Anúncio Suíte

Neste tutorial você vai aprender a criar um logotipo utilizando formas e gradientes no Illustrator para simular as dobraduras de um origami. O projeto exige algumas habilidades avançadas de edição de formas e faremos uso Guias Inteligentes para alinhar perfeitamente os desenhos vetoriais. Quando o esboço do origami estiver pronto, vamos usar cores vibrantes e gradientes pra deixá-lo com aspecto vivo e moderno.

Publicidade

Este artigo é uma tradução do post How To Create an Origami Style Logomark in Illustrator do Blog Spoon Graphics. Visite o artigo original.

O design que vamos construir neste tutorial é inspirado em origami, com linhas em ângulos retos para criar formas que se cruzam e imitam as dobraduras de papel.

Uma ótima maneira de começar é procurar por imagens no Google Images. Neste caso, pesquisei por imagens de beija-flor, e assim conseguimos uma ideia de como podemos traçar as linhas do animal. Outra ótima dica é se familiarizar com os formatos de origamis reais, isso vai ajudar a construir um trabalho mais detalhado.

Usando uma imagem como referência, use a ferramenta Caneta para desenhar o contorno simplificado do beja-flor. Use linhas retas, dando cliques simples e fechando o caminho para completar a forma.

Ative as Guias Inteligentes (Ctrl+U) para facilitar o alinhamento dos próximos caminhos que você irá desenhar. As guias inteligentes mostrarão pequenas dicas de tela quando você posicionar o mouse sobre os pontos que já existem. Faça novos traços retos criando intercessões.

Quanto tiver desenhado linhas o suficiente, selecione todos os segmentos e, no painel Pathfinder (Window> Pathfinder) clique na opção Divide.

Agora que o seu desenho foi dividido, todos os segmentos são selecionáveis como formas individuais. Vamos criar um gradiente em uma forma temporária, assim podemos utilizá-lo para aplicar ao nosso desenho. Então desenhe um retângulo alongado e aplique um gradiente.

Ajuste os controles do gradiente para criar uma mistura de cores vibrante, com uma transição de tons claros para escuros. Definir esse gradiente em um aforma à parte facilita os ajustes para que possamos aplicá-lo no desenho original.

Selecione novamente todos os objetos do nosso beija-flor e ative a ferramenta Eyedroper (I). Basta clicar sobre o gradiente que você criou para aplicá-lo às formas selecionadas.

Todos os gradiente vão ficar apontando para a mesma direção, então ative a ferramenta Gradient e faça alguns ajustes nas formas individualmente.

Faça ajustes de maneira que não hajam contrastes muito fortes entre as formas. Use tons mais escuros para simular as áreas de dobras entre as diferentes seções de papel.

Ao final, você terá um desenho simples e com formas em gradiente que reproduzem o efeito de origami. O estilo é muito semelhante ao Low Poly, onde animais ou objetos são representados com formas geométricas simplificadas e coloridas.

Eu fui um pouco mais além e adicionei algum texto e formas do próprio desenho para criar um logotipo completo.

Este artigo é uma tradução do post How To Create an Origami Style Logomark in Illustrator do Blog Spoon Graphics. Visite o artigo original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here