Diário de um arte-finalista #8 – Você sabe o que é Overprint?

Quem acompanha o meu trabalho há um pouco mais de tempo já deve ter percebido que não sou exatamente um designer, mas sim um arte-finalista (opa, por isso o título destes posts hein? Que maravilha!) então no decorrer de minha carreira na busca incansável por conhecimento, e minha paixão pelo design e experiência no meio gráfico, acabo enxergando um lado que é às vezes esquecido pelos designers, justamente o lado da arte-final, que se fosse feita “antes” de o projeto terminar, facilitaria muito o trabalho do arte-finalista e também proporcionaria melhores resultados na impressão.

Overprint nada mais é do que “impressão sobre” ou sobreposta, e consiste em imprimir uma cor sobre outra. Isto falando de um jeito bem simplificado. Na verdade os métodos de impressão já usam impressão sobreposta das cores CMYK, proporcionando os resultados de impressão colorida que já conhecemos. Mas vamos usar um exemplo prático para você entender melhor do que se trata.

Digamos que temos um projeto, um fundo amarelo com texto preto, e seu resultado final deverá ser o mostrado na imagem abaixo.

Overprint 1

Quando usamos impressão comum, sem overprint, as chapas de impressão dos objetos que se sobrepõe, no caso o texto sobre o fundo, ficam vazados, coisa mais ou menos assim.

Overprint 2

Isso quer dizer que as tintas preta e amarela não se misturam. Ok, mas isto é o correto! Hein? Sim, até aí nada errado. Até que comecemos a analisar os resultados de impressão.

Geralmente, quando usamos este tipo de impressão sem overprint em materiais com texto muito pequeno, ou até mesmo os com texto grande, o resultado pode trazer pequenas linhas (ou bordas) brancas ao redor do texto preto.

Overprint 3

Quase não dá pra perceber não é mesmo? Agora some isto a dilatação do papel quando passa pela máquina, e a um deslocamento na pinça (coisa que é bem comum no meio gráfico), veja como o resultado pode ser desastroso.

Overprint 4

As bordas brancas apareceram agora hein? E muito! Imagina o seu cliente recebendo esta maravilha de impressão!

È por isto que existe o overprint, que nos permite imprimir o texto preto sobre a chapa do amarelo de maneira sobreposta, isto quer dizer que a chapa do amarelo não ficaria vazada, e o preto será impresso por cima da cor amarela. Veja.

Overprint 5

Isto irá previnir qualquer problema de impressão, garantindo que não hajam bordas ou fios brancos ao redor do nosso texto.

A maioria dos aplicativos gráficos oferece nativamente a opção de impressão sobreposta de preto, mesmo o RIP pode fazer isto quando o arquivo será gravado nas chapas de impressão usando os PDF criado pelo software gráfico. É muito importante, claro, assinalar o recurso no aplicativo que você usa, seja Illustrator ou CorelDRAW, a impressão sobreposta de preto pode ser encontrada nas opções de fechamento do PDF, e também em comandos e ferramentas presentes dentro do espaço de trabalho do próprio aplicativo.

Gravamos um vídeo bem legal falando sobre o overprint. Acompanhe!

dia a dia na gráfica 9

Um conceito muito legal, e que é muito útil para o designer é o de Over Print (ou sobreposição). Mas será que você sabe o que é isso?

over printE ai? Gostou do overprint? Já sabia o que era? Compartilha com a gente nos comentários! Até a próxima!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. Liute , e com relacao ao trapping? Te tem alguma ultilidade no dia a dia?

    1. Sim, mas te confesso que nunca precisei usar. Acredito que por causa do uso de planos de fundo sempre em CMYK e nunca chapados ou em cores especiais. Pra te falar a verdade, não me lembro de ter precisado usar trapping alguma vez na vida. :/

      1. valeu, Liute.
        abraço

  2. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho executado neste blog,
    aqui encontrei muitos artigos objetivos e bem explicados, porém infelizmente ou felizmente cheguei aqui por um problema encontrado nos últimos dias. Recentemente comecei a trabalhar também como arte-finalista e como vim do design digital estou encontrando algumas dificuldades mas nada que tenha me frustrado tanto como o over print. Semana passada recebi um arquivo simples de fundo marrom sem cores especiais e com texto preto. Selecionei o texto (K=100%)e com o botão direito e apliquei a opção de imprimir o mesmo sobre o preenchimento com a finalidade do preto aparecer somente na chapa preta. Porém quando visualizo a impressão, as chapas de CMY saem com o texto vazado em branco assim como na primeira imagem do artigo, dificultando assim o acerto das cores. Já marquei a opção simular a sobreposição e nada funcionou até agora. Apenas quando marco a opção para imprimir o preto sempre sobreposto funciona, mas agora eis a dúvida, quando eu mandar o arquivo para a gravação ele irá gravar o texto apenas na chapa preta? Estou fazendo exatamente como no video e quando visualizo o problema ainda aparece. Você teria alguma dica ou solução?

    Uso o Corel X7

    1. Oi Leonardo! Que bom que gostou do conteúdo do Clube. 😀
      Eis o motivo para eu ainda não utilizar o COrelDRAW X7: Um aplicativo inacabado.
      Ainda estou no CorelDRAW X6, depois de testar por algumas semanas a nova versão e me decepcionar.

      Mas vamos a uma possível solução. Você vai enviar estes arquivos abertos? No formato .cdr? Acredito que a melhor saída seja finalizá-lo em PDF e configurar nas opções do PDF o overprint de preto. Assim você poderá garantir que o recurso seja utilizado com eficiência.

      Outra saída seria conversar com o carinha do bureau para quele setasse a opção no momento da gravação da chapa, o que pode não ser uma boa ideia, já que estes carinhas do do bureau costumam ser bem frescos quando se trata de mudar alguma coisa no projeto do cliente.

      Eu voto pelo PDF. Me diga se deu certo.
      Um abraço!

      1. Obrigado pela resposta rápida, encontrei uma versão portable X6 apenas para realizar o teste para saber se estava mesmo aplicando o over print de maneira correta e sim, deu tudo certo, porém como o computador lá da empresa está com o X7 vou ter me adequar e encontrar o que esta errado. Nessa ocasião, mandei o arquivo aberto e fechado em pdf e pedi para que se possível ele fizesse alguma correção. Horas depois a chapa chegou com as separações corretas. Gostaria de encontrar uma forma de consertar isso para não ficar dependendo dos caras do bureau que como você mesmo disse, realmente alguns são bem menos pacientes.

        Pesquisando um pouco na internet vi que pode existir alguma opção que esteja ignorando a sobreposição sobre o preenchimento. Minha tarefa será descobrir onde encontro essa função ou até mesmo ver se consigo resetar o Corel para a configuração padrão.

        1. Olá Liute, finalmente consegui resolver meu problema, e o motivo era o mais besta possível, na visualização da impressão a impressora de prova daqui estava marcada e consequentemente não habilitava o over print de jeito nenhum deixando o texto sempre vazado. Agora quando seleciono impressora ”Arquivo PostScript” ou qualquer outra que não seja a impressora consigo visualizar todas as sobreposições normalmente. Incrível como uma simples opção pode ter me gerado tanta dor de cabeça e pior, tão simples de ser corrigida. Mesmo assim agradeço pela atenção, sucesso.

          1. Que bom Leonardo! Obrigado por compartilhar a solução com a gente!
            Um abraço!

  3. Thiago, a impressão com over print não funciona em fundos pretos, principalmente em cores caras sobre ele. Neste caso, vai depender da habilidade do impressor.

  4. LIUTE se eu for usar uma fonte pequena amarela com fundo preto e habilitar o overprint o amarelo vai ficar escuro, e se eu não fizer isso pode ocorrer o deslocamento da impressão. Tem alguma solução para garantir que não haja erro na impressão ?

  5. Muito bom o artigo e o vídeo Liute Cristian. De novo o Sr. Google me trouxe por aqui, hein. Seus conteúdos tem ajudado muito. Parabéns!

    Se não incomodar muito, uma pergurtinha sobre overprint: Tenho um caso de necessidade de fazer impressão em impressora de cartucho (a jato) em papel vermelho. O problema é que no CMYK as tonalidades brancas simplesmente são desconsideradas, porque a folha de fundo é branca.

    Fiz uma simulação de “Overprint Preview” no InDesign, configurando a folha como vermelha, e percebi na tela o mesmo efeito que observei na impressão. A única cor que acaba ficando aparente é a Preta, mas eu gostaria de tons claros, próximos ao brancos, para dar maior destaque ao texto (o resultado final é um crachá com alguns textos e uma foto 3×4 de uma pessoa).

    Pela pesquisada que dei, parece que não é possível imprimir branco em folha vermelha com as impressoras comuns, a jato ou laser. Apenas enviando a gráficas com impressoras offset que possam imprimir tinta branca. Tem alguma alternativa que não seja essa? (A solução mais óbvia seria imprimir em folha branca, com fundo vermelho e letras brancas – que seria tinta vazia -, mas isto gastaria muito cartucho, já que a impressão de crachás é muito grande).

    Um abraço!

    1. Oi Lidio, tudo bem?
      Infelizmente a única solução é a que você mesmo apontou. Impressoras convencionais usam tintas nas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto para representar todas as cores impressas, misturando estas 4 cores, a quinta cor no caso seria o branco, que é o próprio papel. Para impressão que seja feita na cor branca, é necessário equipamento que suporte tinta branca, neste caso, impressoras ou plotters com cabeças especiais de impressão para cores especiais.
      Um abraço!

  6. Olá meus queridos,

    Depois de muito tempo de lançado o curso de Design, ainda tive a opor de assisti-lo, mas gostaria de ficar informado das novidades, e tambem quero pedir pra me informar sempre que voces postarem artigo do dia-a-dia na grafica, é muito interessante pra mim porque estou pondo uma, muito grato pelos cursos, vlw, grande abraço.

    1. Olá David, para ficar sempre atualizado, inscreva-se em nossos feeds digitando seu endereço de e-mail na caixa disponível na barra lateral. Para acompanhar ainda mais novidades, se inscreva em nosso canal do youtube http://youtube.com/liutecristian e também siga-nos nos perfis sociais, estes recebem atualizações de todas as nossas novidades.
      Um abraço!

  7. Opa,
    Boa essa dica!
    Vou ajudar bastante os coleguinhas da gráfica quando começar a fechar meus arquivos de maneira correta.
    Já tem um tuto sobre isso? Tem alguma coisa sua pronta?
    Abs.
    #soufadoclubedodesign

    1. Opa, já sim Angelo, veja que acabei de atualizar o artigo com um vídeo.
      Um abraço!

      1. Ótimo.
        Eu queria saber como fazia no Illu.
        Perfeito.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu