ad

Sobre o Autor

Profile photo of Liute Cristian

Liute Cristian

Arte-finalista e produtor gráfico há 10 anos. Instrutor de informática aplicada à produção gráfica. Estudante de marketing e blogueiro apaixonado por conteúdo. Criador do projeto Clube do Design com o objetivo de compartilhar conteúdo relevante para estudantes e novos profissionais do segmento criativo.

Artigos Relacionados

30 Comentários

  1. 18
    Profile photo of Cleisonk

    Cleisonk

    Lembrando também dos cadistas, tive problemas com o illustrator, uso o corel para criação de plantas um pouco mais interessantes para minhas apresentações e para clientes, a simplicidade do software ajuda nesse quesito, pois o AutoCAD e um software tão complexo que depois de terminar uma planta estou exausto, e corel da uma forma de finalizar como uma reta final do trabalho.

    Responder
  2. 17

    Marco Antônio

    Trabalhei com o CorelDraw por algum tempo, mas para fugir dos travamentos recorri à aprender o Illustrator. Hoje não quero mais largá-lo e odeio quando tenho que trabalhar com o Corel.
    OBS: Trabalho como designer de camisetas, usando a técnica da sublimação digital e quando se trata de fazer a graduação de tamanhos, o sistema de “pranchetas” do AI ajuda em muito.

    Responder
  3. 16

    Rondineli Gonzalez

    Cara, adorei o artigo. Pra mim, até o momento, o melhor que encontrei. Poxa, uso o Corel Draw há anos e atualmente estou pegando massivamente na versão X7 e, claro, ainda sofro com os malditos travamentos. Mas ainda assim sou fã do CDW. Quanto ao AI, bicho, só ouço falar muito bem desse programa e não vejo a hora de começar a aprender a dominá-lo. Se eu faço miséria no Corel, com artes de pessoas (geralmente mulheres) com efeitos de todo o tipo (sombra, luzes, pelos e tudo mais…) o que eu não farei no AI, hein?
    Agora basta ter paciência para aprender, e vai ser tudo por vídeo aulas que encontrarei na net, nem que seja em outros idiomas.
    E não, não vivo de arte final como profissão primária. Sou jornalista e a arte final é mais para bicos mesmo, que me garantem uma sobra no orçamento de pai de família. Mas faço com dedicação, com amor e muito bom gosto.
    Abraço!

    Responder
    1. 16.1
      Profile photo of Liute Cristian

      Liute Cristian

      Rondineli, muito legal ler o seu comentário. Sei muito bem como é essa paixão. kkkkkkkkkkkk
      Espero vê-lo comentar ainda mais.
      Aproveita e ve se não te interessa o meu DVD que será lançado este mes: http://clubedodesign.com/loja/pre-venda-dvd-migrando-coreldraw-para-o-adobe-illustrator-edicao-digital/
      Um abraço!

      Responder
  4. 15

    Lucas Amaral

    Assim, a função de “paginas”, que vc diz estar ausente no ilustrador não seria a artboard (prancheta)?

    Responder
    1. 15.1
      Profile photo of Liute Cristian

      Liute Cristian

      Oi Lucas, tudo bem?
      Na verdade o conceito de artboard é totalmente diferente do de “páginas”. As pranchetas do Illustrator não foram feitas para serem “sequenciais”, esta na verdade nunca foi a ideia delas. Há realmente uma grande quantidade de possibilidades diferentes entre cada um dos conceitos, principalmente por recursos presentes em “páginas” que não estão presentes em pranchetas de desenho. Como numero de páginas, cabeçalhos, rodapés, imposição, etc. :D
      Um abraço!

      Responder
  5. 14

    Nicola Crupi

    Eu començei na verdade com Inkscape e dai me adaptei ao Corel. Porém sempre procurei saber no youtube quais as técnicas melhores para se fazer as coisas (logomarcas, panfletos, material de papelaria, formas em geral) e quais as ferramentas que fazem economia de tempo. Ai saiu o Illustrator (eu acho) e nunca mais larguei ele…

    Responder
    1. 14.1
      Profile photo of Liute Cristian

      Liute Cristian

      É realmente uma excelente ferramenta. A questão de preferência é pessoal, mas há situações onde um acaba superando o outro, para descobrir isto, só mesmo trabalhando com as ferramentas para garantir que o que vale é a experiência.
      Forte abraço!

      Responder
  6. 13

    Wesley

    eu trabalho e tenho habilidade em ambos os programas, aqui usamos 50% de um e 50% do outro, comecei trabalhando com o Corel, sei trabalhar com ele a uns 2 ou 3 anos a mais que o Illustrator, o Corel é ótimo para gerar separação de cores em arquivos separados e determinar tamanho pre definido no pdf entre outras coisas de impressão, e o Illustrator é melhor no resto, melhor mesmo, hoje so trabalho com o Corel por que ainda preciso, mas o Illustrator me convenceu, e hoje tenho certeza que ele é muitooo melhor, Corel trava pra caralho, eles nunca arrumam isso, nunca tem novidade nele, as vezes ele não abre, fecha sozinha, é uma carniça.

