Amazônia Photoshop – Resumo do 1º dia

Está acontecendo neste final de semana (24 e 25 de novembro) o maior evento de Photoshop da Amazônia. O Amazônia Photoshop reúne os melhores profissionais da edição e tratamento de imagens em um curso intensivo que acontece durante dois dias e traz as principais técnicas e novidades dos programas de edição de imagem, vetor e vídeo mais conhecidos no mercado atualmente.

O que é o Amazônia Photoshop?

Trata-se de um workshop de Photoshop CS6, onde o participante aprende a dominar este aplicativo e transformar suas imagens em manipulações de tirar o fôlego! O aluno aprende as melhores técnicas, processos inovadores, dicas e truques para desenvolver um fluxo de trabalho eficiente, conseguindo assim, montagens, tratamentos e efeitos únicos. Você pode acessar as informações completas do evento no site Amazônia Photoshop.

Claro que eu não poderia deixar meus queridos leitores de fora dessa não é mesmo? Por isso vamos ver aqui no site e no canal do Clube no youtube as principais técnicas apresentadas durante o evento, com exemplos práticos, dicas e referências que iram ampliar o seu conhecimento técnico e profissional.

Hoje, 24 de novembro (Não temos horário de verão em Belém do Pará, portanto provavelmente você está vendo este artigo uma hora “depois” de minha publicação), o maior nome em Photoshop do Brasil, Alexandre Keese abriu o evento ministrando durante todo o primeiro dia diversas técnicas para aumentar o poder de edição e apresentou os novos recursos presentes no Photoshop CS6. Com abordagem 100% prática, pudemos acompanhar em tempo real as transformações e os métodos de trabalho adotados pelo profissional.

Vamos mostrar neste artigo apenas uma breve descrição do que vimos hoje no evento, e durante a semana teremos diversos vídeos em nosso canal mostrando na prática cada um destes recursos para que você também possa aproveitar estas dicas de maneira exclusiva.

Fiz algumas anotações e os tópicos principais, que acho que merecem um pouco mais de destaque por conta das novidades recém lançadas estão listados a seguir:

  • Utilização de atalhos de teclado para aumentar o fluxo de trabalho
  • Preferências, as novidades da nova interface
  • Salvamento em segundo plano e backup automático
  • Filtro liquify e seus novos recursos
  • Ferramenta de corte, suas opções e funcionalidades
  • Ferramentas de perspectiva
  • Ferramentas e preenchimento Content Aware
  • Recursos e ferramentas para uma melhor fusão
  • Adobe Camera RAW, um aplicativo dentro de outro aplicativo
  • Photomerge e Auto Align, automatizando processo de fusão de imagens e panorama

Estes foram os pontos mais fortes do evento, claro que ainda vimos muito mais coisas, dicas bem específicas aos processos apresentados, acompanhamos diversas fusões e o tratamento de imagens com iluminação, conhecemos a fundo os recursos dos modos de mesclagem (blending modes) e o Alexandre Keese mostrou ainda um pouco do seu trabalho tratando e criando fusões ao vivo.

Cada um destes recursos e comentários mais detalhados sobre as ferramentas e procedimentos você acompanha no canal do Clube no youtube, mas não se preocupe, vamos atualizar este artigo acrescentando os links de cada vídeo à medida que forem sendo disponibilizados.

No evento do ano passado (2011) tivemos um seminário voltado ao tratamento de imagens e o gerenciamento de cores. Com a participação de Marcelo Copeti que mostrou detalhes sobre o gerenciamento de cores e como calibrar equipamentos e softwares para que mantivessem a apresentação fiel das cores. Este ano teremos um evento voltado a ilustração, tanto que no segundo dia teremos a presença de outros profissionais que mostraram como utilizar e triar melhor proveito do Adobe Illustrator, ensinando várias técnicas de acabamento em ilustrações.

Teremos ainda a participação do Adobe Premiere, que irá mostrar como integrar a edição de vídeos presente na nova versão do Photoshop e o Adobe Premiere, programa profissional de edição de vídeos. Tutoriais e muitas dicas importantes que não aparecem no cronograma ainda vão ser mostradas, já que, à medida que a aula se desenvolve os palestrantes tiram suas dúvidas e acabam agregando maior valor e riqueza em informações a todo o evento.

Sei que vocês gostariam de saber de muito mais detalhes dentro deste artigo mas o Amazônia Photoshop acontece em outra cidade e tenho que viajar duas horas para chegar até o local do evento. Sendo assim tive pouquíssimo tempo para escrever este texto e tentar passar o máximo de informações possível.

Contudo, não se preocupem, pois teremos vídeos práticos para você ver, rever e aprender tudo o que há de novo e os recursos mais utilizados na edição profissional de imagens. Fiquem ligados pois esta semana focaremos neste projeto e você com certeza vai gostar do que vai ver.

Amanhã temos o resumo do segundo dia do evento! Não perca.

E você, o que acha deste tipo de vento? Concorda que não existe profissional que não precise estar em constante aprendizado?

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Criatividade – Como pensar fora da caixa?

Criatividade – Como pensar fora da caixa?

A criatividade com certeza é a matéria prima de todo bom projeto de design, é ela que estamos buscando constantemente…
Novidades para 2019 do Clube do Design

Novidades para 2019 do Clube do Design

O Clube do Design trás novidades que reforçam o nosso interesse em te ajudar a descobrir a sua profissão criativa.…
Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Como calcular tamanho de impressão, resolução de imagem e resolução de saída

Quantos pixels deve ter uma imagem que vai ser impressa com 10cm a 300dpi de resolução? Tenho uma imagem de…
Fechar Menu