Lançada CorelDRAW Graphics Suíte X6

Cooooorre negada!!!

Demorou mas saiu gente. Oficialmente nesta terça-feira dia 20 de março de 2012 a Corel lança a mais nova versão de sua suíte de aplicativos gráficos. Depois de 10 beta testes, o maior número da história do software segundo o gerente de Produtos da Corel no Brasil, Fernando Soares, a versão final foi liberada para o público, com muitos recursos e ferramentas ainda mais aprimoradas. O programa vem com suporte nativo a 64 bits e processadores multi-core.

Uma das principais novidades do programa é o aplicativo Website Creator, que permite a criação e gerenciamento de websites. O assistente de sites, modelos, o recurso de arrastar e soltar e a perfeita integração com XHTML, CSS, JavaScript e XML facilitam a criação de sites. (É necessária uma conta Corel para baixar o aplicativo.)

Além disso para os novatos ou aqueles que gostam de conhecer tudo que o software tem a oferecer, o CorelDRAW X6 traz também mais de duas horas de vídeos nos tópicos de ajuda, que mostram desde funções mais básicas (como variações de formas), até ações de uso mais profissional do programa.
Ainda passeando pelas novidades, o Corel X6 ganhou novas ferramentas de desenho, que interagem diretamente com o vetor, de edição de imagem, que cortam e excluem fundos dos desenhos sem distorcer ou alterar significativamente a imagem, e uma ferramenta de composição de cores que cria um sistema que mantém o balanço das cores e conserva a mesma variação de tons dentro dessa paleta.Lançada CorelDRAW Graphics Suite X6

Confira o que está incluído na nova suíte.

  • CorelDRAW® X6

Aplicativo intuitivo de layout de página e ilustração vetorial

  • Corel® PHOTO-PAINT™ X6

Aplicativo profissional de edição de imagens

  • Corel® PowerTRACE™ X6

Ferramenta precisa de conversão de bitmap em vetor

  • Corel® Website Creator™ X6*

Software eficiente de design de sites pelo próprio usuário

  • Corel CAPTURE™ X6

Utilitário simples de captura de telas com um clique

  • Corel® CONNECT™ X6

Localizador de conteúdo instantâneo

  • PhotoZoom Pro 2**

Plug-in prático do PHOTO-PAINT para ampliação de imagens digitais

  • ConceptShare™ (em inglês)

Ferramenta de colaboração on-line interativa

  • Aplicativos de suporte

Assistente de código de barras, Assistente frente e verso e Bitstream® Font Navigator®

  • Treinamento

Mais de 2 horas de vídeos de treinamento (necessária conexão com a Internet)

  • Documentação

Guia on-line com dicas de design de especialistas (guia impresso colorido de capa dura disponível com a versão embalada), cartão de referência rápida (versão impressa disponível com a versão embalada) e arquivos de Ajuda

  • Conteúdo

10.000 imagens digitais e de clipart de alta qualidade.

1.000 fotos digitais profissionais de alta resolução

1.000 fontes OpenType®, incluindo fontes de primeira qualidade como Helvética®

350 modelos criados por profissionais

2.000 modelos de veículos

800 molduras e padrões

Muito mais novidades e aprimoramentos estão presentes na nova suíte, recursos que já deveriam fazer parte dos programas da Corel há muito tempo. Vamos conhecer alguns deles.

Janela de encaixe e mecanismos de estilos: Houve uma reformulação dos estilos no programa que simplifica ainda mais a criação, aplicação e o gerenciamento.

Estilos de cor: Agora você também pode usar a versatilidade dos estilos de cores, aplicando-os de maneira mais prática a todo o documento. Muito em trabalhos em as cores de muitos objetos precisam ser trocadas com frequência. Este recurso já era bem conhecido dos usuários de programas como o Toon Boom Animate.

Harmonização de cores: Combinando os estilos de cores, se torna ainda mais fácil criar harmonizações e combinar os estilos, vinculando as cores em um relacionamento baseado em matiz, que pode ser modificado em conjunto ou individualmente.

Corel Website Creator X6: Uma poderosa ferramenta que com certeza será muito útil para a maioria dos designers que pretendem aplicar seus layouts a sites, e também criar diretamente sites na interface do aplicativo. Ele conta com uma coleção de Widgets Ajax, que permite adicionar elementos de página personalizáveis instantaneamente, além de desenvolvimento integrado para a web e designs de arrastar e soltar. Dentro do criador de site existe um editor de linha de tempo que ajuda a dar vida ao conteúdo estático dos sites, como texto, fotos, gráficos e vídeo. Você pode facilmente criar animações sofisticadas usando o ambiente já conhecido de edição com o recurso de arrastar e soltar.

Agora vêm as novidades que gostaria de dar um destaque. Há tempos é travada uma batalha entre os usuários dos programas Adobe e Corel, alguns recursos na nova versão CorelDRAW X6 apresentam semelhança aos já encontrados nas suítes da adobe, inclusive com a promessa de superá-los. Bem, a Corel pode tentar, mas só mesmo os usuários mais experientes realmente poderão dizer se esta comparação é válida. Mas que os recursos surpreendem, isto eu posso afirmar com segurança.

Acompanhe agora os recursos que são novidades para melhora do fluxo de trabalho.

Camadas Principais: Agora você pode criar designs específicos da página para documentos de várias páginas, um recurso semelhante as páginas mestres do Indesign, mas com definições mais básicas. O recurso facilita na hora de criar cabeçalhos, rodapés, números de páginas específicos para brochuras e panfletos.

Linhas-guia de alinhamento: Agora você conta com linhas guias diferentes, são espécies de linhas dinâmicas que surgem na tela ao dimensionar ou mover objetos. Um recurso nativo do Illustrator e Indesign, que agora chegou para facilitar a vida dos usuários do Corel.

Texto de placeholder: Quem usa Indesign deve conhecer o recurso “preencher espaço reservado” que preenche uma caixa de texto com textos randômicos afim de que o usuário possa visualizar um layout ainda inacabado com mais facilidade. Agora também está presente no CorelDRAW X6, o texto de placeholder preenche espaços e caixas de testos reservadas para que o usuário possa visualizar a aparência do documento antes da finalização de seu conteúdo.

Numeração de páginas: O CorelDRAW sempre foi considerado um programa para edição vetorial, e muitas vezes contestado quanto a ser um programa para diagramação. Agora com a implantação do recurso de numeração de páginas, a Corel reforça a ideia de que o programa pode também ser uma poderosa ferramenta para desenvolvimento de layouts de revistas, folhetos e brochuras.

Moldura Interativas: Gere maquetes de ideias de design de forma eficiente com molduras interativas. As novas funcionalidades de moldura de texto e de recipiente vazio do PowerClip permitem preencher os designs com
molduras de texto e recipientes de placeholder do PowerClip, facilitando a visualização do layout antes da finalização dos componentes individuais do conteúdo.

Suporte avançado a OpenType®: Recurso que permite aproveitar todos estilos e formatações de fontes, definindo aparências alternativas até para caracteres individuais entre outros, desde que a fonte também o suporte.

Suporte a scripts complexos: O Corel promete facilidades aprimoradas para trabalhar com textos estrangeiros.
Lançada CorelDRAW Graphics Suite X6

Os recursos do novo CorelDRAW X6 se estendem ainda mais, como janelas de encaixe aprimoradas, suporte nativo a 64 bits, além de muitas
novidades também em seu software editor de imagens o CorelPHOTO-PAINT X6. Recursos como Máscara de aparagem, e Modo de mesclagem Passagem também prometem uma nova experiência de trabalho.
Agora uma coisa que me chamou muito a atenção, é que o Corel promete agora muito mais relação com as extensões dos softwares da adobe, tais como AI, PSD, PDF e PUB, e ainda promete mais de 1.000 extensões conhecidas. Além de um mecanismo de gerenciamento de cores mais poderoso, com suporte aos novos padrões PANTONE®.

