Convite de Casamento básico com envelope – CorelDRAW

Neste vídeo mostro como criar um convite de casamento simples, porém delicado e moderno. Vamos criar o convite impresso, com detalhes suaves e desenvolveremos também seu envelope, que apesar de elegante, é simples e fácil de fazer. Nesta aula usaremos técnicas de edição básicas, textos, power-clip e modelagem de objetos utilizando o CorelDRAW X5.

Os arquivos utilizados neste vídeo, o convite e o envelope podem ser baixados no botão logo abaixo do vídeo.

Clique aqui para baixar o arquivo criado no vídeo.

Comente! Sugestões, dúvidas e opiniões são ótimos para melhorar o conteúdo do Clube.

Aproveite para seguir o Clube no twitter, facebook, youtube ou google+, assim você fica por dentro das novidades, e acompanha os melhores links do blog. Você também pode assinar nosso feed de notícias e receber todas as atualizações de maneira exclusiva.

Publicidade

Sobre o Autor

Liute Cristian

Arte-finalista e produtor gráfico há 10 anos. Instrutor de informática aplicada à produção gráfica. Estudante de marketing e blogueiro apaixonado por conteúdo. Criador do projeto Clube do Design com o objetivo de compartilhar conteúdo relevante para estudantes e novos profissionais do segmento criativo.

38 Comentários

  1. Luite, primeiramente parabéns pelo blog, não é todo mundo que tem esse dispreendimento de ensinar o que sabe (de graça $), além de seu método ser super didático. Eu que nunca tinha usado o corel na vida, baixei ontem e ontem mesmo consegui montar um convite com apenas 2 aulas suas.
    No entanto me amarrei pra fazer o tal do power-clip. Sempre da a msg “você não clicou em um objeto”.
    Já tentei de todas as formas inserir e não consigo (peguei inclusive a explicação da aula da tag da galinha pintadinha, o efeito é o mesmo, bolinha)!
    Eu quero utilizar essas bolinhas como fundo do convite, pensei em aplicar como fundo do papel, mas não sei como e não consegui encontrar nenhuma outra aula sua nesse sentido!
    Você tem alguma outra sugestão de inserir?
    Obrigada.

    • Oi Marilia, olha que coisa boa hein?? rsrsrs
      Pelo que entendi você não chegou a assistir a aula onde mostro os recursos e as limitações do powerclip, veja e tire suas dúvidas.

  2. como faço para baixar este arquivo ta abrindo uma janela do pag social,não to podendo pagar por nada,,, so se for free,,, tem como me manda o link,,, para vaixar……..

    CONVITE DE CASAMENTO BÁSICO COM ENVELOPE – CORELDRAW………..

  3. Tu és muuuito bom, explica muito bem e sem delongas… não sou da área, mas gosto bastante e resolvi baixar o corel para aprender, ja fiz convites, chinelos… é um programa muito legal e fácil de mexer… sou meio autodidata então me apaixonei ehehehe
    parabens… acho muito legal pessoas que compartilham aquilo que sabem…
    grande abraço

  4. Olá Liute,

    parabéns pela iniciativa, estou aprendendo mto com seus vídeos.
    Estou com problema p/ baixar os arquivos, não abre a página de jeito nenhum, tentei acesso pelo facebook, que é a única rede das 3 que uso.
    No caso vc não está mais disponibilizando os arquivos, ou os links estão com problema mesmo?
    =(
    Muito obrigrada desde já!
    Abs

    • Iago, você não baixa o vídeo e sim os arquivos usados nele. Logo abaixo do player do vídeo você vai var um botão de download. É só clicar e ir seguindo até finalizar o download.
      Um abraço!

  5. Liute, muito obrigada por todas as vídeo-aulas aqui postadas, nunca fiz curso de design gráfico mas por “fuçar” muito, ver vários tutoriais, acabei aprendendo muita coisa, agora estou aprendendo mais ainda com você! Sei que tenho muito a aprender em um curso, mas já pego alguns trabalhos por fora com convite de todos os tipos… porém ainda tenho muitas dúvidas, quanto ao formato que vou salvar pra imprimir, como fazer a impressão frente e verso sem desalinhar nada, esses tipos de coisa… Quanto a esse tutorial, minha dúvida não é nem com técnica, pq isso vc soube explicar muito bem, mas é com a impressão… esse convite foi impresso em qual tipo de papel? Em uma impressora a lazer também consigo fazer?
    Um grande abraço, e que Deus continue abençoando o seu trabalho a cada sia mais!
    Muito Obrigado!!!

