Como comprar imagens profissionais para seus projetos

Em uma conversa que tive há algum tempo atrás com um de nossos leitores fui indagado quanto ao uso de imagens em projetos de design. Não é novidade que a maioria das pessoas que prestam serviços criativos acabam usando imagens de forma ilegal, falamos sobre isso em um post do Diário de um arte-finalista onde aprendemos que não se deve usar qualquer imagem em material publicitário.

Mas afinal de contas, qual a maneira correta de se usar imagens?

A respostá na verdade é bem simples:  bancos de imagens. Existem na internet centenas de bancos de imagens que servem o profissional criativo com milhões de fotos, vetores e até trilhas sonoras que podem ser compradas e usadas em projetos profissionais. Quando falamos em compra de imagem muita gente faz cara feia, afinal, porque eu tenho que pagar para usar uma imagem?

Mas isto é extremamente necessário se você quer ser um profissional sério, eficiente e evitar problemas com a justiça.

Quais as vantagens de usar imagens de bancos profissionais?

  • Uso permitido em material publicitário
  • Uso permitido das imagens em material com finalidade comercial, salvo restrições nos termos de uso dos bancos de imagens
  • Imagens de boa qualidade, em alta definição
  • Milhões de imagens profissionais a sua disposição
  • Muitos bancos de imagens oferecem pacotes com dezenas de imagens que custam poucos centavos de dólar.
  • Diversidade: Você vai encontrar a imagem certa para o projeto que você está desenvolvendo.

Como posso comprar imagens profissionais?

Como já disse, existem centenas de bons bancos de imagens na web, eu prefiro me limitar aos melhores e os que me dão maior flexibilidade na hora de escolher e comprar as imagens, seja individualmente ou através de pacotes.

Em meus projetos profissionais uso e recomendo os bancos de imagem Fotolia e Shutterstock, ambos possuem pacotes que são bem em conta e oferecem várias imagens que variam de preço de acordo com o tipo de pacote escolhido. Você pode ver abaixo um print da tela dos planos de cada um dos sites.

Planos Fotolia

Planos shutterstock

E qual o melhor plano pra eu trabalhar?

Você pode avaliar de acordo com as suas necessidades e a quantidade de imagens. Um simples comparativo entre cada um dos planos dos dois já são suficientes para você escolher. Não existe uma diferença tão evidente além da quantidade de imagens que você pode baixar por certo preço. Ambos os bancos de imagens oferecem tanto pacotes fechados, com um número exato de imagens para download quanto também pacotes de assinatura, que permitem a você baixar até certo número de imagens por mês ou dia.

E como funciona a compra?

Tudo o que você precisa é de um cartão de crédito. Ambos os bancos de imagens são totalmente confiáveis, reconhecidos no mundo todo e você pode comprar suas imagens sem maiores problemas.

Quem compra? Eu ou o meu Cliente?

como comprar imagens profissionais para seus projetos shutterstock_93063181
Imagem via Shutterstock ©

Você pode escolher a melhor maneira de conduzir as compras de imagens usadas em seus projetos. Acredito que isso pode variar muito de acordo com o perfil do seu cliente e até mesmo com o seu. No meu caso, faço da seguinte maneira:

1. Quando o cliente é uma empresa com certeza irá usar várias imagens pois precisará desenvolver vários projetos. Neste caso prefiro que o cliente faça o seu próprio plano de assinatura ou recomendo o melhor pacote com uma quantidade de imagens que atenda a demanda. Assim fica mais fácil trabalhar, pois este tipo de cliente está diretamente interessado em quanto ele precisará investir para ter bons projetos.

2. Quando o cliente é pessoa física na maioria das vezes fará um único projeto ou levará um bom tempo até que lhe procure para outro trabalho. Neste caso, eu mesmo faço a compra das imagens, geralmente também em forma de pacotes fechados, assim, por exemplo, posso comprar um pacote de 12 imagens e usar este pacote com até 12 clientes diferentes. Pode levar um tempo até que eu gaste todas as imagens mas é certo que sempre vou usar todas.

Como uso as imagens em projetos que ainda vão ser aprovados?

Você não pode comprar qualquer imagem e colocá-la no projeto acreditando que o seu cliente irá aprová-la de primeira. Todos os bancos de imagens oferecem miniaturas das imagens para que você possa usar como amostra nos trabalhos de seus clientes. Desta forma, você deve usar sempre as miniaturas das imagens, que são conhecidas como imagens comp. Estas miniaturas geralmente vem acompanhadas de marcas d’água do banco de imagens e tem resolução e tamanho reduzidos.

Você então envia o projeto com a imagem de amostra (que chamamos de imagem comp) e só depois que o seu cliente aprovara a imagem é que você deve comprar ou baixar a imagem original do pacote de seu cliente e finalmente incluí-la no projeto.

Como baixo as imagens de amostra (comp)?

Em ambos os sites o processo é o mesmo. Basta procurar a imagem desejada, abrir o link que mostra a imagem sozinha na página (link de download da imagem).

tela de download da imagem

Depois, basta clicar com o botão direito sobre a imagem de visualização e salvá-la.

salvando imagem comp

A imagem que você acabou de salvar pode ser usada em seu projeto como uma amostra da imagem original que será comprada depois que o projeto for aprovado. No momento em que for salvar a imagem você perceberá que o nome dela é composto por um número, mantenha-o ou anote pois é o numero de identificação da imagem, será útil para você localize ela no banco de imagens quando for baixar a original. Basta pesquisar no site pelo número da imagem e você a encontrará rapidamente.

Posso usar a mesma imagem para vários clientes?

Quando você compra uma imagem está adquirindo o direito de usá-la, este direito é intransferível, isso quer dizer que a imagem só pode ser usada por uma pessoa (ou cliente neste caso), você não pode usar a mesma imagem para outros clientes a menos que compre uma nova licença e faça um novo download da mesma imagem. Existem inclusive preços especiais (mais caros) para a compra da licença estendida da imagem que lhe dão o direito de usá-la em publicações de grandes tiragens.

Os termos de uso e as licenças de cada imagem podem ser diferente dependendo do banco de imagens que você escolher e até mesmo do fotógrafo que as tirou. É muito importante ler com atenção os contratos e licenças para não ter nenhuma dúvida sobre como pode usar as imagens que irá comprar.

Vamos prolongar esta discussão, tire suas dúvidas, recomende seus bancos de imagens favoritos nos comentários. Será muito bom trocar experiências. Até o próximo post!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. Olá, Liute! Acabei esbarrando no seu artigo por acaso e achei muito bom. Gostaria de tirar uma dúvida. Se eu comprar uma foto em um desses bancos de imagens, garanto a exclusividade dessa foto? A minha pergunta é se essa imagem continuará disponível para outros também comprarem e usarem? Gostaria de uma opção que me garantisse a exclusividade. Seria extremamente chato comprar uma e usar num projeto meu e depois esbarrar com esta mesma imagem em outro projeto bastante distinto do meu. Pior ainda será se as pessoas assimilarem os projetos em razão de reconhecerem a imagem. Consigo, pela internet, adquirir de forma exclusiva uma imagem para um projeto pessoa?

    1. Oi Luis, esta pergunta já foi respondida ai nos comentários. Mas resumidamente:
      1. Bancos de imagens cedem direito de uso, qualquer pessoa pode comprar a mesma imagem e usá-la.
      2. Para imagens “exclusivas”, você precisa contratar um fotógrafo ou um estúdio. Você não vai encontrar imagens exclusivas em bancos de imagens, até mesmo porque isso custa um bocado acima dos preços de bancos de imagens.
      Existem fotógrafos que oferecem seus bancos pessoais pela internet, você encontra eles (os fotógrafos) em sites como o https://500px.com, mas já te adianto: nenhuma imagem exclusiva é barata.
      Um abraço!

  2. Quero usar essas imagens para fazer estamoas de camisetas e vender, então tenho que comprar a mesma imagem várias vezes para fazer várias camisas?

  3. Bom dia Liute, tenho uma duvida, Como eles controlam isso, como eles sabem que a imagem “A” que foi comprada para projeto especifico, não esta sendo utilizada em outro também, hoje em dia com Google e tudo mais as imagens circulam muito, já achei várias imagens de bancos e depois as mesmas em diversos sites. Acho muito difícil controlarem tudo isso.

    1. Oi Régis, é realmente difícil manter este tipo de controle depois que a imagem sai do banco, mas acredito que não seja esta a pergunta correta a se fazer. A questão é: Imagine que você desenvolveu um projeto para um cliente, que lá na frente tem o desprazer de ser questionado pelo banco de imagens pelo contrato de licença daquela imagem (eles sabem que compra imagens deles, claro, através do usuário que a adquiriu e dados de cartão de crédito, etc).
      Este cliente terá de arcar com custos enormes se for processado por usar uma imagem que não tem direitos. Vale a pena correr o risco?
      Trabalho atualmente em uma empresa de porte internacional, e aqui dentro, não se aceita nenhum tipo de comportamento que fira quaisquer direitos. Entra na questão ética, além da legal (auditoria, marca, nome, etc).
      Um abraço!

      1. Sim sim, concordo plenamente com isso, só levantei a questão que é bem difícil ter um controle das imagens.

        Uma outra questão, a imagem pode ser alterada?

  4. Olá Liute, sou designer gráfico e fui contratado para criar estampas de camisetas para uma grife. Pretendo comprar imagens no Shutterstock, com licença estendida, já que serão utilizadas na fabricação de produtos que serão comercializados. No contrato diz que eu posso fazer uma única transferência da licença, no caso meu cliente. Minha dúvida é se posso transferir para uma empresa (grife) ou apenas pra pessoa física. Você já teve esse tipo de experiência? Obrigado

    1. Oi Rodrigo, você pode sim transferir para o cliente pessoa física, desde que ele receba todos os direitos de uso da mesma. A diferença entre cliente físico ou jurídico não é explicita nos termos de uso, logo, físico ou jurídico, ambos são clientes.
      Um abraço!

  5. Olá!

    Estou tentando comprar duas imagem vetorizada no Shutterstock, mas não consigo comprar apenas duas, quando clico para baixar o site pede pra eu escolher um plano, mas no momento eu não quero ter um plano, preciso somente dessas duas imagens vetorizadas. Como faço pra comprar apenas essas duas imagens sem escolher um plano? É possível?

    Abraços,

    1. Não é possível comprar imagens individuais. O Shutterstock possui um plano para 5 imagens grandes, ou 12 pequenas no seu único plano “sob medida”, Todos os demais são de assinatura. Se não me engano, o iStock Photo vende imagens individuais, você compra “créditos” e troca por imagens… acho que o Fotolia também funciona assim.
      Um abraço!

  6. Oi, sou nova no ramo de personalizados , gostaria de uma explicação . Qdo compro a imagem ela não fica armazenada comigo , para usá-la em outro projeto? Ou teria que fazê-la em alguns projetos canecas , cadernos , camisetas sou pequena não tenho grande tiragem . Consigo deixá-la registrada se fizer a arte ?
    Obrigada

    1. Olá Andreia, tudo bem?
      Recomendo que leia o contrato de uso do banco de imagem que você escolher, eles são bem claros e fáceis de entender, mas podem variar de serviço para serviço.
      Mas adianto que a imagem é de propriedade do usuário final, ou seja, se você for o cliente, você pode usar para os projetos que desejar, seguindo as limitações impostas pelo contrato de uso.
      Dependendo do serviço que escolher, as imagens baixadas ficam registradas no seu histórico de downloads, assim, pode visitar a sua conta e baixar a imagem novamente caso precise (recomendo que mantenha um backup local).
      Dobre registro de imagens, você não pode registrar imagens adquiridas de bancos de imagens, elas estão disponíveis para qualquer pessoa que queria comprá-las.
      Um abraço!

