Como me tornar um designer #5 – Por onde começar? Curso técnico!

Como vimos em nosso último post temos à frente uma longa jornada até a formação profissional e, dependendo de como você irá trilhar esta jornada, escolhas que devem ser feitas o mais cedo possível.

Depois da faculdade, uma ótima maneira de ingressar no mundo do design é através de cursos técnicos. Assim como no nível superior, o nível técnico lhe proporciona uma gama variada de cursos que podem ser escolhidos de acordo com o seu objetivo na carreira profissional.

As vantagens de um curso técnico é que você pode encontrar escolas que integram o ensino médio a educação técnica matando assim dois coelhos numa cajadada só. Você se forma em nível médio ao mesmo tempo que se especializa em uma profissão sem precisar esperar todos os 3 anos de estudo do nível médio para isso.

A duração de cursos técnicos que não estão vinculados ao nível médio é bem menor do que um curso superior, variam de um ano e meio a dois anos e meio. Embora muita gente não valorize o ensino técnico, ele tem muitas vezes um peso equivalente ao nível superior, claro que isto depende da instituição e também da grade curricular do seu curso.

Imagem via Shutterstock ©
Imagem via Shutterstock ©

Em uma busca rápida pela minha cidade não consegui identificar cursos oferecidos na área, tive que recorrer ao Google para conhecer melhor as escolas técnicas que oferecem esta modalidade. Um dos primeiros resultados foi o SENAC de São Paulo que oferece bons cursos na área. Nesta página você pode dar uma olhadinha na lista de cursos de design. Eu fiquei impressionado com a quantidade de opções, confesso que me deu vontade de ir para São Paulo. 😀

Veja a lista de cursos oferecidos pelo SENAC em São Paulo:

Graduação Superior

Pós Graduação – Especialização

Na modalidade Técnica temos os seguintes cursos:

Ufa, são tantas opções que podem lhe deixar com uma baita dúvida. Além de cursos de formação há também os cursos livres (profissionalizantes) que podem ser uma boa alternativa caso você ainda não tenha chegado ao ensino médio. Veja a lista de cursos nesta modalidade:

Design

Design Gráfico

Design de Interiores

Design de produtos

Interfaces Digitais

Vitrinismo

Imagem via Shutterstock ©
Imagem via Shutterstock ©

Se você mora em São Paulo ou região pode aproveitar pois há vários cursos com inscrições abertas (levando em conta a data de publicação desta postagem).

Você que não mora em São Paulo pode recorrer ao SENAC da sua região, em minha busca percebi que várias cidades tem cursos de design oferecidos pela instituição.

Outro resultado interessante nas buscas foi o PRONATEC, um programa do governo que incentiva a profissionalização e ingresso em cursos técnicos. Várias instituições oferecem cursos para pessoas que ingressam pelo programa, vale uma busca na sua cidade para saber sobre a disponibilidade.

Abaixo vou deixar mais alguns links dos SENACs e de algumas escolas que encontrei na primeira página de pesquisas.

  • Fundação Liberato, do Rio Grande do Sul.
  • Setrem, também do RS.
  • SENAC, de Brasília
  • SENAC, do Rio Grande do Sul.
  • SENAI, do Rio de Janeiro
  • SENAI, do Pará
  • SENAI, de Santa Catarina
  • ABRA (Academia Brasileira de Arte), não consegui descobrir de onde é, mas parece que tem unidades em várias cidades.
  • UNISUAM, do Rio de Janeiro
  • Belas Artes, de São Paulo, neste caso é uma faculdade, mas tem cursos surpreendentes e vale a pena mencionar aqui.
  • Arquitec, o navegador travou…

Bom, acho que a partir destas informações vai ficar mais fácil para você procurar por escolas técnicas na sua região. Um ponto interessante é que você pode fazer vários cursos técnicos e acumular habilidades em um curto período de tempo, sem contar que ainda pode fazer um curso de nível superior logo em seguida, o limite é o seu empenho e força de vontade.

