Recomendações do Clube – Dicas Gráficas do Cardquali

A partir de hoje irei criar regularmente postagens dedicadas a sites que com certeza interessarão aos leitores do Clube. Aqui você vai encontrar referências valiosas de parceiros e sites interessantes que podem agregar valor ao seu conhecimento, ajudando ainda mais em seus processos criativos, além de serem ótimas ferramentas de pesquisa e contato profissional.

E não poderia deixar de iniciar esta seção falando de um grande site do ramo gráfico que é o Cardquali, administrado por meu amigo Luis Paulo, ou apenas Paulo como gosta de ser chamado.[bb]

Recomendações do Clube - Dicas Gráficas do Cardquali

Vejamos, passei grande parte do inicio de minha carreira pesquisando na internet por sites e tutoriais que me ajudassem a aprender sobre os novos programas que eu estava conhecendo. Só eu sei o quanto uma pessoa desinformada pode rodar na internet por muito tempo sem encontrar exatamente o que está procurando.

Depois desta fase, e com muita luta, consegui me qualificar por conta própria (sou autodidata) e depois de alguns anos trabalhando com edição de imagens tive que trocar de emprego e passei a trabalhar em uma gráfica, onde estou até hoje. Um ramo completamente novo e diferente do que já tinha visto até então, maquinários, procedimentos, métodos de impressão que eu não fazia ideia que existiam.

Resumindo, minha vida seria muito mais fácil se na época que me introduzi no ramo gráfico[bb] eu tivesse um contato tão valioso quanto o do Paulo. Mas deixemos de falar de mim, isto é apenas para que vocês se identifiquem com minha trajetória até chegar onde estou.

O site Cardquali está repleto de matérias dedicadas especialmente para quem trabalha no ramo gráfico, seja como designer, impressor ou qualquer função dentro do ramo. Nele você pode encontrar dicas que vão desde aulas práticas de CorelDRAW até teorias de impressão, cores, matérias sobre equipamentos e mais.

Uma coisa que me chama muito a atenção neste site, é que ali você também encontra diversas referências de empresas gráficas e fornecedores que podem lhe suprir com mídias impressas ou equipamentos para o seguimento gráfico. Um exemplo bem prático, e que recomendo que você leia é o artigo Equipamentos usados – onde conseguir, voltado a quem já trabalha ou pretende iniciar no ramo gráfico e tem interesse em conseguir equipamentos usados, nele você encontra informações valiosas sobre peças, cuidados com equipamentos, garantia e até cuidados mecânicos. Recomendo também que leia Tipos de acabamentos gráficos mais comuns, o título fala por si só.

Dentre estes, poderia citar ainda muitos artigos, se não todos, que de alguma forma têm ligação entre si. Este tipo de informação é muito útil se pretende atuar também com designer, conhecer os processos de impressão e o funcionamento dos equipamentos é muito importante para que possa executar seus trabalhos com mais segurança, além de permitir gerar orçamentos mais precisos, e ter um diferencial sobre os outros profissionais do ramo.

Visitem o site, pesquisem e tenham seu conhecimento potencialmente elevado.[bb]

Abraços a todos e fiquem ligados, ainda teremos diversas referencias tão boas quanto estas.

Comente! Sugestões, dúvidas e opiniões são ótimos para melhorar o conteúdo do Clube.

Aproveite para seguir o Clube no twitter, facebook, youtube ou google+, assim você fica por dentro das novidades, e acompanha os melhores links do blog. Você também pode assinar nosso feed de notícias e receber todas as atualizações de maneira exclusiva.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem um comentário

  1. Liute,

    Obrigado pelas indicações.
    Estarei preparando para breva a “revanche”, pois o seu blog é um dos melhores na área de design gráfico do mercado.
    É um prazer ter uma pessoa como você como meu parceiro de troca de informações.
    Parabéns pela nova cara do blog. Com certeza mostra muito o grande designer que você é.
    Abraços,

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #7 - Inserindo imagens stock

Affinity Photo #7 - Inserindo imagens stock

Você pode adicionar fotos e imagens rasterizadas adicionais à sua página como uma nova camada. As fotos e imagens inseridas…
Affinity Photo #6 - Incorporar documentos

Affinity Photo #6 - Incorporar documentos

A incorporação de documentos permite que você coloque qualquer documento do Affinity (Designer, Photo, etc.), Photoshop, Illustrator, Freehand, SVG, EPS…
Affinity Photo #5 - Criando novos documentos

Affinity Photo #5 - Criando novos documentos

Quando você cria seu novo documento, você especifica uma variedade de configurações de cores e dimensões de página em função…
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Fechar Menu