Entendendo e criando símbolos no Flash

Neste tutorial você vai aprender os conceitos básicos dos símbolos Flash, tipos de símbolos (gráficos, botões e movieclips), como criá-los e usá-los.

O que é um símbolo de Flash?
Um símbolo é um objeto que pode ser criado, usado e reutilizável no Flash. Um símbolo pode ser reutilizado em todo o seu filme ou importado e utilizado em outros filmes. Existem três tipos de símbolos: gráficos, botões, e Movieclips.

Neste tutorial você vai aprender os conceitos básicos dos símbolos Flash, tipos de símbolos (gráficos, botões e movieclips), como criá-los e usá-los.

Uma cópia de um símbolo usado no filme é chamado de Instância, que pode ter suas próprias propriedades independentes (como cor, tamanho, função, etc) diferentes do símbolo original. Todos os símbolos usados ​​em um filme flash são armazenados na biblioteca de onde você pode arrastar e soltar novas instâncias dos símbolos em seu filme. Quando um símbolo é editado todas as suas instâncias são atualizados, mas alterando as propriedades, efeitos ou dimensões de uma instância de um símbolo não afeta o símbolo original ou outras instâncias.

Importância do uso de símbolos Flash

O uso de símbolos flash é crucial para o tamanho do arquivo do seu filme. O tamanho do arquivo do Flash depende muito do tamanho do todos os gráficos e textos utilizados no filme (ambos os símbolos e também os não-símbolos) – aqui a grande vantagem de usar símbolos é que o tamanho de um símbolo é levado em consideração apenas uma vez , mesmo que seja usada centenas de vezes – este é o verdadeiro poder do Flash. Símbolos não utilizados na sua biblioteca não são contados no tamanho do seu filme.
Dica importante: você deve se acostumar a usar símbolos no seu diretório de flash desde o início, e nomeá-los cuidadosamente para facilitar a sua manutenção. É um trabalho muito difícil otimizar o tamanho do arquivo se você não usar símbolos a partir do zero!

Os três tipos de símbolos

Símbolos gráficos

Os símbolos gráficos são reutilizáveis, são ​​imagens estáticas que são usados ​​principalmente para criar animações. Qualquer vetor desenhado, bitmap importado (foto), texto simples, ou combinações destes, pode ser convertido num único objeto controlável: como um símbolo gráfico. Eles têm apenas um quadro em sua timeline.
Para criar um símbolo gráfico em Flash siga os passos a seguir:
Passo 1. Crie ou importe o objeto a ser convertidos em um gráfico. Você pode importar bitmaps no palco usando [Ctrl+R].
Passo 2. Selecione o objeto e, em seguida, pressione F8 (ou acesse Modify> Convert to symbol).
Passo 3. Selecione o comportamento gráfico e nomeie o símbolo, digamos ‘g_home’ .
Passo 4. Para editá-lo em um momento posterior, dê um duplo clique no símbolo na biblioteca [Ctrl+L], ou qualquer de suas instâncias no palco para passar para o seu modo de edição de símbolos, como mostrado abaixo. O nome do símbolo aparecerá próximo ao nome da cena (“Cena 1” por padrão, como mostrado abaixo).
Faça as alterações necessárias e clique em “Cena 1” para sair do modo de edição de símbolo e voltar para ver o filme principal na linha do tempo.
Para criar um símbolo gráfico em Flash siga os passos a seguir:

Símbolos de botões

Símbolos de botões são usados ​​para navegação na timeline. Com eles você pode adicionar interatividade com o filme, eles podem responder aos cliques do mouse, ao pressionar de uma tecla, rolagens ou outras ações. Defina os gráficos associados com vários estados dos botões (Up / Over / Down / Hit ), e, em seguida, atribua ações à instância de um botão. Há 4 quadros na sua linha do tempo cada um para cima e para baixo, sobre os estados, e uma para definir a área de ocorrência do botão (área de clique).
Para criar um símbolo de botão no Flash siga os passos a seguir:
Passo 1. Crie ou importe o objeto a ser convertido em um botão. Você pode Importar bitmaps no palco usando [Ctrl+R].
Passo 2. Selecione o objeto e, em seguida, pressione F8 (ou acesse Modify> Convert to symbol).
Passo 3. Selecione o comportamento de botão (Button) para o símbolo e nomeie, ‘btn_home’ por exemplo.
Passo 3. Dê um duplo clique na instância do ‘btn_home’ no palco para alternar para o modo de edição de símbolo. O cabeçalho da Timeline deverá mostrar quatro quadros consecutivos rotulados Up, Over, Down e Hit , como mostrado abaixo.
Para criar um símbolo de botão no Flash siga os passos a seguir:
Passo 4. O primeiro quadro mostra o vetor desenhado ou o texto simples usado para criar este botão, agora devemos inserir um quadro chave pressionando [F6] no quadro rotulado Over (O Flash duplicará automaticamente o conteúdo do quadro acima).
Passo 5. Agora, mude a cor do objeto no quadro Over para criar um efeito rollover no botão (Quando você apontar com o mouse, ele muda de cor).
Insira mais quadros pressionando [F5] no quadro Down, e também no quadro Hit (esta apenas define a área do botão que responde a ação do usuário e não é visível no tempo de execução).
Passo 6. Salve seu trabalho e testar o filme ( Ctrl + Enter ). É isso o simples botão está pronto!

Símbolos MovieClip

Símbolos MovieClip são peças reutilizáveis ​​de animação em flash, constituídos por um ou mais gráficos, botões ou símbolos, assim, eles são filmes flash dentro de seu filme flash. Eles têm o seu cronograma próprio não restrito (qualquer número de camadas e quadros – assim como a linha do tempo principal) que tocam independente de linha do tempo do filme principal a que ele foi inserido. A melhor coisa sobre o uso movieclips é que você pode controla-los com actionscripts, você pode alterar as suas dimensões, posição, cor, alfa e outras propriedades e pode até duplica-los e excluí-los.
Para criar um símbolo movieclip em Flash siga os passos a seguir:
A melhor coisa sobre o uso movieclips é que você pode controla-los com facilidade – você pode alterar as suas dimensões, posição, cor, alpha, e outras propriedades e pode até duplicar e excluí-los. Assim, qualquer objeto que precisa ser controlado usando flash actionscript (não importa quão simples ou complexa que possa ser), precisa ser um movieclip com um nome de instância que é chamado no código actionscript.
Passo 1: Primeiro crie ou importe o objeto para ser convertido em um movieclip. Você pode Importar bitmaps no palco usando o atalho [Ctrl+R].
Passo 2. Selecione o objeto e, em seguida, pressione F8 (ou acesse Modify> Convert to symbol).
Passo 3. Selecione a opção Movieclip e nomeie o símbolo para, digamos ‘mc_fade’.
Passo 4. Dê um duplo clique na instância do ‘mc_fade’ no palco para alternar para o modo de edição de símbolo. Agora crie uma sequencia de animação (você pode usar uma animação simples interpolada ou Frame-by-frame – Veremos isto em tutoriais posteriores)
Para criar um símbolo movieclip em Flash siga os passos a seguir:
Passo 5. A figura acima mostra o Timeline do símbolo de MovieClip. Clique Cena 1 para sair do modo de edição de símbolo.
Passo 6. Salve seu trabalho e teste o filme pressionando [Ctrl + Enter]. É isso, o movieclip está pronto! Simples hein?
Os três símbolos aparecem na biblioteca flash semelhantes aos três símbolos na imagem acima.
Conclusão: Os três símbolos aparecem na biblioteca flash semelhantes aos três símbolos na imagem acima.
Site Original: Smart Webby

Este tutorial me ajudou muito, como a maioria aqui do Clube, ainda estou conhecendo e aprendendo a usa este programa, e espero que vocês também tenham gostado.
Comente! Sugestões, dúvidas e opiniões são ótimos para melhorar o conteúdo do Clube.
Aproveite para seguir o meu perfil no twitter, facebook, youtube ou google+, assim você fica por dentro das novidades, e acompanha os melhores links do blog. Você também pode assinar nosso feed de notícias e receber todas as atualizações de maneira exclusiva.

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Um problema que enfrentei e que me tirou do sério nos últimos dias foi este: eu abria o Affinity Photo…
Affinity Photo #1 - O que é o Affinity Photo

Affinity Photo #1 - O que é o Affinity Photo

O Affinity Photo traz um novo começo para a edição de imagens para fotógrafos profissionais, retocadores e artistas conceituais. Com…
Illustrator básico para vetorização #01

Illustrator básico para vetorização #01

Quando lancei no ano passado o curso de Lettering completo na Suíte Criativa, deixamos bem claro que seria ensinado a…
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Fechar Menu