CorelDRAW Design Illustrator 19/04/2013 | 18 comentários

Esta pergunta se repete ao longo dos anos e dificilmente resulta em um diálogo amistoso. Existem milhares de usuários adeptos aos aplicativos Adobe, assim como outros milhares que são apaixonados pelo CorelDRAW. Mas qual deles é o melhor? Qual deles entrega um melhor resultado? A resposta vamos debater entre as linhas deste artigo.

È importante salientar que estou falando exclusivamente da guerra épica entre os dois programas de edição vetorial mais usados no Brasil. Portanto vamos analisar quais as vantagens e desvantagens de usar cada um destes aplicativos, avaliando as possibilidades de aplicação de cada um nos diferentes ramos do design.

Adobe Illustrator

De um lado temos o Adobe Illustrator, aplicativo poderoso que possui interface muito semelhante a dos seus irmãos Photoshop e InDesign, flexível e cheio de recursos a ponto de ser “complicado” considerando usuários menos experientes. Um aplicativo muito poderoso que é capaz de entregar resultados com acabamento impecável para ilustrações e projetos publicitários. O aplicativo é muito estável, quesito que os aplicativos Adobe cumprem com louvor, possui uma gama de recursos invejável mas que podem parecer confusos para os iniciantes. Não é a melhor ferramenta para quem ainda está “começando” e não quer investir em treinamento, mas é o melhor sem dúvida nas aplicações de desenho, rastreio e finalização de ilustrações e criação de projetos complexos de vetor.

O Illustrator é um dos aplicativos de ilustração vetorial mais usados no mundo todo, principalmente por ser uma ferramenta de alto desempenho e que oferece suporte para as principais plataformas do mercado (PC e MAC) sem contar que faz parte da Creative Suíte, que reúne os aplicativos de criação de projetos criativos mais completa da atualidade.

Confira algumas de suas principais vantagens

1. Resultados muito bem acabados e profissionais

2. Quantidade de recursos superior

3. Flexibilidade da interface com o uso de painéis

4. Integração com os demais aplicativos da Creative Suíte, o que agiliza e aumenta o seu nível de produção

5. Recursos de fechamento de arquivos sólidos e confiáveis

6. Compatibilidade com muitos formatos de arquivo

7. Uma infinidade de recursos de efeitos e ferramentas de rastreio aprimoradas

8. Sofisticada automação com o uso de plugins

9. Estabilidade total, eu pelo menos nunca vi travar

10. Recursos 3D, Extrude & Bevel e a opção Revolve para vetores invejáveis

Agora vamos identificar alguns pontos negativos

1. A interface pode parecer desorganizada para usuários iniciantes

2. Não é um aplicativo muito intuitivo, novos usuários tendem a ter dificuldades de aprendizado

3. Alguns procedimentos simples exigem muitos cliques e mais de uma ferramenta

4. É um aplicativo que exige um equipamento com bom processamento e quantidade de memória.

5. Não possui recursos de imposição de páginas, já que o seu foco principal é ilustração e produção de peças de folhas simples.

6. Até a versão CS6 não possuía o recurso Package para reunir os links e fontes usados no projeto. Este recurso só foi adicionado depois, e está disponível apenas para usuários da Creative Cloud.

Recomendações

Eu uso e recomendo o Adobe Illustrator para profissionais que trabalham com o desenvolvimento de identidades visuais e principalmente para ilustradores, no desenvolvimento de peças publicitárias e cartões, em projetos de impressão que não exijam layout de múltiplas páginas ou imposição. Peças com nível de acabamento muito sofisticado e nível de detalhe profissional. É excelente para o desenho de qualquer arquivo de vetor para uso em websites e interfaces de aplicativos.

CorelDRAW

Do outro lado temos o CorelDRAW, atualmente em sua versão X6 é muito utilizado nos estabelecimentos gráficos de pequeno e médio porte. É também amplamente utilizado por amadores e iniciantes por ter uma interface muito intuitiva e ferramentas fáceis de trabalhar. Talvez seja este o grande motivo da controvérsia e da aversão pela maioria das pessoas que usam o Illustrator, que exige um conhecimento técnico um pouco mais aprimorado. Existem também grandes profissionais que utilizam o aplicativo para ilustração e atingem um resultado muito satisfatório, embora eu particularmente acredite que este não seja o seu ponto forte. É um aplicativo “tudo em um” e oferece recursos de desenho vetorial e layout de páginas, isto infelizmente o torna um aplicativo instável e inseguro, por isso ele possui recursos de cópia de segurança configuráveis para que você não corra o risco de ficar sem seus projetos durante um de seus comuns “travamentos”. Embora o aplicativo receba constantes atualizações ainda não há uma melhora significativa em sua estabilidade que infelizmente o faz perder mercado a cada ano que se passa.

Vamos ver algumas de suas principais vantagens

1. Aplicativo muito intuitivo e fácil de usar, praticamente qualquer usuário iniciante será capaz de se adaptar a suas ferramentas com facilidade

2. Interface limpa e sólida. Embora ele apresente algumas janelas flutuantes suas ferramentas tem lugar definido e evita que usuários fiquem perdidos na interface

3. É um aplicativo leve, não exige máquinas potentes e agora já vem com suporte a processadores 64 bits

4. Recursos de texto sofisticados e fáceis de usar, oferece suporte a estilos e controle de texto intuitivos.

5. Possui suporte a múltiplas páginas, você pode criar imposição de livros e revistas e configurar facilmente suas páginas para tamanhos e orientações diferentes.

6. Oferece muitos recursos de impressão, imposição, separação de cores, você pode imprimir projetos com imposição diretamente do aplicativo. Ele também oferece recursos de Pacote para reunir todas as fontes, perfis de cores e links usados no projeto.

7. Junto com ele você adquire uma suíte gráfica com um aplicativo de edição de imagem, o CorelPHOTO Paint, o que despensa a aquisição de software exclusivo para edição e tratamento de imagens.

8. Também oferece suporte a rastreio de imagens raster convertendo-as em desenho vetorial.

9. Realiza operações de maneira simplificada, uma mesma ferramenta é capaz de modificar diferentes tipos de objetos

10. Praticamente tudo na interface pode ser mudado de lugar e ter uma tecla de atalho atribuída. Não há restrições quanto a personalização de teclas de atalho, o que pode deixar seu fluxo de trabalho muito mais ágil

Vejamos algumas de suas principais desvantagens

1. Seu principal ponto fraco, a instabilidade apresentada pelo programa é irritante, por vezes ele trava na execução de tarefas complexas e também em simples edições de texto.

2. Seu nível de detalhe é limitado pela simplicidade de suas ferramentas, é fácil de usar mas para projetos muito complexos deixa a desejar

3. Não se dá bem com formatos de arquivos nativos do Illustrator, como o EPS e em alguns casos pode até travar ao abrir o padrão SVG de arquivos muito complexos

4. Embora ele possua a possibilidade de instalação e uso de plugins e macros, seu uso é muito limitado e o desenvolvimento destes recursos é escasso

5. O gerenciamento de cores foi aprimorado, mas ainda precisa de calibração profissional para entregar um resultado satisfatório. É certo que qualquer aplicativo precisa de um bom SISTEMA de gerenciamento de cores, mas no CorelDRAW esta questão é contrastante

6. Seus recursos de transparecia e sombra não entregam um resultado muito bom.

Recomendações

O CorelDRAW é um aplicativo recomendado para quem trabalha com o desenvolvimento de marcas, projetos de impressão de múltiplas páginas e material publicitário. Seu uso é limitado por sua própria simplicidade e não é recomendado para ilustradores e profissionais que precisam de muitos recursos e estabilidade. Em todo caso o CorelDRAW tira de letra em tarefas de impressão de grandes volumes, imposição de páginas aprimorada e seus recursos de impressão mesclada são uma mão na roda para tarefas que demandariam muitas horas e processos repetitivos. O CorelDRAW passa a ser o mais recomendado para o desenvolvimento de material de escritório, formulários, materiais blocados e layout de páginas.

Concluindo

Ambos os aplicativos, como podem perceber, tem sua aplicação limitada ou expandida pelos seus próprios recursos. Embora a proposta de trabalho seja confundida por quase todo mundo como a mesma, é possível perceber que tanto o Illustrator quanto o CorelDRAW podem ser usados por diferentes segmentos e para a execução de tarefas específicas. Não é possível criar blocos numerados com o Illustrator, assim como não é recomendado se criar ilustrações complexas no CorelDRAW, já que os recursos do Illustrator são muito mais poderosos.

Você pode criar praticamente qualquer coisa em ambos os aplicativos, mas saber qual deles entregará um melhor resultado em trabalhos específicos pode lhe garantir ferramentas que agilizam o seu trabalho e lhe tornam um profissional completo, flexível e independente de software.

Lembre-se: Aplicativos são como ferramentas, assim como você tem parafusos de fenda e estrela e precisará de uma chave de fenda ou philips para cada um deles, você tem aplicativos que podem ser usados para tarefas diferentes, embora sejam muito parecidos. A chave nunca apertará o parafuso sozinha, sua mão precisa fazer o trabalho.

Espero que entendam que este artigo reflete minha opinião pessoal, extraída de minha experiência profissional de anos de trabalho com ambos os aplicativos. Se você tem uma opinião diferente, que bom! Compartilhe ela conosco nos comentários abaixo.

  • https://plus.google.com/+RenatoFaria Renato Faria

    Liute, muito bom seu artigo, parabéns! Trabalho com criação de marcas, identidade visual e projetos gráficos. Uso sempre o Corel Draw justamente pelo que disse no artigo: é bastante intuitivo. Essa facilidade de criar formas vetoriais me ajuda muito no momento da criação, pois consigo criar “quase” todo o tipo de forma que vem à minha mente. Realmente o Corel trava algumas vezes, mas vamos criando, com o tempo, uma espécie de “vacina” pra evitar que isso aconteça. O que mais me incomoda são as cores. Normalmente as CMYK ficam mais escuras que a realidade. Criei o hábito da fazer a arte finalização no Illustrator, para ter certeza de como ficarão as cores. Mas quero aos migrar para o Illustrator.

    Ps.: Virou “modinha” falar mal do Corel… Parece aquele coisa de repetir o que todos falam puramente pra se sentir fazendo parte do grupo… Bobagem! Design é conceito e conceito se cria com pesquisa, repertório, conexões, criatividade etc… A ferramenta é só meio. Grande abraço,

    • http://clubedodesign.com Liute Cristian

      É isso aí Renato, é muito importante que tenhamos experiência e acima de tudo propriedade para desenvolver nosso projetos.
      Espero poder contar com ais comentários seus.
      Um abraço!

  • debora izidorio

    Eu trabalho com os dois ! Dependendo do trabalho que vou desenvolver , eu ja sei qual deles vai satisfazer minhas necessidades. Não tenho preferencia entre um e outro porque ambos são muito bons !Atualmente uso o Corel x6 e o Illustrator cs5 no trabalho e o cs6 em casa. Acho que o importante e saber agregar o que você quer fazer e qual deles desenvolverá melhor .Não se poder se prender somente a um ,e é necessário constantes estudo e atualização, e isso, com a internet não é difícil.

    • http://clubedodesign.com Liute Cristian

      Por ter se tornado piada não quer dizer que não seja verdade. Não é mesmo?

      • http://clubedodesign.com Liute Cristian

        Oi Rafael, ainda bem que isso é pontual. Eu por exemplo trabalho com o aplicativo há muito tempo, recebo sempre todas as atualizações de segurança e desempenho pois uso o aplicativo original. Se você está enfrentando problemas, deve ser algum outro motivo, mas condenar o software por isso é desleal.
        Um abraço!

    • http://clubedodesign.com Liute Cristian

      Isto não é uma realidade universal Diego, moro no norte do país, e lhe garanto que aqui o CorelDRAW ainda domina, mas como disse, é muito melhor conhecer e aprender os DOIS do que seguir os eu conselho, e aprender apenas um. Quem terá mais vantagem?