  7. Oi Liute, bacana o post.
    No meu caso estou finalizando um site de conteúdo que terão várias matérias mensais o que sairia muito caro comprar todas as imagens. Para o lançamento já temos 50 matérias. Eu vi que o Shutterstock tem um plano de um mês em que posso baixar 750 imagens, só que ele não especifica se sou obrigado a permanecer um ano, você sabe como funciona?
    Creio que para começar essa quantidade, 750 imagens, já ajuda mas depois vou precisar de mais, você conhece uma forma mais em conta para o meu caso? Pretendo usar algumas do Freeimagens mas é muito limitado.
    Obrigado e abs

    1. Olá Fabiano, tudo bem?
      As 750 imagens são um limite, um teto mensal que pode ser baixado mediante o pagamento de assinatura, com planos de 1 mês a 12 meses (1 ano). Então se você fizer o plano por um mês, poderá baixar 750 imagens pagando 249 dólares por um período de 30 dias, depois disso, você pode decidir renovar ou não. Mas fique atento pois creio que sua assinatura é suspensa depois dos 30 dias, independente se tiver baixado todas as imagens.
      Esta é a opção mais em conta levando em consideração o volume de imagens que você pretende usar.
      Um abraço!

  8. Olá!
    Muito bom o artigo!
    Mas nao entendi como provar que eu comprei a imagem, e não ue simplesmente baixei de alguma outra fonte que realmente tenha comprado.
    Por exemplo: se eu achar a imagem em outro site que a tenha comprado, sem a marca d’água, e eu baixar para usar em outro projeto… Se não houver nenhum certificado, isso seria possível, não?
    Quando você compra a licença e baixa as imagens, recebe algum certificado de direito de uso?

    Obrigada!

    1. Olá Maria, o processo é muito simples. Se você compra uma imagem, precisa criar uma conta (login e senha) no site de venda de imagens. Em sua conta são registradas todas as imagens que você baixou em um histórico de ações de sua conta. Caso você ou seu cliente sejam questionados sobre o uso de determinada imagem, esta conta e a aceitação do contrato que lhe é imposta no momento da criação desta conta são a sua garantia.
      Um abraço!

  9. Olá Liute,
    Excelente texto! Muito obrigada! Apenas uma dúvida, meu cliente é uma pequena empresa que fará um único projeto (site) e levará um bom tempo para contratar outro. Neste caso, tudo ok em comprar as imagens em meu próprio nome? Abraços!

    1. Oi Naira, tudo bem?
      Não há problemas em você realizar a compra. No Shutterstock, por exemplo, há claramente a menção ao fato de o usuário final ser o cliente a quem a imagem se destina. Se você é um designer, um produtor, etc, a imagem é para o material do cliente, logo, quem estará coberto pelos direitos de uso da imagem será o cliente final.
      Um abraço!

  10. Trabalho no ramo de canecas personalizadas e por enquanto só trabalho com fotos que os próprios clientes enviam. Vejo muita gente trabalhando com canecas personalizadas com imagens de filmes, personagens (acredito que essa grande maioria não deve fazer uso da licença de imagem). Mas gostaria de fazer o negócio certo. Por exemplo, se eu montar uma arte de uma caneca com uma imagem que eu comprei em um banco de imagens, eu preciso de licença estendida para usar essa mesma imagem na venda de várias canecas?

    1. Olá Mônica, quando uma imagem fará parte de um produto, e esta imagem compõe tal produto, faz-se necessário a compra de uma licença estendida de imagem. Mas isto pode variar de banco de imagem para banco de imagem, então o mais aconselhado é você visitar o site que pretende contratar, e ler os seus termos de uso para cada uma das licenças disponíveis.
      Um abraço!

  11. Ótima matéria. Mas ainda tenho duvidas.

    Comecei a trabalhar como freelancer em apresentações PowerPoint, e quero fazer uso de imagens que encontro no google. Ocorre que essas imagens, mesmo se encontrando “livres” (sem a marca d’água de proteção) são localizadas também em sites de banco de imagens.

    O cliente se trata de uma instituição onde empresas se afiliam. A apresentação tem como proposito apresentar a instituição e as vantagens de se afiliar.

    Mesmo as imagens “livres” correndo soltas no google, não posso estar utilizando nessa apresentação ? Elas são as mesmas, livres de marca, em sites que as disponibilizam de graça.

    No caso, uma das imagens que estou utilizando na apresentação.
    http://www.gettyimages.com/detail/photo/business-vision-royalty-free-image/170955949
    ( também encontrado em outros sites de banco de imagens )

    E a mesma imagem, que primeiramente encontrei “livre” no google, é desse site
    http://pixshark.com/business-vision.htm

    1. Luis, o fato de as imagens estarem sem marca dágua não as carateriza como livres. Elas são de propriedade de alguém, e pertencem ao fotografo que as criou. Logo, mesmo elas estando disponíveis na rede, você pode ser questionado quanto aos direitos de uso da imagem: “Onde está o seu contrato, onde está a licença que diz que você pode usar esta imagem?”.
      Quando você compra uma imagem de um banco de imagens, assina um contrato e concorda com os termos de que você, e só você, pode usar aquela imagem, e que precisa ter a licença para usá-la. Então, se a imagem não é sua, e mesmo que esteja “disponível” na internet, cadê a sua licença para usála-a?
      Carros estacionados na rua tem dono, mesmo que não tenha ninguém dentro deles.
      Se tratando de uma empresa, recomendo fortemente que trabalhe dentro dos limites legais, comprando as imagens (que são extremamente baratas).
      Um abraço!

  12. Oi, adorei o post, estava realmente em dúvida quanto a isso, mas ainda tenho uma dúvida. Todos esses sites estão com o preço em USD, ou seja, dólares. Para comprar as imagens é preciso um cartão internacional? Ou eles convertem na hora do pagamento?

    1. Olá Bianca, tudo bem? Todos os sites que são estrangeiros, se você for usar cartão, tem que ser internacional. Existe também alguns que disponibilizam as opções de boleto bancário, embora eu não lembre se esses de fotos, utilizam esse sistema! Espero ter ajudado, abraços!

  13. Olá, muito bom seu post!
    me tira uma dúvida, em relação a comprar a imagem pra usar em impressos e em redes sociais tem alguma restrição?
    pq teoricamente rede social milhões de pessoas verão a imagem.
    paga a mais?

    1. Você pode tirar todas estas dúvidas visitando o contrato de licença do banco de imagens. Há limites para tiragens e veiculações públicas, mas para internet eu não tenho certeza. Cada site tem suas próprias políticas, então leia-as para ficar afiado sobre os seus direitos e deveres.
      Um abraço!

      1. Obrigado por responder, abraço.

  14. Oi Liute. Sou assinante do shutterstock a mais de 5 anos e gostei muito de como abordou o tema. Nossa, uma vez um cliente meu me disse que deixou de fazer um serviço de R$ 2.500,00 porque não tinha as fotos que o cliente dele precisava. Caramba, bastava ter comprado do shutterstock ou ter feito o cliente dele comprar. Perdeu por não ter as informações que está colocando aqui. Agora, na parte em que coloca assim “Posso usar a mesma imagem para vários clientes?” Poder pode, mesmo porque quando for baixar de novo já diz lá que já baixou e não conta como um novo download. Só que, se você tem um banco com várias fotos, e pode oferecer uma foto similar e com a mesma qualidade. É preferível que use uma diferente. Mas pode sim. Um grande erro que muita gente faz, é usar um desenho do site p/ “criar” um logotipo sem modificar nada do mesmo. Isso tem que ser abordado.Já tive um cliente que levou a maior bronca por conta disso. Acrescente no seu post essa informação, ok?
    Saiba mais visitando esse link:
    http://www.blogdovetorizar.com/2013/07/o-maior-site-de-vetores-e-fotos-do-mundo.html

    1. Oi Alan, tudo bem?
      Acho que é bom você prestar bastante atenção aos termos de uso do Shutterstock. Digo isso pois se você usa a mesma imagem para vários clientes está infringindo os termos do mesmo.
      Os artigos a baixo descrevem claramente que esta prática é proibida:

      23. “Intransferível” significa que, exceto conforme expressamente concedido nesse Termo de Serviço, você não deve vender, alugar, carregar, dar, sublicenciar, ou efetuar qualquer outra forma de transferência para qualquer pessoa,uma imagem ou direito de uso de uma imagem. Você deve, entretanto, fazer uma única transferência de imagens para uma terceira pessoa, com o único propósito de imprimir e/ou manufaturar seus próprios produtos incorporando imagens, sujeitando-se aos termos e condições do presente Contrato. Além disso, o trabalho que você produz com a imagem deve ser usado para si mesmo, seu empregador direto ou cliente, que deverá ser o usuário final de seu trabalho. Você concorda em tomar todas as medidas comercialmente razoáveis para impedir terceiros de duplicar qualquer imagem. Se você souber de qualquer duplicação não autorizada de qualquer imagem da Shutterstock, favor notificar-nos através do e-mail support@shutterstock.com. Se você souber de qualquer duplicação não autorizada de qualquer imagem da Shutterstock, favor notificar-nos através do e-mail support@shutterstock.com.Se você souber de qualquer duplicação não autorizada de qualquer imagem da Shutterstock, favor notificar-nos através do e-mail support@shutterstock.com.
      24. Se você pretende usar, ou se você de fato usa, as Imagens como parte de um projeto para um cliente, há de manter uma ficha correta e detalhada referente à utilização de cada Imagem. Esta ficha deve incluir o nome do cliente, o número de referência da Imagem da Shutterstock, como também a data ou as datas quando foram usadas as Imagens. Ficará sua obrigação de apresentar cópias destas fichas para a Shutterstock, caso esta solicite as mesmas.

      Você pode ler os termos do shutterstock completos aqui: http://www.shutterstock.com/licensing.mhtml

      Portando Alan, se você faz isso infelizmente está fazendo errado. Nos mesmos termos também fala sobre o uso de imagens como logotipos ou identidades, expressamente proibido nos termos do banco de imagens.

      É muito importante que nós como profissionais nos sujeitemos e respeitemos os recursos que nos são oferecidos e a maneira com que estes são repassados aos clientes. Uma imagem adquirida por um designer e que é usada para um determinado cliente passa a ser de uso exclusivamente deste cliente. Como nos termos diz, o cliente é o usuário final, e a imagem não pode ser re-utilizada salvo a compra de uma nova licença, nestes casos, até separadamente para um novo cliente.

      Fiquei realmente preocupado quando você diz que “pode usar a mesma imagem” quando na verdade não pode.

      Espero que isto possa lhe ajudar, não tome como uma repreensão, mas você precisa realmente ler os termos e entendê-los melhor.

      Um forte abraço!

  15. Diga-se cartão de crédio INTERNACIONAL.

    1. Isso, se você não possui um pode recorrer a cartões de crédito pré-pagos, eu uso estes. Possui um cartão pré-pago da netteler que me garante fazer comprar no exterior sem precisar pagar taxas anuais ou ficar enrolado no final do mês já que só posso comprar se recarregar o cartão antes.
      Um abrçao.

      1. Eu fiz cadastro nesse site da neteller, mais francamente não estou entendendo nada….ehehe

  16. Olá Liute, parabéns pela iniciativa de tratar deste assunto, e como vc mesmo disse – prolongar esta discussão. Estes são os sites de imagens que uso – compro.

    Pixmac.com
    inkydeals.com

    Um abraço…

    1. Esses aí eu não conhecia Naldo.
      Vou dar uma olhada e ver se são bons também.
      Obrigado por compartilhar!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu