Ferramentas 30/04/2013 | 2 comentários
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Então clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Com as mudanças recentes no cronograma e até mesmo no teor das postagens aqui no Clube o conteúdo passou a focar mais no design gráfico como profissão e fonte de aprendizado. Por isso os tutoriais e dicas sobre os aplicativos estão sendo direcionados para os blogs do design AI, ID, PSD e CDR que fazem parte do nosso grupo de sites de compartilhamento de conhecimento.

Publicidade

No artigo de hoje gostaria de apresentar a você uma ferramenta de trabalho importantíssima para o desenvolvimento de seus projetos criativos. Você já viu aqui no Clube um artigo muito bacana do diário de um arte-finalista falando sobre o uso incorreto de imagens retiradas da internet, e que isso nunca deve ser feito se você pretende ser um profissional sério e oferecer serviços de qualidade. Um bom banco de imagens é fundamental para o profissional criativo, com ele você tem acesso há material de qualidade e que pode ser adquirido por preços bem acessíveis.

Um bom banco de imagens

Um caso popular é o do Fotolia, um dos bancos de imagens mais usados no Brasil por designers gráficos e agências de publicidade. Ele conseguiu este título por possuir muitas imagens conceituais e de altíssima qualidade além de oferecer tudo isso por preços muito bons, sem falar livres de royaltys. No Fotolia você pode encontrar imagens, vetores, ilustrações e vídeos que podem ser usados em seus projetos garantindo assim a integridade e qualidade de seus serviços aos seus clientes.

Todos sabemos que o uso de imagens em projetos publicitários requer a aquisição dos direitos de uso, infelizmente ainda há muita gente que comete o erro de usar imagens retiradas da internet, principalmente usando o Google Images, isso justamente pela quantidade de resultados relacionados aos temas buscados. Porém estas imagens não podem ser usadas comercialmente e muito menos em material publicitário, correndo o risco de trazer sérios prejuízos aos envolvidos no processo de utilização destas imagens.

Como usar o banco de imagens?

Como diria seu Creison: “Seus pobremia se acabarão-se”. Você pode usar o recurso de pesquisa do Fotolia para localizar imagens conceituais, buscando por palavras chave que tenham haver com o tipo de projeto que você está desenvolvendo.

Pesquisa no Fotolia

 

Pode usar os filtros de busca para visualizar apenas os resultados mais importantes além de exibir detalhes completos sobre cada imagem ao abrí-la individualmente.

Detalhes da imagem Quanto custa cada imagem?

Aqui vem a melhor parte. Você pode comprar imagens individualmente por preços que podem variar de acordo com o tipo e tamanho de imagem usando créditos, que são a moeda da loja e podem ser comprados a partir de 10 créditos por $14 dólares (Uma imagem de tamanho médio 2360 x 1568px (3,7 MP) custa em torno de 16 créditos.

Mas aqui há uma grande jogada, comprar imagens individualmente por créditos não é um bom negócio. O site oferece um plano de assinatura que pode custar apenas $ 0,19 centavos por imagem. Claro que vai depender muito da sua demanda de imagens por mês, mas há planos muito bons até mesmo para quem precisa de poucas imagens. Há por exemplo um plano de 5 imagens de qualquer tamanho durante um mês por apenas $25 dólares, cerca de R$ 10 reais por cada imagem.

Planos de assinatura

 

[alert color="blue"]Dica: O custo da compra das imagens pode ser repassado diretamente para ao seu cliente, já que na verdade será ele quem irá usar a imagem, portanto é ele quem de fato será o dono dos direitos de uso. Bancos de imagens sempre oferecem a possibilidade de baixar amostras das imagens em baixa resolução para que você possa apresentá-las ao seu cliente ou criar uma composição prévia. [/alert]

Bom, acho que com estas dicas você já será capaz de usar o banco de imagens e comprar suas próprias imagens sem problemas. Então visite o site Fotolia e crie uma conta gratuita, aproveite e faça uma busca para conferir a qualidade das imagens e futuramente usá-las em seus projetos.

Um abraço, até a próxima!

Publicidade

2 comentários em “Fotolia – Um bom banco de imagens para você trabalhar

  1. Antonio

    05/11/2013

    Responder

    É preciso realmente fornecer dados de endereço? vi isto no cadastro, não me sinto muito bem colocando meu endereço em sites. Será que tem como adquirir as imagens sem precisar fazer cadastro e este preenchimento?

    • Antonio, o site é um banco internacional de imagens, 100% seguro, os dados de endereço são para garantir a sua idoneidade, alguns sites necessitam de endereço para que seja comprovada a identidade do seu cartão de crédito, que também deverá ser usado para realizar as compras.
      Um abraço!

Deixe seu comentário...