Criando arquivo modelo para cartões de visita no InDesign

Um cartão de visita é um recurso simples, mas importante para qualquer pessoa que deseja estreitar os laços de contato com seus clientes. Você pode usar programas de edição específicos para este fim, como o Corel DRAW ou até mesmo o Illustrator, mas se você não tem muita técnica com outro programa ou simplesmente adora o Indesign, criar um cartão não será problema. Você tem um número de telefone, site ou endereço de e-mail? OK, vamos começar!

Este tutorial mostrará os passos para preparar o Indesign para criação de cartões de visitas. Usaremos guias e conceitos básicos de páginas mestre. Após o modelo pronto, você poderá utilizar para criar qualquer cartão sem problemas.

Passo 1. Primeiro, abra o Adobe InDesign e crie um novo documento. No "número de páginas", digite 2. No tamanho da página vamos inserir um tamanho padrão de cartão, 85mm de largura e 50mm de altura (note que se você usa polegadas ou centímetros, você pode simplesmente digitar "50 mm" e ele será automaticamente convertido para a sua unidade preferida). Nas "colunas" você pode colocar "1". Para as margens eu estou usando 8mm, isso coloca uma guia a 8 milímetros da borda de cada lado do documento, definindo a área onde não é seguro colocar texto (no caso de você enviá-lo a uma impressora ou o corte for impreciso). Do lado direito da caixa de diálogo clique em "Mais opções", você poderá definir a sangria (Bleed) e o espaçamento (slug). Sangria é a área fora das marcas de corte que é adicionada para que, quando uma página impressa é cortada de forma imprecisa, não apareçam bordas no fundo imagem. O Slug é uma área onde podemos adicionar informações para o pessoal da gráfica ler – como detalhes de contato, do proprietário, detalhes de tinta, qualquer informação especial. Para um trabalho como este, precisamos apenas de sangramento - coloque 3 milímetros na caixa de sangria (Bleed) e deixe o Slug em zero.

Passo 1. Primeiro, abra o Adobe InDesign e crie um novo documento. No “número de páginas”, digite 2. No tamanho da página vamos inserir um tamanho padrão de cartão, 85mm de largura e 50mm de altura (note que se você usa polegadas ou centímetros, você pode simplesmente digitar “50 mm” e ele será automaticamente convertido para a sua unidade preferida). Nas “colunas” você pode colocar “1”. Para as margens eu estou usando 8mm, isso coloca uma guia a 8 milímetros da borda de cada lado do documento, definindo a área onde não é seguro colocar texto (no caso de você enviá-lo a uma impressora ou o corte for impreciso). Do lado direito da caixa de diálogo clique em “Mais opções”, você poderá definir a sangria (Bleed) e o espaçamento (slug). Sangria é a área fora das marcas de corte que é adicionada para que, quando uma página impressa é cortada de forma imprecisa, não apareçam bordas no fundo imagem. O Slug é uma área onde podemos adicionar informações para o pessoal da gráfica ler – como detalhes de contato, do proprietário, detalhes de tinta, qualquer informação especial. Para um trabalho como este, precisamos apenas de sangramento – coloque 3 milímetros na caixa de sangria (Bleed) e deixe o Slug em zero.

Passo 2. Clique no OK e podemos começar. Em primeiro lugar acesse a página mestra A – Para fazer isso vá para a paleta “Páginas” (Window> Pages). Clique duas vezes no mestre. Vamos adicionar algumas guias, se adicioná-las à página mestre, elas serão automaticamente adicionadas à todas as páginas do documento.
Passo 2. Clique no OK e podemos começar. Em primeiro lugar acesse a página mestra A - Para fazer isso vá para a paleta "Páginas" (Window> Pages). Clique duas vezes no mestre. Vamos adicionar algumas guias, se adicioná-las à página mestre, elas serão automaticamente adicionadas à todas as páginas do documento.

Passo 3. Acho que é útil adicionar guias no meio horizontal, no meio vertical e às vezes a regra dos terços, que são guias que dividem a área em três partes. Vamos ver como fazer isso.

