Dia a dia na gráfica #4 – Imprimindo livros (Imposição de páginas) com CorelDRAW e InDesign

No vídeo de hoje respondemos a dúvida de um de nossos leitores. Ele queria saber como criar imposição de página para impressão de livros e revistas utilizando o CorelDRAW.

Neste vídeo vamos ver como configurar corretamente a imposição usando páginas opostas para imprimir livretos e revistas do tipo brochura (grampeadas ao meio), o mesmo procedimento pode ser configurado com facilidade nas janelas de impressão do CorelDRAW e do InDesign.

[pwal id=”31972863″ description=”Você precisa ‘curtir’ ou ‘+1’ para ver o restante deste artigo.”]

Dia a dia na gráfica #4 – Imprimindo livros (Imposição de páginas) com CorelDRAW e InDesign

Aproveite para seguir o Clube no twitterfacebookyoutube ou google+, assim você fica por dentro das novidades, e acompanha os melhores links do blog. Você também pode assinar nosso feed de notícias e receber todas as atualizações de maneira exclusiva.

[/pwal]

Compartilhe este artigo:

Este post tem 0 comentários

  1. Ops, eu de novo …

    Estava vendo um template aqui http://www.bestindesigntemplates.com/demo/indesign-files-12/index.html

    as páginas 6-7, 8-9, 10-11 entre outras …

    Vou montar estas páginas 2 a 2, dando seguimento nas imagens que pegam as 2 paginas bem como sequência do texto, mas qdo coloca no imprimir livreto não vai sair igual, pois há a imposição das páginas, ai tá o meu dilema !!!

    Teria que ver o livreto primeiro e depois montar, recortar as imagens ??? Deve ser uma coisa simples, mas tá difícil eu entender/aceitar …

    Será que somente eu tenho esta dúvida, deve ser uma coisa bem banal mesmo …rs…

    1. Realmente não há segredo nenhum… não sei porque você não está entendendo. Basta criar um arquivo do InDesign comum, de páginas opostas, e no momento que precisar usar imagens em ambas as páginas basta dividi-la entre as duas páginas e quando for imprimir elas serão impressas normalmente. Claro que na visualização de impressão pode parecer estranho, mas você deve observar que elas só apareceram juntas quando forem posicionadas e dobradas. rsrsrsrsr
      Pensei que você já tivesse o documento… se tivesse era so me mandar que eu isa dar uma olhadinha.

    2. Fiz um pequeno vídeo demonstrativo para você ver a estrutura… e como as páginas devem ficar. Lhe encaminhei por e-mail.

      1. Olá Liute,
        fui mandar a revista ontem pra gráfica e pediram pra fazer a imposiçao das paginas…
        tem algum metodo simples de fazer isso no indesign?

        Criei a revista toda no InDesign mas da pagina 1 até a 96
        No caso, pediram pra fazer duplas 1 – 96, 2 – 95, 3 – 94…
        e estou preocupado pq nao sei como fazer isso rapidamente,
        alem disso, me preocupa pelo fato de terem muitas imagens atravessadas em duas paginas…

        abraço

        1. Olá amigo, na verdade quem faz a imposição é o artefinalista, boas gráficas sempre tem um profissional qualificado para isso. Caso seja possível, troque de gráfica, pergunte se aceitam PDFs e faça o serviço com quem está afim de trabalhar. rsrsrsrsr
          Em todo caso, para que você faça imposição de arquivos criados no InDesign você precisa exportar um PDF e usar um aplicativo de imposição, geralmente o Adobe Acrobat. É preciso dominar o aplicativo, justamente por isso é papel da gráfica (arte-finalista) realizar a imposição.
          Os bureaus de fotolitos também fazem este tipo de serviço. Aconselho você a conversar com outros estabelecimentos para encontrar um que atenda as suas necessidades.

  2. Brigadão!
    Estou em outro pc. Depois lhe envio um arquivo em exemplo, pois estou com poucos neurônios..rs

    Novamente agradeço !

    t+

  3. ops ! Em indesign

  4. Boas!
    Realmente estou tendo dificuldades para entender, colocarei aqui de novo como por exemplo:

    01 – Uma revista com 8 páginas, sendo que as páginas 2 e 3, 4 e 5, 6 e 7 tem uma foto/um background ocupando esta lâmina, as 2 páginas…

    02 – Exporto para pdf, coloco páginas soltas ou duplas para mandar pra gráfica ?

    03 – Usando o “imprimir livreto”, ai com esta imposição já sai tudo avacalhado, as imagens/bg cortados. Ai fico enrolado e me atrapalho todo.

    04 – Então, o arquivo que vai para gráfica tá ok assim mesmo, tá “finalizado” ! E o imprimir livreto onde entra então, não seria esse que iria enviar para gráfica e na imposição das páginas teria que recortar e casar direitinho lá as imagens, 2 arquivos….putz! me atrapalho todo …

    qdo tiver um tempinho para criar um tuto nesses parãmetros, com 8 páginas, fundo nas lâminas e ainda continuação de texto… o arquivo que iria para gráfica e usando a opção imprimir livreto para ter o boneco da revista em mãos ….

    Novamente já agradeço !

    t+
    Vladmir Gomes

    1. Neste caso você deve conversar diretamente com a gráfica. Aqui por exemplo eu receberia as páginas individuais no PDF. Mas isso realmente varia de bureau para bureau, ninguém poderá responder isso pra você se não o estabelecimento que você irá imprimir. Quanto a impressão de livreto, esta só serve para a impressão da boneca, o para impressões que irão ser enviadas diretamente para a impressora/copiadora. Quando se exporta um livro para enviar para gráfica, o pdf deve ser de páginas simples pois lá a imposição será feita em outro software… mas SEMPRE pergunte para eles antes.

      Quanto ao seu problema com as imagens, ao que me parece é só um problema de sua diagramação… não faço ideia de como você fez o arquivo… teria que vê-lo para conseguir identificar o problema.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Para quem está começando a estudar caligrafia uma das primeiras dúvidas que surgem é “que materiais eu devo utilizar para…
Affinity Photo #2 - Introdução as personas

Affinity Photo #2 - Introdução as personas

Pense nas Personas como formas diferentes de trabalho no Affinity Photo. Se você quiser trabalhar puramente com ferramentas de edição…
Fechar Menu