    Responder
  7. 12

    Radamés Oliveira

    Ola. Quero começar um curso mas estou em duvida com qual aplicativo faço, corel ou ilustrator?

    Responder
    1. 12.1
      Profile photo of Liute Cristian

      Liute Cristian

      Depende do segmento (com o que?) você pretende trabalhar. Se vais trabalhar com impressão digital, gráfica rápida, etc… aprenda primeiro CorelDRAW. Se vais trabalhar com ilustração ou campanhas publicitárias sem trabalhar diretamente com a saída, aprenda illustrator.
      Na dúvida, aprenda os dois…

      Responder
  8. 10

    Renato Faria

    Liute, muito bom seu artigo, parabéns! Trabalho com criação de marcas, identidade visual e projetos gráficos. Uso sempre o Corel Draw justamente pelo que disse no artigo: é bastante intuitivo. Essa facilidade de criar formas vetoriais me ajuda muito no momento da criação, pois consigo criar “quase” todo o tipo de forma que vem à minha mente. Realmente o Corel trava algumas vezes, mas vamos criando, com o tempo, uma espécie de “vacina” pra evitar que isso aconteça. O que mais me incomoda são as cores. Normalmente as CMYK ficam mais escuras que a realidade. Criei o hábito da fazer a arte finalização no Illustrator, para ter certeza de como ficarão as cores. Mas quero aos migrar para o Illustrator.

    Ps.: Virou “modinha” falar mal do Corel… Parece aquele coisa de repetir o que todos falam puramente pra se sentir fazendo parte do grupo… Bobagem! Design é conceito e conceito se cria com pesquisa, repertório, conexões, criatividade etc… A ferramenta é só meio. Grande abraço,

    Responder
    1. 10.1
      Profile photo of Liute Cristian

      Liute Cristian

      É isso aí Renato, é muito importante que tenhamos experiência e acima de tudo propriedade para desenvolver nosso projetos.
      Espero poder contar com ais comentários seus.
      Um abraço!

      Responder
  9. 9

    Liute Cristian

    Muito obrigado João, meio atrasado, mas respondendo ao seu post. :D

    Um abraço!

    Responder
  10. 8

    Liute Cristian

    Muito obrigado Flavio. É sempre muito importante contar com o feddback de quem trabalha com ambos os aplicativos. Tenha a certeza de que ambos são muito úteis, e que cada um desempenha um papel fundamental para quem sabe usá-los.
    Os posers e fanboys que discutam à vontade, mas nós sabemos que os dois são excelentes ferramentas, e saber usar os dois é sempre a melhor alternativa, conhecimento nunca é demais.
    Claro que há outros conceitos relevantes, como as teorias do próprio design, mas não é disso que estamos falando aqui.
    Um abraço!

    Responder
  11. 7

    Flavio Araujo

    Parabéns!!!! Até que enfim li algo sensato a respeito desta "eterna rivalidade" entre os dois aplicativos em questão. Liute, assim como você, sou designer gráfico autodidata. Já trabalho a 15 anos como arte-finalista/designer e minha faculdade foi a escola da vida, das gráficas que trabalhei. Hoje tenho meu próprio escritório, trabalho com moda (estampas e criação de produto), gráfica, diagramação de jornais e revistas, e faço tudo no corel. Me atende super bem. Acho muito bacana o Illustrator, tenho ele em minha máquina, mas sou muito limitado no aplicativo. Acho um pouco difícil, pois como disse em seu post, não é intuitivo. Coisas diferentes que faço no corel com apenas uma ferramenta, no Illustrator é preciso duas ou mais ferramentas para o mesmo resultado. É que acostumei com as facilidades do corel mesmo, hehehe. Com relação aos travamentos, eles existem sim, mas diminuíram muito com as novas versões. Com a utilização, vamos aprendendo o que faz travar, daí evitamos. Desculpe se digitei muito, é que realmente gostei muito do post. Abraço.

    Responder
    1. 7.1
      Profile photo of Liute Cristian

      Liute Cristian

      Flávio, muito obrigado pelo comentário. Que bom que gostou do artigo. :D

      Um abraço!

      Responder
  12. 6

    João Luiz Lima

    Excelente artigo Liute! Eu já conhecia essas diferenças do CorelDRAW e do Illustrator, mas no caso de diagramação de multiplas páginas, (livros, revistas) o inDesign desbanca os dois! E no InDesign é possível criar ilustrações vetoriais também, para detalhes, embora não seja seu foco. Mas vale a dica aí do artigo pra quem não é aprofundado no assunto ou tem pouca experiência! Claro que tem que saber trabalhar, saber o que você precisa fazer, pra daí escolher a ferramenta que dá os melhores resultados e fluxo de trabalho. Mas isso não se aprende em escolas de informática ou faculdades… Só a prática e o intercâmbio com outros profissionais mesmo! Um abraço e continue com esse clube, é show!

    Responder
  13. 5

    debora izidorio

    Eu trabalho com os dois ! Dependendo do trabalho que vou desenvolver , eu ja sei qual deles vai satisfazer minhas necessidades. Não tenho preferencia entre um e outro porque ambos são muito bons !Atualmente uso o Corel x6 e o Illustrator cs5 no trabalho e o cs6 em casa. Acho que o importante e saber agregar o que você quer fazer e qual deles desenvolverá melhor .Não se poder se prender somente a um ,e é necessário constantes estudo e atualização, e isso, com a internet não é difícil.

    Responder
  14. 4

    Anônimo

    "2. Não é um aplicativo muito intuitivo…" Por favor, Liute. Esse tipo de comentário já virou piada na net. ;)

    Responder
    1. 4.1
      Profile photo of Liute Cristian

      Liute Cristian

      Por ter se tornado piada não quer dizer que não seja verdade. Não é mesmo?

      Responder
  15. 3

    Anônimo

    Eu concordo com o Liute quando diz que precisamos ser flexíveis e dominar os dois softwares, também assino embaixo quando ele diz que ambos podem ser utilizados em diferentes situações, eu vejo as embalagens no supermercado e percebo que o illustrator domina nesta campo mas para materias que precisam de uma agilidade maior como cartões de visita e papelaria não dispenso o corel que aliás venho utilizando a anos, agora eu queria perguntar pra vc Liute se vc tem alguma fonte de tutorias pro illustrator em portugues ? Os que encontrei ou são muito básicos ou estão em inglês.

    Responder
    1. 3.1

      Liute Cristian

      Ronie, tenho um projeto novo http://ai.blog.br mas ainda não tem muita coisa, acompanhe que vai ter sempre muita coisa boa por lá. Um abraço!
      Se quiser um bom em inglês, visita o vector.tutsplus.com

      Responder
  16. 2

    Diego Sowaka

    O mercado de trabalho, nisso eu digo as agencias… não estão mais dando vez para o Corel!
    Não percam tempo aprendendo no Corel, se especializem e cresçam só no Illustrator ou vcs perderam oportunidades se quiserem entrar em uma agencia!

    Responder
    1. 2.1

      Liute Cristian

      Diego, na verdade eu uso e recomendo os dois aplicativos. Já surpreendi "agenciados" com recursos que eles não conheciam. O resultado? Conseguimos entregar um material em tempo hábil graças a estes recursos. Aprender e dominar um software usado tão massivamente não é perda de tempo. Seria se ele não fosse tão conhecido, mas temos que nos curvar a esta realidade e nos tornarmos profissionais flexíveis e muito mais completos. Quem ganha mais no mercado profissional? Quem conhece e domina apenas um software, ou aquele que pode se adaptar a qualquer fluxo de trabalho?
      Obrigado pela opinião. Um abraço!

      Responder
    2. 2.2

      Rafael Bitencourt

      Saltei desse titanic a um bom tempo e agora sou obrigdo a usar no trabalho e estou passando por maus bocados por causa desse lixo. Ontem mesmo tive que fazer alterações em um trabalho com a cliente do lado orientando o que ela queria e levamos uns 5 minutos pra que ficasse ok pra ela e era só um cartazete chinfrim com duas imagens e o resto era só texto. Quando mandei pra visualização de impressão apareceu uma mensagem de erro e quando cliquei em ok essa M3RD4 fechou e levou com ela tudo o que havíamos feito. Tenho MUITO mais experiencia com o Corel do que com o Illustrator, mas prefiro levar mais tempo aprendendo as ferramentas do que começar um trabalho rídiculo que difícilmente vai ser concluído por causa dos fiascos do CorelDRAW. Trabalho em uma gráfica pequena e a minha mãe em outra muito importante e segundo ela o Corel só é usado pelas agencias mais decadentes.

      Responder
      1. 2.2.1
        Profile photo of Liute Cristian

        Liute Cristian

        Oi Rafael, ainda bem que isso é pontual. Eu por exemplo trabalho com o aplicativo há muito tempo, recebo sempre todas as atualizações de segurança e desempenho pois uso o aplicativo original. Se você está enfrentando problemas, deve ser algum outro motivo, mas condenar o software por isso é desleal.
        Um abraço!

        Responder
  17. 1

    Diego Sowaka

    O mercado de trabalho, nisso eu digo as agencias… não estão mais dando vez para o Corel!
    Não percam tempo aprendendo no Corel, se especializem e cresçam só no Illustrator ou vcs perderam oportunidades se quiserem entrar em uma agencia!

    Responder
    1. 1.1
      Profile photo of Liute Cristian

      Liute Cristian

      Isto não é uma realidade universal Diego, moro no norte do país, e lhe garanto que aqui o CorelDRAW ainda domina, mas como disse, é muito melhor conhecer e aprender os DOIS do que seguir os eu conselho, e aprender apenas um. Quem terá mais vantagem?

      Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *