Anúncio Suíte

Neste tutorial vamos aprender a criar algumas ilustrações básicas, suaves e com padrões infantis usando o Illustrator. Ao final, você será capaz de criar outras formas e decorar o quarto do seu bebé com os objetos criados.

Publicidade

Este post é uma tradução do artigo Beginner Illustrator Tutorial: Cute Baby Style Artwork do Blog Spoon Graphics. Visite o artigo original.

Vamos dividir o tutorial em quatro seções para cobrir todo o processo de criação. Vamos começar com o objeto mais simples e em seguida ir avançando com a técnica até os objetos mais complexos. Essencialmente usaremos formas básicas do Illustrator, o painel Pathfinder e alguns traços e amostras que podem ser manipulados para reproduzir estilos legais para a nossa arte.

Criando uma nuvem

A forma mais simples e a mais fácil, uma nuvem. Comece desenhando três circulos de tamanhos diferentes. Lembre-se de manter o Shift pressionado enquanto estiver desenhando com a ferramenta Elipse, assim você desenhará círculos perfeitos. Posicione os círculos uns sobre os outros, e com o painel Align, alinhe-os pela base.

Adicione um retângulo na parte de baixo para preencher as aberturas entre os círculos. Não ultrapasse os círculos menores para não criar “dentes” no nosso desenho, o máximo que o seu retângulo deve fazer é tocar o meio destes círculos. Certifique-se de que estão todos alinhados pela base, selecione todos e no painel Pathfinder, clique na opção Unite para juntar todas as formas.

No painel Sroke, edite o traçado da nuvem criando um efeito costurado (use as configurações acima). Basta editar os valores em Dashed Line para ajustar o espaçamento das linhas de tracejado e, em seguida, cliquem em Round Cap para arredondar as extremidades do tracejado.

Remova o preenchimento branco padrão da forma e, em seguida, clique duas vezes na cor do traço e escolha um roxo ou lilás suave. A cor usada aqui foi #C093C6.

Com a forma da nuvem selecionada, acesse o menu Object> Path> Offset Path… e digite 3mm nas configurações.

Selecione apenas o novo caminho que foi criado e altere o tracejado no painel Stroke aumentando a espessura para cerca de 6pt e editando o traço com os valores mostrados na imagem acima. Isso irá transformar as linhas tracejadas em círculos sobrepostos, o que cria um padrão agradável em torno da borda do desenho.

Mude a cor deste novo traço para um rosa bebê, aqui foi usada a cor #F7B5D3.

Com a ferramenta retângulo, dê um clique sobre a prancheta de desenho e digite os valores 3 e 6mm na caixa de retângulo para criar um novo objeto com estas dimensões.

Preencha este retângulo com o mesmo tom de rosa da borda da nossa nuvem e, em seguida, pressione Ctrl+C para copiar o objeto, e Ctrl+F para colá-lo na frente. Gire a cópia do retângulo 90º para formar uma criz, então reduza a opacidade no painel Transparency para 50%.

Araste os retângulos criados para o painel Swatches para criar uma nova amostra de padrão. Essa amostra poderá ser aplicada aos objetos e criar um efeito quadriculado.

Selecione o traçado maior da nuvem, ative a opção de preenchimento na caixa de ferramentas, e aplique o padrão para que o objeto seja preenchido com a amostra que criamos.

Criando um coração

Vamos para o nosso próximo objeto. Desenhe um retângulo arredondado na prancheta, mas antes de soltar o mouse, pressione a tecla para a direita para que os cantos fiquem totalmente arredondados. Em seguida, gire esta nova forma 45º.

Copie e Cole (Ctrl+C e Ctrl+F) a forma que acabou de desenhar e gire a cópia até que fiquem cruzadas, como mostrado acima. Ative a ferramenta Shape Builder e a use para cortar as duas sobreposições inferiores enquanto segura a tecla Alt.

A ferramenta Shape Builder também pode ser usada para misturar formas. Arraste uma linha entre os segmentos para uni-los em um.

Repita o mesmo processo que fizemos com a nuvem, acesse  Object> Path> Offset Path… e digite 3mm nas configurações.

Agora você não precisa repetir as configurações de contorno ou de preenchimento. Basta selecionar o as formas do coração, e usar a ferramenta Eyedroper para copiar as configurações da nuvem.

Desenhando uma árvore

Desenhe um circulo em algum lugar da pancheta, em seguida, use a ferramenta caneta para desenhar uma forma personalizada, como se fosse o tronco da árvore.

Selecione as duas formas e use o painel Pathfinder para mescla-las.

Aplique o tracejado, repita os mesmos passos usando o Ofset Path deslocando um novo contorno, e use a ferramenta Eyedroper para copiar as propriedades dos outros objetos.

Ative a ferramenta Pencil e configure o traçado para 3pt. Pegue a ferramenta Eyedroper, pressione Shift e clique sobre o tracejado lilás de qualquer uma das formas para copiar apenas o seu contorno. Novamente com o Pencil, desenhe algumas formas para representar os galhos da nossa árvore.

A ferramenta lápis irá redesenhar sobre uma linha se ela estiver selecionada. Então, para evitar isso, dê dois cliques sobre o ícone da ferramenta na caixa de ferramentas, e na janela que se abrir, desative a opção Keep Selected. Continue desenhando as formas dos galhos livremente.

Lembre-se: Se algum caminho acabar sendo desenhado errado, você pode selecioná-lo e re-desenhar por cima usando o lápis. Você também pode editar os segmentos usando a ferramente de seleção direta Direct Selection Tool.

Os desenhos não lineares inseridos acima dão um toque mais agradável a este estilo de ilustração. Vamos adiante.

Criando uma borboleta

Usando apenas a ferramenta Elipse e o painel Pathfinder, desenhe e misture uma série de formas ovais para formar o corpo e uma asa de uma borboleta.

Ao invés de tentar desenhar uma outra asa igual do outro lado, acesse o menu Object> Transform> Reflect, selecione o Axis Vertical e clique em Copiar para criar uma cópia invertida da asa. Então é só movê-la para o outro lado.

Selecione a forma do corpos e copie (Ctrl+C), vamos manter esta cópia na área de transferência. Usaremos este elemento mais tarde.

Junte todas as formas usando o painel Pathfinder e replique as configurações de contorno e preenchimento que já usamos.

Vamos colar o corpo que copiamos anteriormente pressionando Ctrl+F para colar na frente. Em seguida, basta copiar com a ferramenta Eyedropper as configurações de traçado lilás.

Brinque um pouco como pincel tentando desenhar o rosto da nossa borboleta.

Para decorar as asas, podemos ativar novamente a opção Keep Selected nas opções da ferramenta Pencil, assim você pode tentar desenhar alguns círculos. Se forma ficar torta ou não fechar, basta ajustar a partir do ponto onde a forma foi fechada.

Desenhe uma série de círculos concêntricos com o lápis. Não se preocupe com os erros, você pode re-desenhar algumas partes da forma para ajustá-la.

Use o comando Object> Transform> Reflect para replicar os efeitos e posicioná-los do outro lado.

Retoques finais

Em outro lugar da prancheta, desenhe um circulo e um quadrado, e use o painel Align para centralizá-los.

Preencha o circulo com a cor lilás e diminua a opacidade para cerca de 20%. Retire o preenchimento e o traço do quadrado e deixe-o completamente invisível. Arraste estas duas formas para o painel Swatches para criar uma nova amostra de padrão.

Desenha um retângulo grande que compreenda todas as formas que desenhamos, posicione atrás clicando com o botão direito> Arrange> Send to back, e aplique o padrão que você acabou de criar.

Use a ferramenta Pencil para desenhar algumas linhas que partem da borda do retângulo até os desenhos que criamos.

Mova as linhas para trás dos desenhos clicando com o botão direito sobre elas> Arrange> Send Backward.

 

Prontinho, nosso desenho está pronto e você pode imprimir e usar para decorar um quarto de bebé ou criar outras peças conforme necessário.

Este post é uma tradução do artigo Beginner Illustrator Tutorial: Cute Baby Style Artwork do Blog Spoon Graphics. Visite o artigo original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here