Ufa! Com tantas novidades não da pra ficar sem experimentar. Vale a pena entrar no site da CorelDRAW Graphics Suíte X6 e baixar a versão de teste só pra tirar uma casquinha.

A suíte completa com este e todos os outros recursos disponíveis custa a bagatela de R$ 1.399,00, e pode ser adquirido diretamente no site da CorelDRAW Graphics Suíte X6.

Confira o vídeo com as melhorias da Suíte.

Este artigo é baseado nos recursos apresentados na Corel.com e descreve os recursos de acordo com meu ponto de vista pessoal profissional. Em breve estarei descrevendo em outra postagem minha experiência prática de utilização do software, inclusive com um vídeo mostrando algumas novidades. Até breve.

Comente! Sugestões, dúvidas e opiniões são ótimos para melhorar o conteúdo do Clube.

Aproveite para seguir o Clube no twitter, facebook, youtube ou google+, assim você fica por dentro das novidades, e acompanha os melhores links do blog. Você também pode assinar nosso feed de notícias e receber todas as atualizações de maneira exclusiva.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 26 comentários

  1. Olá! Estou com um problema em utilizar pantones no Photoshop CS6 e Corel X6. Quando fecho um PSD com Pantones e importo ele no Corel, o mesmo não vem com os pantones, apenas os canais CMYK. Não tenho esse problema usando o Photophop CS5 com o Corel X4 com as mesmas configurações… Alguém pode ajudar? Obrigado!!

  2. Olá, estou tentando modificar o numero do código de barras no corel x5 mas dá a seguinte msg: failed to launch server aplication e nao consigo por nada abrir a caixa de dialogo para a modificação. então fui inserir outro codigo de barras, ok consegui. porém quando vou modificar o numero dele, modifica tb o tamanho. alguém pode me ajudar??
    obrigada!

    1. Tatiane, antes de qualquer coisa, uma perguntinha clássica.
      Seu aplicativo é original e possui todas as atualizações?

  3. Pessoal, é o seguinte: Estou tendo problemas com algumas fontes no Corel Draw. Até uns dias atrás tudo estava funcionando perfeitamente, mas de uns dias pra cá algumas fontes simplesmente não aparecem mais quando eu digito, elas apenas somem e ficam com uns tipos de nós no lugar. Assim que termino de digitar, o conteúdo “desaparece”, o mais engraçado é que quando arrasto o texto com o mouse eu consigo enxergá-lo normalmente mas quando solto o mouse, volta a “desaparecer”. Já tentei de tudo, reinstalei o Corel duas vezes (tanto o X5 quanto o X6), exclui todas as fontes do meu pc e reinstalei de novo e nada. Uma coisa que percebi é que as fontes que estão com problemas são as fontes OpenType e o mais estranho é que esse problemas acontecem SÓ NO COREL, pois programas como o Illustrator e o Word abrem todas as fontes normalmente. Alguém sabe o que está acontecendo? Quem puder me ajudar eu agradeço MUITÍSSIMO. Abraços.

    1. Edison, uma vez um cliente teve um problema parecido. A primeira pergunta que fiz pra ele é se o programa dele era “genérico”, se este for o seu caso, infelizmente não há nenhuma maneira de lhe dar uma resposta correta que possa resolver o problema, já que isso pode ser justamente por causa da alteração de alguma dll de seu programa, ativado de maneira indevida. Mas mesmo assim, consegui resolver o problema deste cliente atualizando o .NET Framework, que trata das bibliotecas do aplicativo. Portanto tente isto, acesse o site da microsoft e baixe a versão mais recente do Framework. Veja os links abaixo.