Passo 4. Em primeiro lugar as guias vertical / horizontal: Pegue uma guia clicando na régua lateral e arrastando até o meio da página, o Indesign irá travar a guia em 42,5 milímetros (que é o alinhamento automático da guia no meio do papel). Faça o mesmo para o meio horizontal, arrastando a guia a partir da régua superior do programa. Agora, ative a ferramenta retângulo [M] e crie um retângulo do tamanho das margens que cercam seu documento. Vamos usar este retângulo apenas para criar nossa regra dos “terços”.

Com o retângulo selecionado, de duplo clique sobre a ferramenta de escala na caixa de ferramentas. Uma caixa de diálogo irá aparecer, digite 33%. O retângulo será reduzido para ⅓ do seu tamanho original. Arraste guias para todas as bordas: superior, inferior, e laterais do retângulo. Assim definimos a nossa regra dos terços na nossa área de impressão. Apague o retângulo.
Passo 4. Em primeiro lugar as guias vertical / horizontal: Pegue uma guia clicando na régua lateral e arrastando até o meio da página, o Indesign irá travar a guia em 42,5 milímetros (que é o alinhamento automático da guia no meio do papel). Faça o mesmo para o meio horizontal, arrastando a guia a partir da régua superior do programa. Agora, ative a ferramenta retângulo [M] e crie um retângulo do tamanho das margens que cercam seu documento. Vamos usar este retângulo apenas para criar nossa regra dos "terços". Com o retângulo selecionado, de duplo clique sobre a ferramenta de escala na caixa de ferramentas. Uma caixa de diálogo irá aparecer, digite 33%. O retângulo será reduzido para ⅓ do seu tamanho original. Arraste guias para todas as bordas: superior, inferior, e lateriais do retângulo. Assim definimos a nossa regra dos terços na nossa área de impressão. Apague o retângulo.

Passo 5. Agora acesse a paleta “Páginas”, clique na página 1. Você vai ver sua página limpa com as guias já definidas.
Passo 5. Agora acesse a paleta "Páginas", clique na página 1. Você vai ver sua página limpa com as guias já definidas.

Passo 6. Coloque o seu logotipo na página 1. E na página 2 adicione os detalhes de contato. Você pode usar planos de fundo ou técnicas de design a vontade.
Passo 6. Coloque o seu logotipo na página 1. E na página 2 adicione os detalhes de contato. Você pode usar planos de fundo ou técnicas de design a vontade.

Conclusão: Estes são os passos para preparar um arquivo modelo, útil para agilizar o processo de criação. Você pode salvá-lo e utilizar sempre que for preciso criar um novo cartão.

Site Original: Web Cursos Bankok

Comente! Sugestões, dúvidas e opiniões são ótimos para melhorar o conteúdo do Clube.
Aproveite para seguir o meu perfil no twitter, facebook, youtube ou google+, assim você fica por dentro das novidades, e acompanha os melhores links do blog. Você também pode assinar nosso feed de notícias e receber todas as atualizações de maneira exclusiva.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 3 comentários

  1. Concordo com o Dourival. A principio achei o passo a passo meio complexo. Apenas, indicando as ações sem indicar o menu. Para mim, que sou iniciante, encontrei dificuldades já no passo 3. Não consegui concluir o aprendizado. :/

  2. conteúdo muito bom mas, ao meu ver, diria que falta ainda, algo tipo, marcações nos locais os quais se comenta no caso acima, do adobe indesign que, lendo e vendo fica facil pra quem já trabalha com o software mas, pra quem está desejando iniciar, diria que falta ainda algo observado visualmente falando, como exemplo, Ferramenta tal…., ao descrever tal ítem, estaria esse local da referida Ferramenta tal…..um circulo, uma marcação seja ela qual for mas, em evidencia, espero ter feito me compreender, e boa sorte, obrigado. Dourival

    1. Oi Dourival, nem todo tutorial é desenvolvido para iniciantes, mas trazem uma abordagem um pouco mais complexa. Você pode encontrar tutoriais de outros níveis aqui no site, ou se quiser, pode visitar o nosso canal http;//youtube.conm/clubedodesign
      Um abraço!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu