Conheça o Inkscape, editor vetorial gratuito semelhante ao CorelDRAW e Illustrator

Muitos dos leitores aqui do Clube me enviam e-mails perguntando como baixar os programas que usamos no site gratuitamente. Infelizmente isso ainda não é possível sem que você corra o risco de ser infectado por um vírus ou burlar as leis de direitos autorais.

Mas uma grande notícia vos trago, no artigo de hoje você vai conhecer um editor vetorial que pode facilmente “substituir” o CorelDRAW ou Illustrator, pelo menos enquanto você ainda está começando.

Conheça o Inkscape, editor vetorial gratuito semelhante ao CorelDRAW e Illustrator

Antes de todo o blá blá blá de sempre, você pode baixar o programa clicando no botão abaixo e ler o artigo enquanto espera.

[alert-success]Clique aqui para baixar[/alert-success]

Ao acessar a página de download, clique na opção Windows, no link que o nome “Installer” ou as outras se souber como usar.

O InkScape é um Open Source, isso quer dizer que seu código é aberto e pode ser estudado e melhorado por quem manja dessas paradas de programação. Ele é um editor de gráficos vetoriais, com capacidades semelhantes ao Illustrator, CorelDRAW, ou Xara X, usando o padrão W3C Scalable Vector Graphics (SVG), tendo este como seu formato padrão de arquivo. Praticamente todos os programas vetoriais profissionais reconhecem e são capazes de importar o formato SVG.

O Inkscape suporta muitas funcionalidades avançadas dos arquivos SVG (marcadores, clones, canais alfa, etc.) e um grande cuidado foi tomado na concepção de uma interface simplificada e de fácil manuseio. É muito fácil editar nós, realizar operações de caminhos complexos, rastreamento de bitmaps e muito mais.

A equipe responsável pelo projeto do inkscape mantém uma comunidade online (que você pode acessar aqui) onde qualquer um pode acessar, baixar o software e muitos outros add-ins (extras) como por exemplo pincéis, mídias e plug-ins.

O software é realmente muito bom e você com certeza poderá aprender muito sobre o desenho vetorial com ele, já que de um modo geral, todos os editores vetoriais trabalham de maneira muito semelhante.

Então aproveite, baixe e instale agora mesmo e nos diga o que achou do programa. Aguardamos o seu feedback aqui nos comentários para que os outros usuários também possam saber como é a ferramenta na prática.

Veja demonstrações do programa nos vídeos abaixo.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. Eu uso o Inkscape pois ainda não comprei o Corel, e todos os videos que vejo aqui de tutoriais e etc, eu faço nele e sai do mesmo jeito. O único probleminha são as ferramentas que não são iguais, deve se ter uma certa pratica para saber pra onde vai cada passo. Ele é de mais.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Fechar Menu