      1. Baixe a versão 4 completa aqui: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=17718
      2. Depois de instalar a versão 4, baixe a atualização para 4.5 clicando aqui: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=30653

      Depois nos diga se deu certo.

      Boa sorte. Um forte abraço!

  4. Estou com um problema na visualização das páginas do corel x6, quando o arquivo tem mais de 2 páginas ele trava…analisando o documento, alguém pode me ajudar?

    1. Ruth, você já verificou se o problema acontece com todos os seus arquivos?
      Caso sim, entre em contato com o seu revendedor ou o suporte técnico da Corel.
      Um abraço!

  5. Boa tarde, até um tempo atraz trabalhava no corel X-5, fazia carteirinhas com codigo de barras, toda vez eu só precisava editar o arquivo alterando numeros e nomes, agora tive que usar o X-6 e da um erro na hora de abrir o código, failed to launch server application, você saberia me dizer o que pode estar acontecendo?

    obrigado pela atenção

    1. Olá Cristian, houveram reformulações nos recursos de códigos de barra, provavelmente o no programa utilize fontes de dados ou padrões diferentes para interpretar os códigos de barra. Sugiro que crie os códigos de barra a partir do CorelDRAW X6. Não trabalho com códigos de barra então não tenho como lhe dar uma informação mais precisa.
      Abraços!

  6. Sabe Liute, assim que você me ensinou esta questão do Illustrator, tratei logo de averiguar a questão. Tenho em minha máquina o Illustrator português, logo baixei o Inglês. Vou olhar melhor hoje mais tarde, mas dei uma passadinha lá e juntei toda a imagem com os efeitos e dei um OBJECTO > FLATTEN TRANSPARENCY. Não deu certo, mas por eu ter feito correndo por que terei de dar uma saidinha agora, talvez selecionei tudo que não devia ou outra coisa assim. Vou tentar/pesquisar melhor lá dentro do Illustrator e depois lhe falo, Ok! Muito obrigado Mesmo.
    Até…
    Naldo

    1. Oi Naldo, o flatten transparency deve ser aplicado a objetos com transparências ou máscaras de opacidade (Clipping mask), os demais efeitos são relacionado ao “Expand appearance” dentro do mesmo menú.

  7. Mais uma vez agradecer e falar da autenticidade nas informações, é redundância pura. Mas sendo assim OBRIGADO DEMAIS e vou fazer isso…

  8. É Liute fiz um teste mas não deu certo. Testei com várias opções que são disponibilizadas por lá, mas nada. Então vc acredita que essa extensão que vc passou pra mim seria a melhor né?

    1. É o formato recomendado para o intercambio de aplicativos, mas observe o seguinte, nunca exporte materiais com transparência ou sombras de aplicativos em modo nativo, ou seja, quando usar sombras no illustrator, você deve separar o efeito dando um Expand appearance, o mesmo com as transparências, se não me engano o nome do camando é “Flatten transparency”. Mas é isto, os efeitos sempre devem ser separados ou convertidos em bitmaps antes de serem importados para outro programa.

  9. Puxa!!! Valeu vou fazer este teste.

  10. Olá Liute, boa noite.
    Ok! valeu pela dica quanto ao corel X6. Vc disse que em breve postará algo sobre a relação de corel com o Ilustrator. Que bom, pois até o X5 fica muito ruim essa passagem do Ilustrator para o Corel. Já exportei do Ilustrator para o Corel em PDF, Eps, AI mas perde muito né. Vou averiguar tb.
    Um abraço e até…

    1. É Naldo, na verdade a integração é muito complicada. Mas quer uma solução melhor? Exporte do Illsutrador em .SVG, formato padrão mundial que é bem interpretado e importado sem erros pelo Corel.
      Abraços!

  11. O Corel deveria ser banido do planeta Terra… se não tem pra Mac é pq não presta!

    1. Oi Felipe, respeito sua opinião, e realmente tem muitas pessoas que pensam como você. Mas o CorelDRAW é uma ferramenta de trabalho, que serve tão bem quanto qualquer outro programa que faça até uma aplicação diferente. Dizer que se não é pra MAC não presta é o mesmo que dizer que o Windows nunca serviu de nada, acho que o sistema operacional mais difundido no mundo deva receber alguma credibilidade.
      Todos temos nossas preferências, mas um bom profissional, não pode “limitar-se” a opinião fechada e sem fundamentos. Eu uso os programas da adobe quando preciso fazer algo criativo, por exemplo, uso o photoshop sempre que preciso editar qualquer imagem, o Illustrator pra trabalhar com materiais mais criativos e com um nível maior de detalhes, porém dificilmente preciso usar o illustrator ou o Indesign que é pra diagramação. Trabalho em uma gráfica e todos os dias tenho que criar formulários, notas fiscais e diversos tipos de mídias para escritório, e nenhum dos programas da adobe trabalha tão bem quanto o CorelDRAW para este fim, observe que para este tipo de material exclusivamente, eu preciso recorrer ao programa que atende minhas necessidades com maior agilidade e praticidade, neste caso, não adianta ter nome ou ser a preferência pelas pessoas que acham que o MAC é tudo, o aplicativo tem que ser funcional,a tender as minhas necessidades e desenvolver um trabalho preciso e seguro. O CorelDRAW faz isso, e não tira os créditos de nenhum outro programa que uso para edição.
      Portanto Filipe, dizer que um programa não presta simplesmente porque não roda no seu MAC é no mínimo anti-profissional, haja vista que você provavelmente nunca usou o programa, se tiver usado não foi para uma aplicação específica e provavelmente tentou desenvolver algum design mais arrojado que só é possível com a utilização de mais de um programa. O CorelDRAW é minha ferramenta de trabalho, assim como todos os programas da Creative Suite da Adobe, também uso editores de texto como Word, uso navegadores Web (Quatro diferentes), uso programas multimídia e etc. Cada um para sua aplicação, cada ferramenta para seu tipo de trabalho, isso faz de você um profissional completo, que pode atuar em qualquer seguimento e consequentemente terá muito mais a oferecer.

      Grande abraço!

    2. Felipe.
      O aplicativo “MULÉ” também não roda no MAC… devemos acabar com ele?
      Abraços,

  12. Olá! Uso o Corel há séculos e o único problema real que tenho são com arquivos que contem milhares de “Estilos de Cor”. Eles deixam o arquivo muito lento para abrir, salvar e “copiar-colar”. Resolvi este problema instalando um Corel X3 (único que aceita uma “patch draw” – um código para ignorar os estilos) para “limpar” os arquivos e trabalhar redondinho, com arquivos livres desta praga no X5. Minha pergunta é: O X6 veio com a opção “ANIQUILAR ESTILOS DE COR”? Sem brincadeira, sabe se tem a opção de ignorar os estilos? desabilitar? Isto sim seria uma revolução, pois perco minutos preciosos (que somados viram horas) aguardando arquivos todos os dias…
    Abraço!

    1. Oi Rogério,
      Estou com esse problema no corel. Há uns 2 anos, mais ou menos, que meu corel está um inferno para abrir, copiar e colar. Demora séculos!!!!! O técnico tinha uma versão do corel X3 (só que é em Espanhol!!!) e baixou. Não resolveu. Perco horas porque trabalho com muitos arquivos. Como faço para solucionar isso?
      Parabéns a todos e obrigada pela ajuda.
      Angela

  13. Muito boa a sua análise.
    Veja amanhã a minha postagem.
    Fui um pouco mais longe para completar a sua.
    Abraços,

    1. Muito bom Paulo. Hoje usei o programa o dia todo, vou lhe confessar que fiquei decepcionado! Vou escrever uma postagem sobre esta utilização, e falar sobre os problemas que não foram resolvidos. Abraços!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu