Crie banners com sombras elegantes no CorelDRAW

Se você desenvolve projetos para web com certeza já precisou de um banner bem estiloso para colocar naquele site do seu cliente. No tutorial de hoje vou mostrar como desenvolver efeitos de sombras elegantes para banners usando o CorelDRAW. Usarei neste tutorial o CorelDRAW X5, mas como vamos usar apenas recursos simples, você poderá desenvolver em versões posteriores ou anteriores sem problemas.

Passo 1. Crie um novo documento e na janela de Novo documento escolha a predefinição web.

imagem 1

Passo 2. Automaticamente, o aplicativo irá habilitar o modo de exibição por pixels, vamos mudar este recurso para o modo de exibição Aperfeiçoado. Para isso acesse o menu Exibir> Aperfeiçoado.

imagem 2Passo 3. Selecione a ferramenta Retângulo (F6) e crie um retângulo do tamanho que desejar. Você pode definir o tamanho exato depois, na barra de propriedades. Preencha este retângulo com a cor branca e, em seguida, alinhe este retângulo no centro da página pressionando a letra P.

imagem 3

imagem 4

Passo 4. Faça uma cópia do retângulo pressionando a tecla + do seu teclado numérico, ou Ctrl+C / Ctrl+V (Copiar e colar). Arraste a cópia para baixo do retângulo original, preencha com um cinza médio e retire a cor de contorno.

Sempre que mover qualquer objeto, segure a tecla Ctrl, isso fará com que ele se mova em linha reta, restringindo o seu movimento na horizontal ou vertical.

imagem 5Passo 5. Com o retângulo cinza selecionado, pressione o atalho de teclado Ctrl+Q (Organizar> Converter em curvas) para converter o retângulo em curvas. Em seguida, arraste uma linha guia a partir da régua lateral para dentro do documento e pressione P para alinhá-la ao centro da página.

imagem 6Passo 6. Esta linha guia servirá de base para criarmos uma curva em nosso retângulo cinza. Ative a opção Alinhar às linhas guia, no menu suspenso na parte superior de sua área de trabalho.

imagem 7Passo 8. Com a ferramenta Forma (F10) selecione os dois nós inferiores do retângulo cinza e, em seguida, clique no botão converter em curvas na barra de propriedades de ferramentas. Usando como referência a linha guia, faça uma curva na parte inferior do retângulo. Basta posicionar o cursor do mouse exatamente onde a linha guia e a linha do retângulo se cruzam, clicar e arrastar para baixo.

imagem 8imagem 9 imagem 10Passo 9. Com a ferramenta seleção, reduza um pouco o tamanho desta forma. Use um dos controles laterais enquanto mantém pressionada a tecla Shift, isto fará com que a forma diminua simultaneamente em ambos os lados.

imagem 11

imagem 12imagem 13Passo 10. Ainda com a forma cinza selecionada, acesse o menu Bitmap> Converter em bitmap e use as configurações abaixo para converter a forma em um bitmap.

imagem 14

Passo 11. Agora vamos aplicar um desfoque no nosso novo bitmap. Para isso acesse o menu Bitmap> Desfocar> Desfocagem gaussiano e defina os valores abaixo. Eles podem ser diferentes dependendo do tamanho da imagem escolhida.

Você pode habilitar o pequeno cadeado na parte inferior da janela para ver o efeito enquanto move o controle.

Clique no Ok, em seguida, para confirmar.

imagem 15Passo 12. Posicione esta forma cinza desfocada sobre o retângulo branco. Não se esqueça de usar a tecla Ctrl para movê-lo em linha reta. A forma cinza deve ficar em cima do retângulo branco, vamos agora posicionar a forma cinza atrás do retângulo branco, para isso, clique com o botão direito sobre a forma cinza, aponte para a opção Ordenar e clique na opção Para trás da página.

imagem 16

imagem 17Passo 13. Faça os ajustes necessários dimensionando, achatando e posicionando corretamente a forma desfocada.

imagem 18Passo 14. Para finalizar, use a ferramenta Forma (F10) e apare as áreas extras da forma desfocada. Basta selecionar os nós laterais e arrastá-los como mostrado abaixo.

imagem 19Você pode criar resultados diferentes usando a mesma técnica. Basta usar sua criatividade e imaginação.

Banners com sombras elegantesEspero que tenham gostado da dica. Compartilhe conosco nos comentários.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. Boa noite Cristian, tudo bem? Primeiramente parabéns por disponibilizar e dividir conosco seu conhecimento cara, show de bola mesmo!!!
    Infelizmente o link que disponibiliza ao final da postagem com as sombras que criou, não está mais ativo.
    Tem alguma possibilidade de me enviar por email… ficaria muito agradecido se me ajudar desta forma.
    De qualquer modo, muito obrigado mesmo.
    Tenha uma ótima noite e fique na Paz, Carlos Salgado (carlosasalgadojr@hotmail.com).

    1. Oi Carlos, infelizmente eu não tenho mais os arquivos disponíveis. Mas com as dicas do post, você pode criá-los por conta própria.
      Um abraço!

  2. Excelente tutorial, vai me ajudar muito!

  3. Excelente Tutorial. Parabéns!!!
    Ha muito tempo não uso mais o sombreamento do corel. Ao invés disso, duplico a imagem ou o texto ou o vetor, adiciono a cor desejada, converto em bitmap e desfoco. Fica muito melhor. Os resultados são excelentes.

    Parabéns mesmo por compartilhar conhecimento.
    Abraços…

  4. Eu faço a sombra com a ferramenta de sombra mesmo, mais essa dai deixa um efeito diferente tbm gostei

      1. Essa “curvinha” está ajudando muito na criação de banners 3d. rsrsrs

  5. Poxa bacana… e eu fazia do jeito difícil rsrs…

      1. fazia praticamente deste mesmo jeito, mas usava 3 camadas e nunca passou em mente usar o “desfoque” sempre com efeito de transparência juntamente com 1 das camadas duplicadas p/ aumentar o efeito… agora vi um jeito mt mais simples xD

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

As ferramentas Sobreposição podem ser usadas juntamente com o painel Sobreposições para que você possa aplicar ajustes padrão em áreas…
Praticando Caligrafia e Lettering

Praticando Caligrafia e Lettering

Nesse vídeo que fiz em meu canal Corporação Criativa eu faço algumas demonstrações sobre criação de caligrafia e lettering com diferentes canetas.…
Fechar Menu