Espero que tenham gostado das dicas, no próximo post vamos falar sobre o processo de profissionalização autodidata, um dos mais difíceis meios de se ingressar no mercado de trabalho. Até lá!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. Essa semana eu ganhei um curso de auxiliar de criação publicitaria no SENAC Campinas, foi uma oportunidade imperdível, assim como o curso de web design que também ganhei, mas foram essas oportunidades que me fizeram conhece a área.

  2. Infelizmente, aqui na Minha Região não temos muitos cursos como este, mas eu queria muito que tivesse! Mas você já ta nos ajudando muito com essas dicas! 😉

  3. Liute, Ótimo artigo, estou lendo toda “saga” das duvidas comuns de quem pretende ser um Design.Fiquei abismado com a quantidade de cursos ofertados nas Unidades de SP.Infelizmente aqui em Salvador/Ba não tem nada nessa area.Senac daqui não chega nem perto dessa estrutura de SP.Resta somente recorrer as faculdades.Parabéns pelo site, artigos !!!

    1. Obrigado Fabio. Realmente se a gente tivesse a oportunidade que encontramos aí pro sul, seria uma mão na roda. 😀
      Um abraço!

  4. Infelizmente não tem muitos cursos como estes em MG, quando tem são muito limitados :/

    1. Giovanni, pode ser uma boa tentar em uma cidade vizinha, aqui onde moro é comum fazermos isso, já que estamos no interior e a capital fica à 90 minutos, de barco, haha.
      Vale a pena o sacrifício.

  5. Olá Liute Cristian.
    Cara gosto muito do seu trabalho, e venho aprendendo bastante coisa com os artigos postados aqui no Clube do Design e também com os videos do canal do youtube.
    Eu já trabalho 3 anos na área de arte finalista e tenho 17 anos, mas ainda não fiz a faculdade, e aqui na minha cidade não tem faculdade com cursos nessa área, e pra mim fazer a faculdade vou ter que me deslocar para o DF, mas vai ficar puxado pra mim. Enfim, to a procura de uma solução pra isso, se você tiver alguma sugestão pra mim eu ficaria grato em ouvir.
    Estou gostando bastante dessa serie de Como me tornar um designer. E queria mais uma vez parabeniza-lo pelo seu trabalho, Deus abençoe você, sua carreira e sua família. Um abraço.

    1. Deilton, se leres toda esta série, verás as minhas sugestões. 😀
      Bem, é tudo o que eu tenho a dizer, basta ler e ver que há diversas alternativas.
      Neste post mesmo que você acabou de comentar há uma delas, cursos técnicos.
      Um abraço!

  6. Muito obrigada!!

  7. Ola
    Gosto muito de mexer com Photoshop e Corel Draw criar convites e manipular fotos. Qual tipo de curso ou faculdade eu poderia fazer?

    1. Olá Caroline, aconselho que leia todos os artigos desta série, especialmente o anterior a este onde falo sobre os cursos universitários. Você precisa observar a grade curricular de cada um para decidir o que vai seguir, a maioria é muito parecida, mas divergem em área de atuação.

      Veja o link da série inteira: https://clubedodesign.com/tag/como-me-tornar-um-designer/

      Um abraço!

  8. Parabéns…admiro muito seu trabalho!!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
O que é Escala de Valores?

O que é Escala de Valores?

Aprenda nesse artigo uma maneira fácil e eficiente de determinar e quantificar os valores de uma marca.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Quando mudar a identidade visual?

Quando mudar a identidade visual?

As empresas e profissionais que possuem uma identidade visual, cedo ou tarde vão se deparar com essa questão que a…
Os mascotes e as marcas - Parte 3

Os mascotes e as marcas - Parte 3

Continuando a sequência de artigos sobre mascotes listei aqui alguns ótimos exemplos de mascotes que já foram criados e que…
Fechar Menu