier 15 é um dos mais densos aglomerados globulares conhecidos, com a maioria da sua massa é concentrada no seu núcleo. Assim como as estrelas, Messier 15 foi o primeiro conjunto conhecido para hospedar uma nebulosa planetária, e foi encontrado para ter um tipo raro de buraco negro em seu centro.

As imagens finais é composta de varias fotos tiradas pelo Wide Fiel Camera 3 do Hubble e Advanced Camera for Surveys. Se você quiser obter mais informações sobre o cluster 015 clique aqui para ir ao site Wikipedia ou o site da ESA Hubble.

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Me chamo Rônatan Bica, sou estudante de design gráfico apaixonado por esse universo criativo. Meu interesse por design primeiramente venho…
Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Sou designer gráfica, trabalhei em agências de Design com projetos para Kibon, Bauducco, Barilla, Suxxar, Embraer. Atualmente sou profissional liberal…
Como dar um boom na sua criatividade?

Como dar um boom na sua criatividade?

Podemos dizer que a criatividade é como um músculo: quanto mais exercitamos, mais forte fica. Assim como o tecido muscular,…
Portfólio do leitor: Jacson França

Portfólio do leitor: Jacson França

Me chamo Jacson França, tenho 26 anos e sou designer independente. Sou formado em Design generalista pela Fundação Liberato Salzano…
Fechar Menu