    • Oi Marah, o formato do arqui deve ser sempre nativo do programa que você utiliza ou que a gráfica aceita. A recomendação para arquivos que serão enviados para terceiros é o formato PDF.
      No caso do convite, foi feito para uma cliente sem muitas exigências. Foi utilizado para o envelope papel couchê 170 gramas e para o impresso papel couchê 230 gramas. A impressão frente e verso pode variar de acordo com o tipo de impressão escolhido, com o formato do material, quantidade etc. No caso usei folhas simples no tamanho do envelope aberto usando os recursos de frente e verso da impressora laser. Neste caso a precisão não é muito boa, o ideal sera impressão offset, porém se tornou inviável pela baixa quantidade de convites que o cliente solicitou.
      um abraço!

  6. Eii Liute Cristian, parabéns pela iniciativa, Gosteii muito do vídeo, muito enriquecedor. Sempre trabalhei com photoshop e agora estou testando o Corel. Meu maior problema tem sido a impressão do convite…:( Fico um pouco perdida rsrs mas tô me esforçando. Valeu mesmo!

  7. Bom dia!

    Seu tutorial é super bacana, sou apaixonada por essa arte tenho muita vontade de ser uma profissional em design gráfico, estou aprendendo muito com vcs, e quero aprender muito mais, principalmente em idéias para arte de Outdoor, flyers e cartões de visitas.

    obrigada!!

  8. Bom, gostei muito do Convite, sou designer gráfico a pouco tempo, e gostária de saber como iria se produzir o envelope, tem a faca no arquivo ou só a arte?

  9. Até agora so naum consegui fazer um negóçio, a parada do powerClip, ta falando que o objeto selecionado é invalido, o que eu faço? Me ajude , Por Favor ?

    • Bom William, observe alguns critérios que impedem o powerclip de funcionar.

      *Verifique se o objeto não está bloqueado, clicando em organizar> desbloquear todos os objetos.
      *O Objeto que receberá o powerclip não deve conter nenhum tipo de efeito, sombra ou transparência.
      *O objeto que vai servir de powerclip também não pode ter nenhum desses efeitos.

      Resumindo tudo, você deve usar um powerclip sempre em objetos simples, sem nenhum efeito, qualquer efeito deve ser adicionado depois de o powerclip aplicado.

    • Outra coisa, ao invés de usar o comando Efeitos> Powerclip> Colocar em recipiente, experimente arrastar o objeto que servirá de powerclip com o botão direito do mouse para cima do recipiente, isto pode funcionar melhor do que com o comando pelo menú.

    • Se me permite responder.
      Ao usar o Powerclip é normal tentarmos colocar uma figura maior numa figura menor sobreposta a primeira. Muitas vezes ao tentarmos jogar o conjunto de objetos, ao clicar na figura de destino, acabamos marcando o próprio objeto a ser inserido, acontecendo este tipo de erro.
      Minha dica é selecionar todos os objetos, apertar para jogar eles para trás e só então aplicar o efeito de powerclip… assim garantimos que o objeto entre dentro de seu destino.
      De outro modo, basta ter um objeto, mesmo que distante do local de inserção, que acabamos marcando a seleção e não o objeto de destino.
      Tenta aí e diz o resultado.

  10. Oii, estou fazendo o convite do aniversario do meu primo, e achei esse convite seu maneiro, porisso tem como vc me passa o link da imagem do passarinho ?
    Obrigado !

  11. Liute,
    Estou sempre aprendendo um pouco mais com você. Guardei este post para ver o vídeo no fim de semana achando que não veria nada de diferente.
    Não é que você me mostrou que clicando na cor da paleta e mantendo o botão pressionado pode-se modificar o tom da cor.
    Sem dúvida seu blog tem muita qualidade, pois se consegue ensinar uma novidade para quem já usa o CorelDraw desde a versão 1.0, imagine para quem nunca viu este programa.
    Imagine ainda o uso das teclas de atalho… usar o shift para segurar o alinhamento do texto enquanto desloca o texto para cima… outra coisa que eu não sabia. Ou melhor, só usava para os retangulos e circunferências.
    Aprendi 2 coisas vendo o vídeo… ganhei o dia.
    Valeu pela postagem.
    Abraços,

    • Oba, sempre tem um segredinho que acaba surpreendendo agente. Fico muito feliz que tenha ajudado você que é tão experiente, isso me faz sentir que as outras pessoas que não conhecem tanto o programa aprendem também muito mais coisas. Não esquece de assinar o canal… rsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *